Análise Preditiva com Big Data: utilize dados para previsões

As diferentes operações no Comércio Exterior geram um grande volume de dados pela troca de informações entre as partes. Por isso a gestão no contexto Data Driven tem se tornado cada vez mais comum, com negócios apostando em tecnologia e Inteligência Artificial.

Estes recursos que até então assumem uma posição estratégica no negócio, ao embasar decisões mais assertivas, agora adquirem uma nova função: a de previsão. Com a comparação de dados a partir de relatórios históricos é possível prever tendências e antecipar soluções em um método conhecido como Análise Preditiva. 

Contudo para aplicar esta metodologia é preciso ter acesso a uma base com informações passadas, a exemplo de que uma ferramenta Big Data pode oferecer. Veja mais sobre como isso acontece na prática a seguir:

 

Como funciona a Análise Preditiva? 

Com uma ferramenta de dados a disposição, é preciso realizar um planejamento para uma boa análise preditiva. Isso inclui definir qual o objetivo ao realizar a análise, quais serão as métricas utilizadas para medir os resultados, qual a melhor forma de processar os dados e por fim, definir uma política de segurança e treinamento interno para lidar com as informações.

 

Quais as vantagens da Análise Preditiva: 

  • Melhorar a qualidade nos processos    
  • Encontrar os fornecedores e as ferramentas certas 
  • Minimizar os riscos do negócio 
  • Ter melhores informações sobre os concorrentes

 

Para que o meu negócio pode aplicar a análise preditiva? 

A análise preditiva pode ser realizada em diferentes momentos, de acordo com a necessidade atual do negócio. Utilize a metodología para detectar problemas, a partir da análise de comportamento.  Otimize gastos, a partir da melhor estratégia comercial e lista de fornecedores e também melhore as operações, a partir do gerenciamento de recursos. 

 

Agora que você já conhece como a cultura de dados pode transformar o seu negócio. que tal contar com o Big Data Analytics para potencializar seus resultados?! Nós da LogComex podemos te ajudar, clique aqui e saiba mais