BI: Como Analisar Dados de Inteligência Empresarial?

   À tempos à tomada de decisões dentro das empresas era realizada por líderes de alto potencial e experiência de mercado. Apesar de que gigantes empresas se consolidaram dentro deste cenário, atualmente, com a tecnologia avançando o aumento da competitividade e o surgimento de novos mercados, tornou os negócios muito mais competitivos.

   Desta forma é necessário encontrar uma maneira com maior inteligência e assertividade para para tomada de decisões, uma que se desprendesse da dependência  em relação dedutiva dos gestores e diretores para funcionar de forma ordenada e escalável.

   À partir de um entendimento que decisões eficientes dependem de informações de qualidade, criou-se inúmeros conceitos que permitem coletar, gerenciar e distribuir os dados de uma empresa para transformá-los em insights.

   À junção de todos esse conceitos é o que conhecemos como Business Intelligence, que se trata de um conjunto de processos que tem como objetivo entregar à informação de qualidade, para à pessoa correta, no momento necessário.

Tal junção conta como o alinhamento de 3 pontos:

  • Coleta de Dados:

Todos os acontecimentos da empresa são analisados para determinar pontos chaves como produtividade, aproveitamento de oportunidades, gargalos, reputação no mercado, entre outros.

  • Organização e Análise:

Todos os dados coletados nas ações do negócio são organizados em bancos de dados e apresentados de forma visual, para facilitar a tomada de decisão.

  • Ação e Monitoramento:

Os responsáveis tomam decisões com respaldo das informações analisadas e monitoram os resultados.

   Empresas em crescimento enxergam no Business Intelligence uma maneira de se manter competitivas mesmo em mercados desafiadores.

Na medida que muitos negócios desperdiçam dinheiro com processos falhos, falta de proximidade com o cliente e produtos ou serviços que não entregam o valor que deveriam, o BI serve como orientador sábio, apontando falhas e destacando oportunidades . Além de tudo têm-se mais vantagens ao utilizar o BI, como:

  • Otimização de processos

Os processos de uma empresa fazem grande diferença no resultado, com o BI trazendo ações rápidas em cima dos dados capturados pode-se otimizar os processos de maneira mais rápida e direta.

  • Reconhecimento de falhas

É fundamental procurar onde estão os lapsos para impedir que virem problemas graves, que ameacem o futuro do negócio.

Por meio do BI, é possível encontrar todos esses pontos de ruptura da estrutura organizacional e tomar medidas práticas para resolvê-los o quanto antes.

  • Identificação de oportunidades

À inovação é o motor das empresas que resistem a prova do tempo, e isso ocorre quando os gestores são capazes de identificar oportunidades e persegui-las antes que outros façam.

Com os insights que o Business Intelligence proporciona fica mais fácil encontrar brechas no mercado.

  • Prevenção e Gestão de Riscos

Os riscos ocorrem em todos os negócios, mas é muito importante trabalhar para que eles sejam mantidos sob controle em muitos casos o BI é utilizado para tomar ações preventivas, que minimizem ou eliminem riscos futuros.

  • Reconhecimento do mercado

Ao avaliar dados cruzados coletados de diversas fontes, o Business Intelligence fornece um panorama completo, e uma visão 360º do mercado, que dará à sua empresa total condição de saber contra quem está competindo e como fazer isso.

Agora que você já sabe as vantagens que o BI pode te oferecer venha analisar seus dados em dashboards com inteligência empresarial junto à LogComex.