Site Loader
Reading Time: 2 minutes

Aqui na LogComex vivenciamos a realidade dos mais diferentes intervenientes logísticos. E um dos principais desafios, na rotina de quem lida com o gerenciamento de embarques seja próprio ou de clientes, é a dependência  de informações de terceiros. Este processo complexo resulta em alguns problemas comuns para as empresas como delay de informações, que pode ocasionar a perda de prazos, aumento nos custos  e até mesmo clientes em virtude do atrasos nas informações. Frente a este cenário, um monitoramento automatizado pode auxiliar a melhorar o controle do que aconteceu com seus embarques

O workflow, que pode ser definido como um fluxo de trabalho, é resultado obtido a partir de uma ferramenta de tecnologia como o Tracking Automatizado no nível do Comércio Exterior, que permite que documentos e informações sejam organizados de forma simplesentre diferentes setores para que um processo alcance o resultado esperado.

De forma automatizada, em uma plataforma web como a LogComex, o workflow elimina a perda de tempo com a realização dos follow-ups manuais e consequentemente os deadlines atrasados. Tudo isso, uma vez que, a cada evento no processo o sistema é atualizado e o usuário recebe uma notificação informando a atualização de status. Confira detalhes do Workflow do Tracking Automatizado da LogComex:

 

 

 

Com acesso a uma ferramenta de workflow, a exemplo da apresentada acima, é possível estruturar um fluxo de informação completo em seu negócio, integrado a um sistema de gestão de processos. Com isso, fica fácil delinear passo a passo da operação, problemas e oportunidades para melhoria.

Como o Monitoramento  Automatizado pode melhorar os meus processos? 

São inúmeras as vantagens que o Workflow traz para a rotina de quem trabalha para com o Comércio Exterior. Para sua visualização, listamos algumas delas:

  • Acesso a dados e informações de forma atualizada
  • Transparência nos eventos que ocorreram e eventos futuros
  • Fácil identificação de problemas e pontos de melhorias
  • Redução de erros humanos ao longo das etapas
  • Fim das informações desatualizadas

Workflow X Processos: a importância de não confundir os dois conceitos 

Quando falamos em gerenciamento de embarques no Comércio Exterior, os conceitos de Workflow e processos muitas vezes aparecem juntas como no título de post, mas não necessariamente dizem respeito a mesma coisa.

É importante saber realizar a diferenciação para ter um resultado ainda mais efetivo. Desta forma, podemos dizer que processo nada mais é do que uma sequência de tarefas a serem executadas para alcançar um resultado. Já o workflow nada mais é do uma forma de mapear e dar sentido a esta sequência, para tornar o processo mais facil de entendido e realizado.

Agora que você já sabe da importância e dos benefícios do workflow, que tal conhecer mais sobre o Tracking Automatizado?  Clique aqui e confira!

Post Author: Thaynara Rezende de Oliveira

Produtora de conteúdo da LogComex, jornalista e especialista em Comportamentos de Consumo.