Se você atua com comércio exterior com certeza você vai se identificar com a situação a seguir: utilizar várias planilhas e documentos diferentes para analisar as informações referentes a importação. Hoje, com a variedade de operações e informações, um dos principais desafios do mercado é ter o controle da importação online em um só lugar.
Estar a par do que acontece ao longo do processo na cadeia logística, além de necessário, pode trazer diversas vantagens competitivas para o negócio. Listamos alguns dos benefícios a seguir, confira:
Toda transação comercial requer muita cautela e atenção aos detalhes. Somente assim o pedido pode ser executado e entregue dentro do previsto e com menos dor de cabeça possível — e, claro, sem prejuízos. Quando entramos no ramo do comércio exterior, esses cuidados precisam ser redobrados.
Trazer um produto de outro país não é tão simples quanto parece. Diversas etapas fazem parte do processo — desde que a mercadoria sai de sua origem e chega até o destino.
Por isso a importância de acompanhar cada uma dessas fases e isso é feito através do controle de importação.
Um sistema de visibilidade em tempo real é útil para o controle da importação, ajudando a planejar cada detalhe com cuidado, otimizar e agilizar a logística e os processos. Além de prever e possivelmente evitar/adiantar a resolução de problemas durante o processo.
É importante ainda lembrar da atenção ao controle de importação Sefaz, que são as regras definidas pela Secretaria de Fazenda de cada estado para esse tipo de operação.
Hoje, a tecnologia de negócios se faz presente na cadeia do processo do comércio exterior com a configuração e implementação de softwares adequados para o controle da importação, otimização do sistema para logística e até mesmo automatização de um relatório.
Por exemplo, um sistema de visibilidade para os processos de importação proporciona maior controle referente a nacionalização dos produtos, apuração das despesas e até mesmo em fechamento de processos.
Devido às exigências e Instruções Normativas de cada país pela Receita Federal, é importante manter o controle de importação. Afinal, com ela é possível ter os processos do comex seguindo todas as legislações atualmente vigentes. Evitando, assim, problemas, prejuízos e até mesmo perda dos produtos.
Esse controle é necessário ainda para as empresas conseguirem manter os devidos processos na antecipação de cenários pela visualização de uma média histórica.
Bem como para a melhora no relacionamento entre as áreas, atendimento aos prazos e para o aumento da confiabilidade, por exemplo.
Até aqui entendemos a importância do controle de importação, além da necessidade de mantê-lo durante o processo de importação.
Para reafirmar isso, separamos alguns dos benefícios em possuí-lo e de tudo estar devidamente atualizado. Veja:
Durante a importação são muitas etapas, consequentemente, diferentes prazos. Cada um deles precisa ser seguido — já que um depende do outro.
Através do controle é possível monitorar essas datas, acompanhar o que está acontecendo e manter os prazos em dia.
É possível ainda acompanhar se alguma das etapas está demorando mais que o normal. Sem falar que, em casos de atraso, o importador pode se adiantar para verificar algum possível problema e antecipar a resolução.
O processo de importação requer diversos trâmites, burocracias, documentos e impostos a pagar. Por isso, o controle de importação oferece uma gestão mais assertiva sobre tudo, o que garante mais idoneidade no processo.
É através dele que pode ser possibilitada maior transparência — o que traz mais credibilidade para a empresa frente ao mercado.
A carga tributária brasileira é bem alta. E, a fim de evitar multas — além de impostos ou correções — é necessário ter controle total dos processos envolvidos na importação.
Além de problemas logísticos que podem aparecer durante o processo e evitados com a antecipação dos mesmos.
Ao investir em uma plataforma online para o controle de importação você consegue dimensionar prazos e planejar o andamento das demais etapas e finalização da logística. Tudo com apenas alguns cliques.
Portanto, para um planejamento financeiro e estratégico mais assertivo, o controle pode ser uma mão na roda para a empresa ou importador.
Leia mais: Por que automatizar o processo de importação?
O controle de todo o processo requer o acesso a diferentes informações. Com o uso da tecnologia, é possível automatizar o serviço, diminuindo a burocracia e o tempo necessário para o acesso.
Tão importante quanto o acesso aos dados são as fontes e a confiabilidade que eles oferecem. A segurança das informações, a partir da comparação e do rastreio de origem permite a tomada de decisões cada vez mais assertiva.
Quanto mais informações, mais controle. Consequentemente, menos danos e prejuízos e um serviço otimizado.
Por isso, separamos aqui algumas dicas sobre o que é preciso para um controle de importação eficiente. Acompanhe:
Para ter um controle de importação assertivo é necessário unificar as informações, centralizando todas as necessárias em um canal de simples acesso.
Assim, empresas e importadores já sabem onde buscar e o canal vai servir como essa porta de entrada.
Leia mais: Qual a importância da visibilidade no processo de importação?
Para mensurar o desempenho de um processo, evitar falhar, otimizar o serviço oferecido e seu alcance, por exemplo, é necessária uma análise de dados.
Esse processo pode ser feito através dos Indicadores-Chave de Desempenho ou Key Performance Indicator (KPI).
Alguns indicadores que podem ser aplicados no comércio exterior são:
Uma plataforma que reúna informações e traga visibilidade para a empresa é o caminho ideal para quem busca oferecer serviços de qualidade.
Ao integrar os recursos em um só lugar, você evita problemas, disponibiliza mais detalhes e ainda pode otimizar o que é levado ao cliente.
Ainda mais quando pensamos em comércio exterior e todas as etapas de cada serviço. É uma estratégia necessária para o dia a dia.
Além de um software que otimize a disponibilidade de informações com atualizações constantes, fornecendo o acompanhamento da demanda, ao entrarmos nesse segmento, especificamente, é preciso ainda ter profissionais capacitados e multidisciplinares.
Uma equipe que entenda dos prós, contras, necessidades especiais e que consiga até mesmo prever possíveis problemas com os embarques de cargas importadas.
Leia mais: Comércio Internacional: Como a visibilidade impulsiona seus resultados?
A tecnologia tem feito cada vez mais parte da nossa rotina otimizando serviços e facilitando caminhos.
No comércio exterior e com o controle de importação não seria diferente, né? É um facilitador agregado. Por isso, aqui separamos alguns benefícios:
Nada mais ágil que integrar serviços em um único lugar. Usando da tecnologia é possível otimizar informações em um único espaço, evitando um monte de papel que vai acabar se perdendo.
Como, por exemplo, várias fichas, formulários — que ainda extrapolam a capacidade física de armazenamento.
A tecnologia vem como uma forte aliada também nesse sentido, podendo unificar tudo isso, gerando conforto e fidelização do cliente. Além de segurança para a empresa com o armazenamento mais seguro de dados.
A carga envolvida no processo de importação passa por várias e várias etapas até que alcance o destino. Por conta disso, muitas pessoas estão envolvidas na logística.
Ao passar por cada um desses setores é possível disponibilizar uma atualização, quase que em tempo real, para o rastreamento dos produtos ser feito.
O monitoramento facilita que os prazos sejam cumpridos, o que permite que o produto chegue no tempo previsto.
Além disso, o monitoramento da carga em tempo real também colabora para o diagnóstico de possíveis problemas antecipadamente.
É preciso controlar tudo que se possui. No comércio exterior é necessário que um bom gerenciamento logístico seja executado para que sejam controlados onde estão os produtos.
Bem como o que falta, o que sobra, a produção de itens e os prazos para entregas das cargas solicitadas.
Afinal, ter demais um tipo de item pode representar prejuízo e falta de giro do mercado. Enquanto isso, você pode estar deixando de comprar um outro produto que tem muito mais procura. É preciso manter atenção diária no estoque para evitar prejuízos.
Com dados apurados e disponibilizados em um sistema, a empresa pode fazer o levantamento dos indicadores.
Assim pode entender o que precisa ser melhorado, onde continuar investindo e o que não vale a pena insistir, por exemplo. Com isso, o aprimoramento pode ser constante.
Essa é, inclusive, a importância de manter os indicadores alimentados e atualizados constantemente. Podem ser usados como ferramenta de alcance e suporte.
Quando pensamos em exportação e importação, logo vem na nossa cabeça as várias etapas que compõem o processo, a logística, burocracia e trâmites necessários. Correto?
É muito para resolver e o processo é sequencial, repetitivo e todos somos humanos, passíveis de erros e falhas.
Porém, qualquer deslize pode comprometer a carga ou trazer problemas — visto que, no comércio exterior, tudo é complexo.
É importante ainda lembrarmos que as falhas geram custos! Por exemplo, em um processo de importação em desacordo com a lei, a Receita Federal do Brasil pode aplicar multas, que vão de 10% do Imposto de Importação (II) até mesmo ao perdimento da carga.
Justamente por esse contexto uma plataforma de visibilidade em tempo real entra justamente para otimizar o serviço e impedir que falhas comuns possam acontecer.
Neste sentido, a tecnologia adequada para a gestão dos processos de importação pode fazer toda a diferença, proporcionando mais êxito e assertividade.
O LogManager é a ferramenta de visibilidade em tempo real da Logcomex que otimiza seu controle de importação.
Com ele, você obtém:
Tomada de decisão baseada em dados: com as informações em tempo real que garantem maior controle das suas importações.
Quer saber mais sobre a ferramenta e como ela beneficia seu controle de importação? Clique aqui e preencha o formulário na página para agendar uma demonstração gratuita.