Year to date no comex

Como funciona a análise Year to Date no comércio exterior

Se existe algo importante para as empresas de comex, é ter acesso às estatísticas de mercado e entender como ele se comporta, quem embarca o que para onde e quando.

Até pouco tempo atrás, esses recursos eram limitados. Ainda bem que os dias mudaram e a tecnologia trouxe inovações para a área de inteligência de mercado. Novas ferramentas surgiram com o objetivo de trazer conhecimento aos decisores sobre quais movimentações eles devem fazer.

Neste artigo, você vai entender ainda mais sobre como a utilização dos dados para prever próximos passos pode auxiliar as empresas de comércio exterior. Vamos lá?

O que é análise preditiva?

Imagine conseguir saber quando seu cliente tende a cancelar um serviço contigo com base em dados coletados a respeito de como ele se comporta. 

Vá além disso e imagine que com estes dados coletados e reunidos em uma ferramenta de Big Data seja possível saber exatamente quando isso acontecerá. Mágica? Não, análise preditiva.

Se trata do conceito de conseguir prever o futuro estudando o passado. Com uma boa base de dados e um sistema que os compile e organize-os em dashboards, o usuário é capaz de se antecipar aos problemas que podem surgir ou mudar o foco de uma investida comercial, por exemplo.

Leia mais: Análise Preditiva com Big Data: utilize dados para previsões

Vantagens da análise preditiva na Exportação

Para se tornar competitivo no exterior uma empresa precisa ter muitas qualidades, mas além de entregar tudo bem-feito e no prazo, são necessários diferenciais: eles podem ser estratégicos, operacionais, comerciais ou de inteligência de mercado.

Ter um ponto de partida é um bom começo para desbravar o comércio internacional e não é fácil iniciar um planejamento sem ter certeza de quais mercados atingir, independentemente de qual seja sua área de atuação. 

Previsibilidade de demanda

Não ser pego de surpresa é um benefício de quem se prepara o tempo todo. No Comércio Exterior não é diferente e, para se destacar, as empresas terão que prever aumentos de demanda, momentos em que o mercado desacelera e quais são os países que mais buscam pelo Brasil em momentos de baixa pelo mundo. 

Independência de um único mercado

Não se deve depender de apenas um cliente ou mercado e com acesso ao Big Data sua empresa pode saber quais são os possíveis destinos para um produto e tornar essa uma maneira de encontrar novos clientes e ser menos dependente de determinado nicho.

Diminuição de diferenças

Tendo acesso às mais tecnológicas ferramentas de Big Data, o usuário pode transformar as diferenças econômicas em uma vantagem, explorando locais em que grandes empresas atendem com imperfeição ou tratam com menor atenção, focando recursos em locais com características mais parecidas com as dele ou adotando uma estratégia mais arrojada.

Análise Year to Date

Uma análise YTD (Year to Date) permite que se visualize um determinado valor acumulado em um período de data específico em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

A visualização Year to Date é um recurso importante para compor análises preditivas, pois ilustra o crescimento ou decréscimo de determinados números dentro de um período específico.

Se trata de um recurso muito utilizado em análises financeiras, mas se encaixa em análises de todos os tipos, principalmente para prever tendências.

A leitura de indicadores do passado permite uma observação sobre o desempenho de um mercado específico, fazendo com que se perceba tendências de crescimento. Dessa forma, a elaboração de um planejamento estratégico na exportação, por exemplo.

Pensando na relevância dessa visualização de dados, a Logcomex incluiu um gráfico Year to Date em sua ferramenta direcionada à exportação: o Big Data Exportação.

Year to date no comércio exterior
Gráfico de visualização Year to date na plataforma Big Data Exportação, da Logcomex.

Faça análise preditiva das Exportações com o Big Data Expo

Em um cenário de cada vez maior competitividade é preciso buscar ferramentas inovadoras para não ficar para trás, já que as mudanças acontecem de forma praticamente diária. 

O Big Data Exportação saiu na frente com uma solução única que compila informações indispensáveis para um planejamento e execução assertivos. Desenhe sua estratégia, reúna os dados que precisa e aplique no dia a dia, direcionando suas estratégias de marketing, vendas e pós-vendas, distribuindo conteúdo personalizado ou simplesmente aumentando sua produção no momento certo, ou ainda, quem sabe, percebendo (sem precisar perguntar) quando seu cliente passa a comprar de um concorrente.

Saiba como ter mais inteligência de mercado na exportação clicando aqui.