Aprenda a mensurar o desempenho dos fornecedores com o SLA

Os diferentes processos da cadeia logística refletem diretamente nos resultados do negócio  e por isso é cada vez mais importante saber mensurar a qualidade dos serviços prestados no segmento de comércio exterior.

Neste cenário, uma das ferramentas mais comuns utilizadas para definir um padrão de qualidade junto aos fornecedores é o SLA (Service Level Agreement). Veja seguir mais detalhes do método e saiba como aplicá-lo em suas operações:

 

O que é o SLA?

O SLA ou Acordo de Nível de Serviço é documento utilizado para estabelecer as principais responsabilidades entre empresa e prestadora de serviço terceirizado no início da relação de outsourcing (contratação). O acordo descreve em detalhes pontos importantes como valores, prazos, metas para execução do serviço e indicadores de avaliação, que permitem traçar indicadores para apontamentos futuros.

Saiba como estabelecer o SLA com os  fornecedores

Ao optar pela exigência do SLA, os tópicos estabelecidos devem ser de comum acordo a ambas as partes. Com isso definido, devem ser descritos os serviços prestados, as regras para cada serviço, a avaliação de cada serviço e a multa implicada no caso de descumprimento.

 

Entenda os benefícios do SLA na logística

O uso do SLA com os fornecedores traz vantagens para ambas as partes envolvidas nos processos como cumprimento de prazo estabelecido, garantia de entrega, possibilidade de melhorias, além da eficiência e controle em toda a cadeia logística.

 

Já conhecia o SLA? Para potencializar o uso do documento, aprimorar sua relação com fornecedores e gerenciar seus embarques conheça com o Tracking Real Time da LogComex, o módulo com informações em tempo real de ponta a ponta na cadeia logística.