Confira dicas valiosas para escolher a solução ideal em real time visibility para o comex

Como escolher uma solução em real time visibility?

Atualmente, no contexto de uma organização, uma melhor visibilidade operacional é alcançada por ter acesso a melhores dados operacionais, para apoiar a tomada de decisão com análises e melhorar as capacidades operacionais e atendimento ao cliente. A IBM relata que 87% dos CSCOs acham extremamente difícil prever e gerenciar interrupções na cadeia de suprimentos e 84% dizem que a falta de visibilidade é seu maior desafio. Além disso, a Gartner descobriu que a visibilidade da cadeia de suprimentos é a principal iniciativa de investimento financiado priorizada por 46% das organizações. Isso não é surpresa, já que o real time visibility oferece vantagens competitivas significativas.

De fato, a implementação de uma solução de visibilidade em tempo real pode liberar vários benefícios — alguns mais relevantes para determinados setores do que outros. 

Neste artigo, vamos abordar o que é o real time visibility, a importância de contar com uma solução neste sentido, como escolher a solução ideal de visibilidade em tempo real e apresentar a maior plataforma da América Latina no segmento.

O que é real time visibility?

O real time visibility é a capacidade de rastrear e monitorar o movimento de mercadorias e materiais em tempo conforme se movem pela cadeia de suprimentos. Envolve a captura de dados sobre a localização, status e condição das cargas e o fornecimento de informações atualizadas às partes interessadas. 

Essas informações podem incluir prazos de entrega estimados, possíveis atrasos e problemas com a carga

As soluções de visibilidade em tempo real podem ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas sobre sua cadeia de suprimentos. Inclusive melhorando o gerenciamento de estoque, reduzindo os prazos de entrega e aprimorando o atendimento ao cliente.

Afinal, ao receber dados precisos e em tempo real, as empresas podem melhorar a eficiência e a eficácia de suas operações na cadeia de suprimentos.

O que é uma solução em real time visibility?

Uma solução de real time visibility é uma tecnologia que fornece rastreamento e monitoramento em tempo real de mercadorias e cargas em trânsito em toda a cadeia de suprimentos. 

Ela permite que as empresas tenham total visibilidade sobre as operações da cadeia de suprimentos. Isso desde a aquisição de matéria-prima até a entrega final, em tempo real.

Esta solução combina dados de várias fontes, incluindo dispositivos habilitados para GPS, sensores IoT e sistemas de gerenciamento de transporte (TMS). Isso tudo com o propósito de fornecer informações em tempo real sobre a localização, condição e status das cargas. 

A solução também permite o gerenciamento proativo de riscos, fornecendo alertas para possíveis atrasos, interrupções ou outros problemas que possam afetar a cadeia de suprimentos.

Qual a importância de contar com uma plataforma de real time visibility?

As soluções de real time visibility tornaram-se cada vez mais importantes no cenário logístico global atual. 

Essas plataformas oferecem rastreamento e monitoramento em tempo real de cargas e atividades de transporte. Proporcionando às empresas, dessa maneira, maior percepção e controle sobre as operações da cadeia de suprimentos.

Os benefícios de uma plataforma de visibilidade em tempo real podem levar a maior eficiência, melhor atendimento ao cliente e trazer vantagem competitiva no mercado. 

Em suma, uma solução de visibilidade em tempo real é fundamental para empresas que buscam simplificar suas operações de cadeia de suprimentos. Assim como melhorar seu desempenho logístico geral.

Como escolher a solução ideal de real time visibility?

Existem variadas formas de escolher uma solução de real time visibility:

 Em linhas gerais, considere o nível de visibilidade fornecido pela solução, conforme segue:

  1. Oferece visibilidade de ponta a ponta, permitindo que você rastreie suas cargas da origem ao destino? Fornece atualizações em tempo real sobre a localização e o status de suas cargas, bem como possíveis atrasos ou interrupções?
  2. Em segundo lugar, considere os recursos de integração da solução. Ela se integra com seus sistemas e software existentes, como seu sistema de gerenciamento de transporte (TMS) ou sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP)? A integração perfeita pode ajudar a garantir que seus dados sejam precisos e atualizados. Além disso, também pode ajudar a simplificar seus fluxos de trabalho e melhorar a eficiência
  3. Em terceiro lugar, considere os recursos de análise e geração de relatórios da solução. Analise se ela oferece análises robustas e ferramentas de relatórios que permitem analisar o desempenho da sua operação. Bem como identificar áreas de melhoria e tomar decisões baseadas em dados
  4. Finalmente, considere a escalabilidade e flexibilidade da solução. Ela pode acomodar as necessidades do seu negócio à medida que ele cresce e evolui? Ela oferece recursos e configurações personalizáveis que podem ser adaptados às suas necessidades específicas?

Os fatores acima facilitarão a escolha de uma solução de visibilidade em tempo real que atenda às suas necessidades de negócios. E que, além disso, te ajude a otimizar as operações de sua cadeia de suprimentos. 

Contudo, também pontuamos outros tópicos para que você tenha 100% de certeza no processo de escolha da ferramenta, como os seguintes:

Escolha uma solução que ofereça uma visibilidade avançada em 360º da sua operação

Procure uma solução de visibilidade em tempo real que forneça uma visão completa de toda a operação da cadeia de suprimentos. Incluindo, por exemplo, todos os modos de transporte, locais e níveis de estoque. 

Isso permitirá que você monitore sua operação de ponta a ponta e identifique rapidamente possíveis problemas.

Com o LogManager — plataforma de visibilidade avançada e em tempo real de cargas internacionais — você tem total controle da sua operação no comex, com recursos que permitem:

  • Ter transparência em todos os seus embarques em todos os momentos
  • Enviar follow-ups para quem precisa, de forma automática
  • Acompanhar os embarques desde a logística internacional até o desembaraço aduaneiro
  • Centralizar os documentos de cada embarque
  • Manter suas informações seguras — e muito mais!
Monitore suas cargas internacionais etapa a etapa com o LogManager

Opte por uma alternativa que permita o monitoramento de suas operações com agilidade e eficiência

A solução de visibilidade em tempo real que você escolher também precisa oferecer ferramentas de monitoramento rápidas e eficientes. Além disso, elas devem permitir identificar problemas rapidamente e tomar medidas corretivas. 

Portanto, busque recursos como alertas em tempo real, gerenciamento de exceções e relatórios automatizados.

Alertas e notificações personalizadas da plataforma de visibilidade em tempo real Logcomex

Com o LogManager, você sabe exatamente quais documentações estão faltando, não perde os prazos aduaneiros e tem um workflow completo com todos os passos do seu embarque.

A ferramenta fornece informações de todos os departamentos para entender as ações necessárias. Dessa forma, você entende as ações necessárias, evita atrasos, custos extras e rupturas de estoque na linha de produção.

Além disso, a plataforma permite o monitoramento e acompanhamento da carga em tempo real.

Priorize ferramentas que ofereçam um gerenciamento completo de risco

A solução ideal de visibilidade em tempo real deve oferecer ferramentas completas de gerenciamento de riscos. Permitindo, dessa forma, que você identifique e mitigue riscos potenciais antes que eles se tornem problemas dispendiosos. 

A ferramenta também deve trazer recursos como análise preditiva, monitoramento de desempenho do fornecedor, rastreamento de segurança e conformidade.

Alertas preventivos e notificações de status de carga da plataforma LogManager

Com a plataforma de visibilidade avançada em tempo real da Logcomex, você recebe diretamente no seu e-mail alertas e notificações sobre seus embarques. Dessa forma, seu gerenciamento de risco se torna mais prático e assertivo.

  • Receba notificações automáticas sobre embarques com atraso na liberação aduaneira
  • Monitore cada etapa da jornada da sua carga e tenha previsibilidade sobre a estimativa de chegada
  • Reduza riscos de demurrage
  • Receba alertas de CE Mercante manifestado no dia
  • Receba avisos sobre retenção do armador (BL)
  • Planeje sua operação com eficiência, precisão e reduza custos operacionais com  visão 360º.

Prefira uma solução que permita personalizar os relatórios

A solução escolhida deve fornecer relatórios personalizáveis que atendam às necessidades específicas do seu negócio. 

Isso ajudará você a acompanhar os principais indicadores de desempenho (KPIs) e identificar áreas para melhoria. Procure soluções que ofereçam relatórios pré-criados, bem como a capacidade de criar relatórios personalizados.

Com o LogManager, por exemplo, você visualiza o progresso e assume o controle da sua operação configurando as informações que deseja receber por embarque. Além disso, a plataforma também envia resumos diários dos seus embarques via e-mail.

Observe os insights que a solução oferece

A solução de visibilidade em tempo real deve oferecer insights que vão além do simples rastreamento e monitoramento

São necessários recursos avançados de análise e geração de relatórios. Permitindo, assim, que você identifique tendências, preveja resultados e otimize as operações de sua cadeia de suprimentos.

Insights da plataforma de visibilidade em tempo real da Logcomex

A Inteligência Artificial da Logcomex é preparada para otimizar a sua gestão de embarques.

Com base em movimentações e rotas do mercado, trazemos as principais informações para você sobre maiores e menores tempos, performance dos armadores e muito mais.

Tudo para deixar sua operação eficiente com informações seguras e assertivas para a sua tomada de decisão mais estratégica.

Para receber os insights do LogManager, basta inserir  um embarque utilizando as opções contêiner ou BL.

Dê preferência a uma ferramenta que permita integrações

A ferramenta que você escolher deve permitir facilmente a integração com outros sistemas e tecnologias. Como, por exemplo, sistemas de gerenciamento de transporte (TMS), sistemas de gerenciamento de armazém (WMS) e sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP). 

Finalmente, isso permitirá que você agilize suas operações e obtenha uma visão mais abrangente do seu negócio.

Integrações LogManager

Com o LogManager, você pode conectar facilmente sua operação de ponta a ponta com seu ERP e ter controle total da sua operação. Dessa forma, o acompanhamento do seu processo de supply chain pode ser feito com praticidade por todos os stakeholders da companhia.

Leia mais: Como obter redução de custos na cadeia de suprimentos?

Por fim, não esqueça de considerar o quesito suporte

Procure um provedor de soluções que ofereça excelente suporte ao cliente. Incluindo, por exemplo, assistência técnica 24 horas por dia, 7 dias por semana, treinamento de usuários e suporte e manutenção contínuos.

Você também deve considerar soluções que possuam alternativas facilitadas de autoatendimento, como o LogManager:

Autoatendimento da visibilidade em tempo real Logcomex

Na plataforma de real time visibility da Logcomex, além de suporte em tempo integral, você encontra guia virtual, documentação do produto e userguidings. Assim, você pode optar entre o autoatendimento ou falar com um agente do suporte técnico.

Quer saber mais sobre a plataforma de visibilidade avançada em tempo real da Logcomex e entender tudo o que ela pode fazer pela sua empresa? Preencha o formulário abaixo e solicite já sua demonstração gratuita!