A importação de Benzoato de Sódio oferece uma estratégia vantajosa para empresas que desejam reduzir custos e garantir suprimento contínuo.
Se você está em busca de um passo a passo sobre a importação de Benzoato de Sódio, não deixe de ler esse artigo até o fim, pois o nosso time de especialistas preparou esse artigo a partir de boas práticas encontradas no mercado.
Boa leitura!
O que é o Benzoato de Sódio e por que as empresas importam esse produto?
O Benzoato de Sódio, conhecido tecnicamente como sal orgânico de sódio, atende amplamente à demanda da indústria alimentícia e farmacêutica.
Além disso, as empresas utilizam esse aditivo alimentar como conservante. Sua nomenclatura técnica inclui Conservante INS 211 e NaC6H5CO2.
Ademais, estudos comprovam sua eficácia no combate a fungos, enquanto sua aplicação também se estende como antisséptico. Alimentos, produtos de higiene pessoal, refrigerantes e produtos farmacêuticos frequentemente contêm Benzoato de Sódio.
Por exemplo, você já consumiu picles em conserva, molhos prontos, geleias industrializadas ou carnes? Se respondeu “sim” para qualquer um desses itens, você consumiu junto o Benzoato de Sódio.
Na parte alimentícia, ele desempenha a função de prolongar a “vida” desses alimentos. Já nos famosos refrigerantes, além dessa função, ele age aumentando a acidez e, muitas vezes, intensificando o sabor.
Entretanto, isso não é tudo. Existem, ainda, muitas outras funções atribuídas a esse produto. Por exemplo, ele pode ser aplicado na indústria farmacêutica para conservar medicamentos e cosméticos.
Quando combinado com ergotamina, ele pode tratar dores de cabeça vasculares, entre outras funções, dependendo de inúmeras combinações.
Principais etapas do processo de importação do Benzoato de Sódio
Importar Benzoato de Sódio requer planejamento, pois é preciso de Licença de Importação, logo, é preciso providenciar toda a documentação correta antes mesmo da carga embarcar na origem.
Neste caso, a primeira etapa é obter Licença de Importação (LI) e registros junto a órgãos anuentes.
A segunda etapa se dá a partir do registro da DI (Declaração de Importação) ou DUIMP (Declaração Única de Importação) e segue o fluxo padrão de qualquer importação, entretanto, vale lembrar que o despacho aduaneiro de Benzoato de Sódio usualmente leva mais tempo visto que o seu tratamento aduaneiro sugere verificação documental e muitas vezes inspeções físicas, bem como análises laboratoriais para verificar padrões de segurança e qualidade.
Regulamentações e exigências legais para importação
Como mencionamos anteriormente a importação de Benzoato de Sódio está sujeita ao licenciamento de importação.
Os documentos para a compra internacional desse conservante devem seguir as diretrizes e exigências legais da ANVISA.
De um modo geral, é possível compreender que o benzoato de sódio e os demais aditivos relacionados na Tabela de Aditivos -ANVISA recebem o mesmo tratamento administrativo.
Leia também: Licença de Importação (LI): o que é? Como obter?
Desafios logísticos na importação de produtos químicos
O transporte internacional de produtos químicos envolve uma série de práticas de segurança, visto que a maioria deles conta com a classificação IMO. Isso significa que muitos podem ser corrosivos e até mesmo inflamáveis, logo o transporte deve ser dedicado e nunca consolidado com outras cargas.
Um dos maiores desafios logísticos na importação de produtos químicos é a correta classificação tarifária para evitar problemas legais e atrasos, e a necessidade de licenças prévias.
Além da logística, não podemos esquecer dos desafios no desembaraço aduaneiro, uma vez que envolvem questões burocráticas de conformidade com órgãos como Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Erros na documentação ou atrasos na obtenção de autorizações podem resultar em retenção ou proibição da entrada dos produtos em território nacional para comercialização. Além disso, produtos perigosos ou com potencial uso ilícito estão sujeitos a controles adicionais e inspeções rigorosas, o que pode prolongar o processo de liberação.
Se você busca mais informações a respeito do transporte desse tipo de mercadoria, leia mais sobre o tema em Importação de produtos químicos: desafios e regulamentações
Benefícios da automação no processo de importação
A automação de processo de importação tem como maior benefício a rastreabilidade e o controle de dados porque permite maior visibilidade e precisão na gestão da cadeia logística.
Ao reduzir tarefas manuais e repetitivas, as equipes podem focar em atividades estratégicas, aumentando a produtividade.
Eliminando atividades repetitivas e demandando menos horas de trabalho manual, a automação também reduz os custos operacionais.
Com sistemas de automação, é possível integrar etapas do processo de importação, desde a cotação de fornecedores até a entrega final. Além disso, esses sistemas centralizam informações, oferecendo visibilidade total e em tempo real de cada operação.
A automação ainda permite que as empresas lidem com volumes maiores de importação sem a necessidade de aumentar proporcionalmente a equipe ou os recursos. Isso é essencial para companhias que desejam crescer sem comprometer a qualidade ou a eficiência de suas operações.
Ao otimizar os processos internos, as empresas podem atender às demandas de seus clientes de forma mais ágil e eficiente. Prazos menores e maior previsibilidade na entrega aumentam a satisfação e a confiança dos clientes.
Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning… Todas essas ferramentas contam com a mesma intenção: Automatizar processos!
Mercado global do Benzoato de Sódio e tendências no Brasil
Assim como os outros itens que já apresentamos, ele é um item importado, logo, merece atenção.
E como vimos acima, ele está mais presente na nossa vida do que podemos imaginar e, por ter seu uso tão comum e simplificado, também é regularmente consumido, de modo que seu volume de importações é bem estável, sendo mantido ao longo do ano sem maiores interrupções.
Leia mais: Importação do FIPRONIL: o que é e como funciona?
Simplifique a gestão do seu processo de importação com a Logcomex
Automação de processos é uma das maiores vantagens para quem trabalha com comércio exterior, afinal, o tempo urge.
Trabalhamos desenvolvendo soluções para reduzir erros e garantir agilidade para a gestão aduaneira de importadores e exportadores brasileiros. Quer saber mais? Clique aqui e conheça a solução ideal para a sua operação.