Conheça a plataforma de análise para importação da Logcomex

Inegavelmente, os últimos anos colecionaram uma lista de eventos impactantes que marcaram para sempre a história mundial. Afinal, muitas coisas aconteceram no cenário global e nacional, afetando a economia e o desenvolvimento de novos negócios. Sobretudo no comércio exterior, a crise deixou clara a importância da tecnologia para a elaboração dos próximos passos nas estratégias de mercado. Enfim, foi nesse contexto tão desafiador que nasceu a plataforma de análise para a importação desenvolvida pela Logcomex.

Metodologias ágeis foram utilizadas desde a etapa da concepção da ideia até a entrega da sua primeira versão.

De acordo com Mônica Gabriella, na época Product Owner responsável pelo projeto, o foco inicial foi o de atender os importadores brasileiros com informações relevantes para a tomada de decisões.

Assim, para celebrar esse lançamento tão importante para o mercado da importação, preparamos um conteúdo que explica mais sobre o processo de desenvolvimento do produto! Vamos lá?

A concepção da ideia

A princípio, a primeira etapa de desenvolvimento da plataforma de análise para importação da Logcomex foi buscar uma noção do caminho a ser trilhado para o lançamento.

“Alguém já se perguntou como idealizaram soluções como Netflix, Spotify ou produtos de outros segmentos, como o Nubank? Para ser assertivo e construir uma solução que atenda uma necessidade, precisamos nos perguntar: que problema eu quero resolver?”

Mônica Gabriela — Product Manager Logcomex

Por isso, o ponto de partida para a plataforma de análise para importação foi descobrir o problema que seria resolvido com o lançamento do produto.

Então, com o objetivo claro — proporcionar aos importadores insights valiosos para uma tomada de decisão mais coesa — foi dado início à realização de uma design sprint* para o projeto.

O desenvolvimento da plataforma de análise para importação

A saber, uma *design sprint se trata de um processo com cinco etapas que devem ser realizadas em um tempo restrito. Tem o objetivo de reduzir o risco de trazer um novo produto para o mercado.

Suas 5 etapas são:

  1. Mapear
  2. Esboçar
  3. Votar
  4. Prototipar
  5. Testar.

Por isso, as etapas de desenvolvimento do projeto da plataforma de análise para importação da Logcomex foram:

  1. Concepção da ideia: análise e conversa com clientes
  2. Design sprint: product discovery
  3. Priorização inicial: árvore de oportunidades — product discovery
  4. Scrum/Kanban/XP: product delivery.

“Na Logcomex, envolvemos pessoas de diferentes áreas neste processo — comercial, engenharia, customer success e produto — e, ao final, validamos as soluções com os clientes”. 

Mônica Gabriela — Product Manager Logcomex

De acordo com a especialista, esse processo facilitou a atividade de encontrar a direção certa para o andamento do projeto.

“Isso nos trouxe o direcionamento e a certeza de que traríamos ao mercado de comércio exterior, especialmente para os importadores, a melhor solução de análise de dados do mercado” 

Mônica Gabriela — Product Manager Logcomex

Leia mais: Metodologias ágeis na Importação: como utilizar?

Plataforma de análise para importação Logcomex em números

Só para exemplificar, no último trimestre, tivemos 120 trials do produto por mês. Além disso, em 12 meses do lançamento da plataforma de análise para importação, tivemos muitas conquistas.

Por exemplo, 344.627 pesquisas foram realizadas no ano de lançamento da plataforma, utilizando diversos filtros (NCM, descrição do produto, porto de origem, etc).

Leia mais: Saiba como ter mais assertividade ao prospectar clientes na importação

Ranking dos principais nichos de mercado

Entre os nichos de mercado, os que mais utilizaram a plataforma de análise de importação Logcomex no seu ano de lançamento foram os seguintes:

1º – Construção civil 

2º – Automotivo 

3º – Alimentício e bebidas 

4º – Trading companies.

Estatísticas das pesquisas realizadas na plataforma em seu ano de lançamento

Alguns dados sobre as principais pesquisas realizadas na plataforma de análise para importação Logcomex em seu ano de lançamento:

  • O modal mais pesquisado foi o marítimo, com origem na China
  • O NCM mais pesquisado foi o 20041000 — que faz parte do grupo de produtos alimentícios
  • 34,81% das pesquisas que usuários costumam fazer são para análise dos últimos 12 meses.