5 boas práticas digitais para adotar no Comércio Exterior

O surgimento de novas tecnologias para a atuação no Comércio Exterior tem possibilitado uma infinidade de melhorias nos processos de a ponta a ponta da cadeia logística. Entretanto, é comum surgirem dificuldades no caminho em virtude da automação, integração de dados e até mesmo gerenciamento da equipe. 

Já pensou que é possível que outros negócios estejam passando pelos mesmos desafios de adaptação que os seus? Este é cenário comum em um mercado cada vez mais conectado, mas que pode ser resolvido de uma forma muito fácil do que você imagina! Nós aqui da LogComex selecionamos algumas boas práticas digitais para testar em seu dia a dia e ter um resultado ainda mais assertivo, veja só: 

 

1) Trace um planejamento 

Pode parecer óbvio, mas sem saber onde se quer chegar é difícil vislumbrar sucesso. Com acesso a uma infinidade de informações, é preciso escolher um foco e saber selecionar aquilo que realmente importa. Realize uma análise geral do mercado e defina uma estratégia de dados consistente e produtiva, com ações em pequeno, médio e curto prazo. Ao fim de um período estipulado, mensure os resultados e faça ajustes onde julgar necessário. 

2) Mantenha-se atualizado

Em mercado conectado e em constante mudança, chega na frente aquele que estiver mais preparado. Para isso é preciso estar por dentro da dinâmica e complexa realidade no Comércio Exterior. Desta forma, busque conhecimento e fique sempre informado sobre o que acontece ao seu redor, no Brasil e no Exterior, para uma atuação ainda mais precisa. 

 

 3) Preze pelo custo benefício 

Ao investir em tecnologia para as suas operações, identifique antecipadamente suas principais necessidades e busque a melhor solução para saná-las. Simplificação de processos, fontes confiáveis e seguras, além de informações atualizações são algumas questões para levar em conta na hora de adquirir novas ferramentas. 

4) Tenha segurança em primeiro lugar

Ao lidar com serviços, clientes e fornecedores é preciso ter muito cuidado com analisar e armazenar informações. Este é uma medida que precisa ser adotada  por todos os integrantes do processo, que com ações simples, podem evitar prejuízos e transtornos. Realize backups rotineiros, implemente um controle de acesso e evite o registro de dados em dispositivos locais ou pessoais, suscetíveis ao contato de terceiros. 

 

5) Invista no avaliação de desempenho

Tão importante quanto estar atento às tendências do mercado, é preciso saber avaliar o resultado do trabalho. Mantenha um relacionamento de confiança com os colaboradores, fornecedores e clientes, a fim de identificar suas necessidades e entregar a melhor solução. No setor de Comércio Exterior, obter os melhores resultados envolve utilizar a tecnologia como uma aliada na padronização, centralização e credibilidade das informações tomadas. 

 

Agora que você já conhece alguns métodos para melhorar a performance com recursos digitais, que tal contar com a melhor tecnologia que o mercado oferece? Venha com a LogComex e descubra as soluções que preparamos para você revolucionar o Comércio Exterior!