Quer descobrir como buscar clientes para exportar? Confira 3 passos e 4 dicas imbatíveis

Como buscar clientes para exportar? Confira 3 passos e 4 dicas

Neste artigo falaremos sobre como é possível buscar clientes fora do Brasil para exportar que demandem um volume considerável e tragam, por consequência, um aumento de vendas e de receitas.

Afinal, sem dúvida nenhuma encontrar clientes fora do país de origem é um diferencial que atrai muitos empresários e empreendedores.

Ter opções para direcionar a demanda produzida para clientes que pagam em moeda forte como dólar e euro deixam as coisas ainda mais interessantes. Contudo, é necessário ter método para realizar essa iniciativa tão sonhada.

A propósito, para exportar é preciso ter Habilitação no RADAR. Saiba mais detalhes sobre esse assunto lendo este artigo aqui.

Desafios a se considerar ao buscar clientes para exportar

Se você quer saber como buscar clientes para exportar, vamos começar pelas dificuldades que, se não forem muito bem entendidas e devidamente administradas, certamente trarão problemas ao processo e prejuízos financeiros.

Preços e tributação

Ao buscar clientes para exportar, os preços e a tributação são alguns dos entraves.

Por isso, primeiramente, é essencial definir muito bem qual será o preço ofertado ao cliente internacional e alinhar com ele quais serão os impostos e taxas que ele deverá pagar pela compra do material.

Certamente, para ter capacidade de definir preço e indicar impostos e taxas que o cliente deverá pagar, é necessário ter total domínio sobre como precificar o produto. 

Especialmente porque todas as despesas operacionais e administrativas mais os custos inerentes a processos extras, somado ao lucro, deverão ser supridos pelo valor unitário.

Conversar sobre impostos e taxas com o cliente e definir regras de pagamento sobre eles demanda conhecer não apenas o sistema tributário nacional como também ter a mínima noção de seu funcionamento para processos de exportação no país do cliente.

Isso mitiga a possibilidade de onerar em demasia o processo por impostos, taxas ou obrigações que não foram consideradas por falta de conhecimento do exportador — ainda que tenha sido um sucesso na fase operacional.

Dificuldades com a infraestrutura

Ter capacidade de operacionalizar uma venda e direcionar um volume para o exterior é o mínimo que se espera de um fornecedor competente. 

Portanto, se você quer buscar clientes para exportar, este deve ser um aspecto que você precisa considerar.

A partir dessa premissa, tão importante quanto desenvolver clientes estrangeiros é ter controle e planejamento sobre como deverá ser e quanto custará o processo operacional e sua infraestrutura.

Isso inegavelmente reduz a possibilidade de insucesso na negociação com os potenciais clientes internacionais quando eles questionarem sobre como é o processo de exportação e solicitarem entrega na fábrica deles. 

Estrategicamente, é fundamental ter ao menos noção de como deve ser um processo de exportação no qual o exportador entrega a mercadoria diretamente na fábrica do cliente.

Mesmo que isso não seja cogitado, é sempre melhor estar preparado para responder.

Documentação e burocracia

No Brasil a burocracia é demasiada e exportadores nacionais ou aspirantes a exportadores sabem que a tendência de melhora nesse quesito é lenta.

Internacionalmente, os principais mercados e os principais clientes do Brasil também entendem e conhecem, de forma geral, a excessiva e exagerada burocracia brasileira.

Porém, no âmbito das exportações, temos sentido uma leve brisa no sentido da desburocratização por conta dos benefícios que as vendas internacionais trazem ao país.

No entanto, é preciso ser realista para garantir fluidez às operações de exportação. Assim, ter atenção nesse ponto é ser estratégico porque a burocracia pode fadar o processo e até o negócio ao fracasso.

Como buscar clientes para exportar em 3 passos

É claro que antes de buscar clientes no exterior é preciso conhecer a fundo o produto que se está propondo exportar. 

Isso significa ter total entendimento sobre as suas aplicações e possíveis resultados. Assim, podemos elencar 3 principais passos para essa iniciativa, são eles:

Passo 1: pesquisar bem o mercado de atuação

Ao buscar clientes no exterior, é essencial saber como é a dinâmica do mercado local, para onde se está mirando exportar. 

Questões como quais são os concorrentes locais? Que itens produzidos localmente podem ser contratipos para o material ofertado? Quais implicações econômicas – seja do mercado local ou do país – podem impactar as vendas e qual é a cultura de consumo do item ofertado na comunidade local?

Essas respostas indicarão o início do caminho a percorrer para entender a dinâmica local de oferta e demanda inerente ao item que você está oferecendo.

Leia mais: Como prospectar um mercado para exportação

Passo 2: colete dados e analise os potenciais clientes para exportar

Procurar conhecer minimamente o perfil de consumo dos possíveis compradores é o básico para buscar clientes para exportar.

Contudo, uma busca básica não traz resultados a mais do que os normais, ou seja, aqueles que qualquer um pode conseguir fazendo uma pesquisa na internet.

Para ter um processo sólido é necessário ir bem mais fundo do que isso. Entender o que efetivamente fará alguma diferença para o potencial cliente é o que trará ou não a tão sonhada venda ou contrato. 

Portanto, dedicar tempo para conhecer de fato o potencial cliente e suas necessidades é uma medida fundamental para consolidar o processo.

Passo 3: selecione o modelo de prospecção (push ou pull)

Trata-se de estratégias populares de atração de possíveis clientes e são consideravelmente de fácil aplicação e investimento, porém, pode levar um tempo relevante para surtirem algum efeito.

Push

Consiste em uma iniciativa de convencer ou induzir ativamente o cliente de que ele precisa dos seus produtos

Basicamente consiste em definir o perfil de cliente desejado, buscar esse cliente e entrar em contato para apresentar e vender o produto.

Pull

É a iniciativa de construir um cenário pelo qual o cliente seja atraído pela expectativa. 

Aqui é necessário conhecimentos mais avançados de ferramentas de marketing. Consiste em escolher uma forma de comunicação com o cliente, oferecer valor e ser sempre visível quando o cliente buscar por esse valor.

Dicas para garantir o sucesso ao buscar clientes para exportar

Além de conhecer a fundo o produto que se está ofertando, entender a dinâmica do mercado no sentido de como ele atua e qual é o tamanho dele é essencial para buscar clientes para exportar. 

Nesse sentido, podemos elencar 4 dicas essenciais para calibrar a ação de busca, venda e exportação para novos mercados, são elas:

1. Certifique-se que seus produtos estão adequados

Falamos sobre conhecer o próprio produto, porém, tão inerente quanto é entender, de forma clara, se o produto ofertado é adequado para a aplicação e necessidade do cliente, de fato.

Isso trará propriedade e autoridade no momento de responder questões específicas sobre o material como também no momento de realizar a negociação de preços e condições comerciais.

2. Participe de feiras e eventos em seu segmento

Essa iniciativa para buscar clientes para exportar está totalmente ligada a conhecer a dinâmica do mercado, concorrentes e, obviamente, possíveis clientes.

É muito importante, principalmente no início do projeto, participar de feiras e eventos da área, ter curiosidade e focar no funcionamento do mercado e procurar opções que possam ainda não terem sido exploradas.

3. Conte com fornecedores logísticos de qualidade

Ter parceiros com os quais pode realmente contar quando a tão sonhada venda ou contrato chegar pode ser um vetor de sucesso ao buscar clientes para exportar.

A operação de exportação é complexa porque exige ações e documentos específicos. Porém, para uma empresa de logística habituada e com experiência na área, essas etapas são facilmente transpostas.

Portanto, conhecer e estabelecer uma relação sólida de confiança com fornecedores de soluções logísticas é essencial para ter garantias sobre o próprio processo e oferecer segurança aos clientes e potenciais compradores.

4. Tenha uma operação eficiente para manter a clientela e aumentar sua carteira

Se você quer manter os clientes que conquistou e captar ainda mais, precisa de uma operação eficiente e segura.

Nesse sentido, contar com uma plataforma completa, dedicada a otimizar processos, reduzir custos, e aumentar a segurança de suas operações é essencial.

Afinal, tudo isso vai contribuir para que sua empresa atue em alta performance, proporcionando a vantagem competitiva que você precisa para alavancar seus negócios.

Além disso, ter uma plataforma especializada capaz de centralizar informações importantes em tempo real e de acesso totalmente flexível é fundamental para o incremento do volume de vendas, desenvolvimento de novos mercados e, como consequência, aumento do lucro.

E, nisso, a Logcomex pode te ajudar!

Sua exportação mais estratégica e segura com a Logcomex

Com a plataforma de exportação da Logcomex, você torna seus processos mais estratégicos e assertivos.

Afinal, ela permite que você tenha maior visibilidade da sua operação de exportação, podendo monitorar cada etapa dos seus processos. Desde o planejamento do booking até o rastreamento da entrega da carga no destino final. 

Ao usá-la, os exportadores monitoram a localização de seus embarques por número do BL, contêiner, booking, AWB, house e master. Seja nos modais marítimo, aéreo ou rodoviário.

Além disso, podem acompanhar os principais status atualizados em tempo real da DUE

Assim, reduzem custos extras, evitam perdas de prazos e a temida detention,  impulsionando sua performance operacional.

Quer saber mais sobre a plataforma de exportação da Logcomex? Preencha o formulário abaixo para agendar sua demonstração gratuita!