Business Intelligence X Big Data

À forte base na análise de dados como fonte de informações para tomada de decisão estratégica intercala tanto o BI quanto outra tendência da transformação digital: o Big Data.

  Acima de tudo é de extrema importância compreender que se trata de dois conceitos divergentes, cada um com sua importância. Apesar deste fato, os dois podem ser combinados para fortalecer ainda mais as tomadas de decisões de forma ágil e aprimorada.

À Diferença entre BI e Big Data

  O Business Intelligence se trata de entregar informações de qualidade, para à pessoa correta, no momento necessário. Tal processo exige fazer as perguntas certas e analisar os dados com conhecimento de causa para entender os motivos do negócio, em muitos casos totalmente desconhecidos.

  Enquanto um analisa os dados atuais e mostra as próximas ações a tomar, o outro apenas abre um leque maior de possibilidades, que podem se transformar em caminhos para inovação.

O Poder está na Combinação das Forças

  Ao invés de optar por BI ou Big Data, os tomadores de decisão devem perceber que o ideal é perceber que o ideal é juntar ambos para ter uma força maior e uma compreensão mais abrangente dos dados gerados, que dará resultados em decisões mais assertivas, melhores e inovadoras.

  Tal combinação poderosa permite sua empresa operar em níveis de excelência, por entender o que se passa no dia à dia do negócio (por meio do BI) e construir, para um futuro, o que ninguém percebeu ainda (com uso do Big Data). Diz-se, ainda, que o Big Data  se baseia nos 5 V’s : velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.

  Não há dúvidas que à junção do BI com o Big Data é de extrema importância para os negócios. Com a LogComex você tem o melhor da análise de dados para comércio exterior, com inteligência empresarial.

  Entre em contato conosco para melhores decisões em sua empresa!