Além de complexo, o comércio exterior é um ambiente de grande competitividade entre os seus players. Os profissionais são diariamente desafiados a resolver problemas de forma criativa e conquistar novos clientes que, na maioria das vezes, buscam pelo menor preço possível. Quando um player encontra seu diferencial competitivo consegue fechar melhores negócios ou até mesmo identificar novas oportunidades. Se você nunca ouviu esse termo: “benchmarking”, saiba que é o que faz, na prática, com que a sua empresa se torne diferente de seus concorrentes.
Leia mais: Os diferenciais competitivos da tecnologia nas operações logísticas
Segundo Michael Porter, para a empresa possuir vantagem competitiva ela pode
Porém, não pode ficar entre esses dois.
Mas o que é “mais barato” ou “melhor” no comércio exterior?
Quando um prestador de serviço o oferece muito mais barato que o normal, o cliente pode ficar com um pé atrás, achando que talvez nem todas as taxas tenham sido mencionadas na cotação.
Da mesma forma, quando um prestador diz que seu serviço é melhor do que o de seus concorrentes, também não fica claro o porquê.
Portanto, para uma empresa identificar qual é a sua vantagem competitiva, é necessário que ela saiba analisar o mercado — não apenas seus clientes, mas, principalmente, seus concorrentes.
Justamente a proposta do benchmarking.
Na obra mundialmente famosa de Sun Tzu, escrita 500 a.C., “A arte da guerra”, o autor escreve algo que se adapta perfeitamente aos administradores da atualidade:
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”.
Sun Tzu
Este artigo tem como objetivo apresentar o que é benchmarking, porque deve ser realizado e como aplicá-lo no comércio exterior.
Vamos lá?
Benchmarking é o estudo da empresa em relação à sua concorrência. Ou seja, são realizadas avaliações comparativas de uma empresa perante o mercado, com o objetivo de encontrar oportunidades, identificar gargalos, otimizar resultados e conhecer as forças e fraquezas do seu oponente.
Pela alta competitividade entre as empresas do comércio exterior é essencial realizar uma pesquisa de diferentes pontos de vista para analisar a concorrência.
Existem vários tipos de benchmarking que podem ser implementados:
Leia mais: Comex colaborativo. É possível?
Andrew Grove, ex-CEO da Intel, escreveu o livro chamado “Só os paranoicos sobrevivem” em que listou 5 perguntas que fogem da complacência e provocam os executivos a ouvirem mais sobre seus concorrentes — mesmo que muitas vezes as respostas sejam “más notícias” à empresa.
“Você acha que sua concorrência mudou? O seu velho rival não é mais a sua maior ameaça? Todo mundo só fala de algo novo? Você está se baseando numa empresa complementar para tornar sua empresa atraente? Para onde você apontaria um revólver, se tivesse um?”
Andrew Grove
O benchmarking consegue deixar as empresas com uma visão mais abrangente do mercado, permitindo entendimentos mais claros e a busca por melhoria contínua.
Afinal, com ele a empresa obterá o conhecimento de quem são os seus maiores concorrentes atuais, quais inovações precisa fazer e se o mercado possui novos entrantes.
Para os profissionais, esse estudo ainda agrega conhecimentos mercadológicos que o farão ter uma visão administrativa e sistêmica e evoluir em suas carreiras.
Além disso, saber onde outras empresas erram faz com que a sua empresa e os profissionais que nela atuam não trilhem o mesmo caminho.
Leia mais: Transforme seus dados em lucro com Big Data
Um estudo bem elaborado de benchmarking ajuda a empresa a se manter atualizada, encontrar seu diferencial competitivo e, de quebra, qualificar sua equipe.
Mas, lembre-se: esse deve ser um processo a longo prazo e existem diversas etapas que precisam ser alcançadas para chegar em uma conclusão:
De qualquer forma, seu concorrente vai existir. Então, que tal usar isso como uma oportunidade de melhorias internas?
Como você viu, para fazer o benchmarking, é fundamental realizar o estudo dos dados. E, como sabemos, não basta ter dados se eles não são tratados, analisados e apresentados da forma correta.
Afinal, um “dado solto” não ajuda em nada nas tomadas de decisão da empresa.
Pensando em ajudar as empresas do comex na árdua tarefa de monitorar seu mercado de atuação, a Logcomex criou uma nova solução.
Com ela, você consulta em um só lugar, de forma simples e rápida, informações completas das operações de importação/exportação das empresas que atuam no mesmo segmento que a sua.
Além de poder acessar informações estratégicas para basear a tomada de decisão da sua empresa, conhecer detalhadamente as operações de empresas do seu interesse, podendo ainda analisar profundamente seu mercado de atuação e seu posicionamento nele.
Sem falar que, ao usar a nova solução da Logcomex para benchmarking no comércio exterior, você consegue:
Consulte perfis completos de empresas do mercado de importação e exportação e faça análises profundas para basear a tomada de decisões em seu planejamento estratégico. Preencha o formulário e agende já sua demonstração gratuita: