Confira 5 motivos imbatíveis para automatizar processos no comex e como fazer isso com a melhor plataforma do mercado

5 motivos imbatíveis para automatizar seus processos no comex

Empresas importadoras, terminais portuários e recintos alfandegados têm motivos de sobra para automatizar processos no comex.

Afinal, lidam diariamente com grandes volumes de movimentações de cargas, inúmeros documentos para preencher, indicadores para analisar, status para acompanhar e compartilhar com os clientes, entre outras atividades realizadas manualmente e de forma repetitiva.

O cotidiano dos operadores logísticos no supply chain é bem dinâmico e exige atenção e agilidade em cada etapa das operações.

Sendo assim, são vários os motivos para automatizar processos no comex e, desta forma, ganhar vantagem competitiva no mercado global, além de fidelizar clientes e parceiros.

Neste conteúdo, você vai conferir algumas dicas que preparamos para você automatizar seu fluxo logístico com segurança e eficiência.

Tenha uma ótima leitura!

5 motivos para automatizar processos no comex hoje

Alguns segmentos de negócio lidam diariamente com inúmeros processos repetitivos. Um deles é a coleta de informações estratégicas fundamentais para um bom gerenciamento operacional.

Contudo, muitas empresas realizam este processo manualmente, por meio de planilhas e até papéis.

O tempo que os colaboradores levam para coletar essas informações e cadastrá-las no sistema é prejudicial para os negócios, pois aumenta custos e riscos de falhas humanas.

Por isso, hoje, trazemos à você alguns motivos para automatizar processos no comex.

1- Produtividade aumentada

Ao automatizar um processo repetitivo no comex, a empresa elimina intervenções humanas. Isso significa que seus colaboradores não precisarão realizá-los manualmente.

Com isso, os profissionais acabam tendo sua produtividade aumentada, já que se concentram em tarefas mais estratégicas para a empresa.

2- Riscos de falha humana eliminados

Os processos manuais contribuem para a ocorrência de falhas humanas. Por mais que os colaboradores estejam treinados, eles ainda são suscetíveis ao erro, e por menores que eles sejam, ainda impactam negativamente nos resultados da empresa.

Por outro lado, ao automatizar processos no comex, eliminam-se os riscos de falha humana. Com isso, a precisão dos processos operacionais é aumentada.

3- Custos operacionais reduzidos

Ao serem automatizados, os processos no comex são, por consequência, agilizados. E, com um tempo menor para sua realização, um determinado procedimento gera menor custo para empresa, o que contribui para sua lucratividade.

Ou seja, o aumento da produtividade da equipe e a eliminação de falhas humanas também vêm a contribuir para a redução dos custos operacionais da sua organização.

4- Clientes mais satisfeitos

Implementar soluções tecnológicas em seu terminal portuário ou recinto alfandegado é essencial para aumentar o ganho de produtividade, vantagem competitiva no mercado e claro, manter os clientes satisfeitos e atualizados sobre os status das suas cargas.

Assim, você conseguirá não só fidelizar seus clientes, como também atrair novos

Além disso, a automação dos processos no comex — bem como das atividades manuais e repetitivas inerente a eles — permite que as informações mais importantes da sua operação logística cheguem em seu sistema com poucos cliques e em minutos, sem precisar consultá-las uma a uma, em cada sistema dos órgãos envolvidos.

5- Vantagem competitiva

A oferta de serviços otimizados e personalizados é um dos fatores importantes que contribuirão para que a empresa ganhe vantagens competitivas no mercado e fique um passo à frente da concorrência.

Diante deste cenário tão dinâmico e que requer agilidade, a tecnologia é protagonista.

Com o boom da transformação digital e o aumento na geração de dados e informações, é preciso estar atento a cada etapa dos processos logísticos. Somente assim tudo se mantém sempre dentro dos conformes e as documentações são devidamente preenchidas, evitando prejuízos financeiros e até apreensão de cargas.

Automatize processos no comex com o LogAutomation

Ao longo deste conteúdo, vimos a importância da tecnologia nas operações logísticas e o seu papel na otimização das operações de terminais portuários e recintos alfandegados.

Você sabia que é possível otimizar a sua operação, monitorar a jornada da carga desde a sua saída até a sua efetiva entrega ao destinatário?

E mais, obter o status da carga em tempo real e compartilhá-lo com o seu cliente?

Pois é. Com o LogAutomation — solução da Logcomex voltada à automação das operações logísticas de terminais portuários e recintos alfandegados — a sua operação ganha agilidade, os seus colaboradores ganham tempo e investem na estratégia do negócio.

Chega de entrar em vários sites e sistemas em busca de informações sobre a sua operação. Com poucos cliques você obtém as informações necessárias para tomar decisões assertivas e estratégicas.

O LogAutomation é uma API (Application Programming Interface) que possui integração com os sistemas da Receita Federal, SEFAZ, SISCARGA, entre outros, e otimiza a operação, de forma personalizada, trazendo as principais informações em tempo real, sem a necessidade de buscas e cadastros manuais de embarques item a item.

Com o LogAutomation, você:

  • Possui processos 100% automatizados
  • Investe menos recursos, porém conta com mais performance
  • Reduz riscos e atrasos
  • Amplia a movimentação de cargas
  • Tem garantia de qualidade e eficiência.

Ao implementar a solução é possível automatizar diversos processos essenciais da sua operação, como por exemplo:

  • Consolidação de embarques
  • Consulta de NCM
  • Verificação da presença de carga
  • Automatização de todas as etapas do despacho aduaneiro para DI, DSI e DTA.

Assista ao vídeo a seguir e saiba como podemos ajudar seu negócio:

Conheça o LogAutomation, da Logcomex

Aumente sua performance operacional com automação e visibilidade avançada

Preencha o formulário para conversar com um de nossos especialistas e descobrir como automatizar cada etapa essencial da sua operação e ter processos atualizados 24h por dia com o módulo de automação da Logcomex