Dashboards: a importância e as vantagens para o comércio exterior

Dashboards: a importância e as vantagens para o comércio exterior

30 de julho de 2019 Off Por Thaynara Oliveira

Um dos principais desafios para quem está inserido hoje no mercado de Comércio Exterior é lidar com o grande volume de dados. Com a velocidade dos processos e a própria transformação digital, é preciso encontrar novas formas de realizar  estudos ainda mais estratégicos. E por isso que as dashboards são excelentes aliadas para a gestão. 

O que são dashboards? 

Fazendo o uso de uma ferramenta de inteligência, a exemplo de um Big Data, as dashboards nada mais são do que os painéis de controle que separam e classificam as informações de acordo com a sua necessidade

Ao aplicar filtros, é possível identificar métricas e indicadores na telas, que facilitam a análise e a compreensão dos dados uma que geralmente são apresentados de forma visual.

Para utilizar este método é importante ter definido de forma clara quais são os KPI (indicadores chaves de desempenho) a serem utilizados com base na ferramenta escolhida, para monitorar de forma eficiente e em tempo real as informações. 

 

Como obter bons resultados utilizando dashboards? 

Assim como a execução de qualquer outra tarefa, trabalhar com dashboards requer planejamento para obter bons resultados. Antes de iniciar é preciso definir um objetivo claro para o uso da ferramenta. Isso inclui conhecer o público ou objeto a ser estudado, levantar quais informações são mais relevantes e escolher apenas os filtros desejados, evitando o acúmulo de dados sem utilidade.  

 

Quais vantagens as dashboards oferecem para o ambiente de gestão? 

Ao optar por uma ferramenta com dashboards é importante compreender quais são as principais dores do negócio e de que forma as funções da ferramenta podem ajudar a resolver tais necessidades. Só assim é possível usufruir dos benefícios das dashboards, como os apresentados a seguir:

 

 

  • Fácil Interpretação 

 

Gráficos, mapas em diferentes cores, displays de informação são alguns recursos visuais que facilitam a visualização das informações apresentadas, principalmente no Comércio Exterior. A disposição dos dados desta forma é pensada para o melhor aproveitamento do usuário, na tomada de decisão e gestão de momentos de crise. 

 

 

  • Atualização em tempo real 

 

Com a coleta e entrega de informações em telas é possível eliminar eventuais problemas como informações desatualizadas. Isso permite tomar decisões mais assertivas, além de antecipar possíveis problemas. 

 

 

  • Análise de cenários 

 

Por meio das dashboards é possível realizar uma análise de mercado, antecipando movimentações da concorrência e identificando gargalos que seus negócios podem atender junto a potenciais clientes. 

 

 

  • Análises preditivas 

 

Recursos como históricos de movimentações possibilitam estabelecer a comparação de informações, mapeando comportamentos, variações e apontando tendências que podem impactar diretamente nas decisões de mercado e no possível resultado dos negócios. 

 

Agora que você já sabe como funcionam as dashboards, que tal potencializar suas estratégias? Conheça o Big Data e tenha a LogComex com um parceiro nos seus resultados!