importação

Quais produtos registraram alta na importação? E porquê?

Se você recebeu o relatório da LogComex do mês anterior, provavelmente percebeu uma grande queda nas importações, porém é possível notar o aumento pontual da aquisição de algumas mercadorias. Você já se perguntou porque ocorre esse aumento? Entenda neste artigo!

O isolamento social provocado pelo Coronavírus despertou novos hábitos na população brasileira, a comunicação mudou, a forma de trabalho mudou e até mesmo os hábitos mudaram.

Importação de trigo

Em 2019 o IBGE constatou que mais de um terço da população realiza suas refeições fora de casa, porém esse cenário mudou em 2020 com o isolamento social. Trabalhadores que almoçavam e lanchavam em restaurantes e padarias passaram a cozinhar a própria comida.

O consumo de pães, massas e bolos industrializados aumentou significativamente durante o período de isolamento e segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), mesmo com a queda na produção, houve o aumento de 15% a 20% no volume comercializado, comparado ao mesmo período de 2019.

Com o aumento do consumo de produtos industrializados, houve o aumento da demanda por trigo por parte das indústrias. O trigo representou 36,1% das importações do setor agropecuário de janeiro a maio, sendo a commodity do setor mais importada e registrando um aumento no mês de maio de 14% das importações comparado ao mesmo período.

Os países exportadores são: Argentina (91%) , Estados Unidos (4,0%), Paraguai (2,8%), Uruguai (2,1%) e França (0,13%).

Quase todos os estados brasileiros dependem do trigo importado, os principais importadores da commodity são: São Paulo, Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O Brasil também produz e exporta trigo, porém o período de safra é em setembro, o que faz as indústrias demandarem por trigo importado até lá.

Saúde

Os insumos hospitalares registraram grande alta nas importações (gaze, antissépticos e medicamentos), e consequentemente  produtos básicos que são utilizados para a produção de medicamentos, como alguns compostos químicos.

Segundo levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, no estado, a compra de produtos de combate ao Coronavírus aumentou 55% no primeiro trimestre do ano, gerando um saldo negativo na balança comercial fluminense.

O estado do Rio de Janeiro afirmou que esse aumento nas importações se referem as máquinas adquiridas (aumento de 106%), incluindo aquelas que produzem máscaras de proteção respiratória e controles faciais de temperatura.

Bens de capital

Bens de capital, também chamados de BIK, são mercadorias para produzir bens de consumo, no primeiro quadrimestre houve um crescimento de 19,2% comparado ao mesmo período de 2019.

As importações de bens de capitais possuem o benefício fiscal, EX-Tarifário, ou seja, atualmente a alíquota de imposto de importação é zero.

Fertilizantes

O agronegócio mais uma vez se mostrou o protagonista das exportações brasileiras e como sabemos esse setor depende de fertilizantes para conseguir cumprir a safra desejada.

O Fosfato Monoamônico (MAP) pode ser utilizado em qualquer tipo de cultura, por esse motivo, é uma grande mercadoria importada pelo Brasil, em maio registrou um aumento de 26% comparado ao mesmo período do ano passado.

O cloreto de potássio também registrou alta na importação. Mais de 95% da produção mundial de potássio é usada como fertilizante, portanto o crescimento da importação desse produto se deve a utilização do mesmo como adubo na agricultura, sendo considerado um ótimo fertilizante.

Plataforma de petróleo

Através do RECOF-SPED, no mês de maio, houve a nacionalização das plataformas de petróleo que antes eram registradas como estrangeiras, isso impactou bruscamente na balança brasileira, pois operações de compra para a plataforma passaram a ser consideradas como importação.

Abaixo notamos o gráfico com o aumento das importações, desde 2018 quando iniciou o processo de nacionalização das plataformas.

Conclusão:

O Coronavírus mudou os hábitos de consumo de muitas pessoas, dessa forma forçando a indústria a adquirir mais trigo externo; os insumos hospitalares e medicamentos contribuíram para o aumento das importações; com maior venda de produtos agrícolas, a demanda por fertilizante aumenta havendo necessidade de aumento das importações; a nacionalização das plataformas de petróleo mudaram significativamente a balança comercial, aumentando muito os valores das importações.

Fonte:

  • Relatório maio LogComex
  • ComexVis
  • ABIMAPI
  • Firjan Internacional.

‍Escrito por: Kauana Pacheco