Como analisar o ranking de importadores brasileiros?

Saber como a sua empresa ou o segmento em que você atua está no ranking de importadores brasileiros, em mundo infinito de concorrentes e produtos, é primordial para o seu sucesso. 

Afinal, permite a criação de estratégias para o seu negócio, a verificação de onde estão os erros e acertos, bem como a realização de análises de questões comerciais, operacionais e financeiras da sua organização.

Pensando nisso, a Logcomex reuniu algumas informações sobre como analisar o ranking de prováveis importadores brasileiros (com os segmentos que mais tiveram movimentação), além de dicas sobre como estudar esses dados e utilizá-los de forma inteligente e assertiva em prol do seu negócio.

O período de apuração dos dados mostrados aqui vai de janeiro a dezembro de 2020.

Vamos lá?

Por que analisar o mercado na importação?

Estar focado no seu negócio e não se importar muito com o mundo à sua volta não é uma prática benéfica para nenhum negócio. 

Ter um conhecimento afiado sobre os últimos acontecimentos do seu setor é extremamente importante, porém, fica difícil ir além das notícias dos veículos de comunicação. 

Contar com dados de mercado em mãos é um trunfo para que a sua empresa tenha mais vantagens em relação à concorrência, principalmente no comércio exterior, uma área tradicionalmente competitiva.

Com acesso a informações de concorrentes, fornecedores e mercadorias, é possível prever tendências, identificar oportunidades de negócio, descobrir novos fornecedores e, ainda, prospectar novos clientes de uma maneira muito mais assertiva.

Leia mais: Conheça 5 motivos para analisar o mercado na Importação

Principais segmentos na Importação brasileira

Analisando o valor CIF por segmento, em dólares estadunidenses, é possível observar o segmento de embarcações no topo do ranking.

Isto não significa, porém, que ele foi o mais importado (como as “máquinas”, “aparelhos e materiais elétricos” e “químicos”).

Também é fácil visualizar a quantidade de segmentos de matérias-primas também nas primeiras colocações, como os químicos, metais, combustíveis, fertilizantes e polímeros, totalizando mais de 32% do valor CIF apurado no período. 

Ainda assim, isso quer dizer que em 2020 a importação de produtos acabados foi maior, o que leva a uma série de outros fatores de estudo.

As “máquinas” e “aparelhos e materiais elétricos” correspondem a 23%, aproximadamente, o que leva a crer que a indústria andou se equipando, tanto para a produção de matéria prima, quanto na fabricação de produtos acabados.

Importação brasileira e as Trading Companies

Não é possível citar os segmentos da importação sem falar das trading companies.

Sua fatia do mercado é de mais de 50%, tanto em valor agregado, quanto em números de Importações. As Tradings ainda são muito fortes no mercado, afinal, estão no topo e são o segmento que mais aparece no ranking.

Outra pesquisa importante a ser feita é saber qual o carro chefe de cada empresa, através da NCM e do seu ticket médio, o que leva a vários estudos de mercado como preço, fornecimento e custo.

Como analisar o mercado de Importação brasileiro?

O Brasil é um país de dimensões continentais e figura como uma das principais economias mundiais, o que confere uma diversidade gigante de pessoas, culturas, negócios e oportunidades.

No que diz respeito a este último, transformar oportunidades em lucro para a sua atividade requer uma inteligência de mercado afiada e equipada com o que há de melhor.

Mas, lembre-se, de nada adianta ter muitos dados na mão se não souber usá-los a favor de seu negócio, para que a sua empresa cresça e faça a diferença em um mundo tão competitivo e cruel com quem fica para trás.

As alternativas de plataforma para que sua empresa consiga dados relevantes sobre players e concorrência são escassas. 

A Logcomex é uma empresa que coleta, enriquece e organiza dados públicos de comércio exterior, fornecendo informações ricas em uma plataforma online e intuitiva. 

Além disso, o Product Search, da Logcomex, oferece uma visão completa e unificada do mercado, com dados que possibilitam a análise do seu market-share e de outros players

Uma das possibilidades da plataforma é, por exemplo, analisar uma NCM específica e visualizar o ranking de prováveis importadores para a mercadoria pesquisada. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa!