Comemore o dia do despachante aduaneiro sabendo um pouco mais sobre a origem da profissão e como se tornar um profissional 4.0

Dia do despachante aduaneiro: dicas para ser um profissional 4.0

Hoje, 25 de abril, é celebrada uma antiga profissão: é o dia do despachante aduaneiro, esse profissional que, a saber, atua como representante de importadores e exportadores na aduana e órgãos anuentes. 

Ele é responsável, assim, por acompanhar vistorias, receber mercadorias desembaraçadas, apresentar documentos relativos ao despacho e realizar todos os processos necessários para a liberação da carga. 

Por isso, no artigo de hoje do blog da Log, vamos falar mais sobre a sua importância e, ainda, como se reinventar em um mercado tão competitivo! Vamos lá?

Despachante aduaneiro: história e evolução da profissão

Em 1850, o imperador Pedro II promulgou o Primeiro Código Comercial, estabelecendo os caixeiros como responsáveis pelo despacho das mercadorias. Dez anos depois, foi criada a necessidade do despachante aduaneiro pela primeira vez, em conjunto com o caixeiro. 

Desde então, a profissão de despachante aduaneiro veio se adaptando ao longo do tempo, enfrentando mudanças na legislação, nas tecnologias, na infraestrutura, na indústria e em diferentes setores — que sempre exigiram uma atualização constante por parte desse profissional. 

Ao longo deste texto veremos o que é o comércio exterior 4.0 e como esse profissional pode se adaptar a essa nova era. 

Comércio exterior 4.0 e o despachante aduaneiro

A humanidade já enfrentou três grandes revoluções industriais: a primeira da invenção da máquina à vapor, a segunda do aprimoramento das máquinas e a terceira da globalização e junção da tecnologia à ciência. 

Atualmente vivemos uma expectativa, mas alguns países já estão sendo pioneiros e dando passos iniciais na quarta revolução: a da conectividade das máquinas e automatização

Trazendo isso para o campo do comércio exterior, por causa de um excesso de burocracias que o envolvem, essa é considerada uma área tradicional. 

Porém, nunca se falou tanto no termo “Comex 4.0”, que diz respeito a essa nova revolução industrial e aos resultados do avanço no uso de novas tecnologias — como automatização de processos, computação em nuvem, centralização de informações e redução de tarefas redundantes nos processos de importação e exportação. 

De fato, com softwares capazes de gerir processos, algumas atividades da rotina do despachante aduaneiro podem se tornar obsoletas. 

Porém, por esse profissional possuir um enorme conhecimento técnico na área, a busca por consultoria aduaneira está cada vez maior. 

Portanto, o despachante que entende esse novo modelo de negócio e consegue se adaptar e compartilhar seus conhecimentos com clareza, com certeza terá sucesso no comex 4.0 e conseguirá, desta forma, se adaptar a mais esse desafio. 

Em 1963, o professor Leon C. Megginson, referindo-se ao “Origem das Espécies”, de Charles Darwin, proferiu a seguinte frase (e que hoje pode ser aplicada analogamente ao que estamos falando):

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Leon C. Megginson

A saber, abaixo você confere dicas que podem potencializar sua carreira como despachante aduaneiro, transformando-se em um profissional 4.0!

Como se tornar um despachante aduaneiro alinhado ao comércio exterior 4.0?

Sem dúvidas, ter uma cultura voltada ao desenvolvimento constante de novas habilidades e formas de comunicação, bem como ser capaz de explorar oportunidades e preparar-se para mudanças — contando, é claro, com o apoio da tecnologia — são alguns dos principais ingredientes para se tornar um despachante aduaneiro alinhado ao comércio exterior 4.0. 

Agora, como desenvolver cada um desses elementos? É o que veremos a seguir:

Novas habilidades e novas formas de comunicação

Primeiramente, o profissional deve sempre buscar por desenvolvimento. Nesse sentido, além das hard skills — habilidades técnicas que podem ser comprovadas através de diplomas e certificados — também são necessárias as soft skills: habilidades comportamentais que uma pessoa adquire ao longo de sua experiência de vida. 

No comércio exterior 4.0, as principais soft skills necessárias serão, a saber:

  • Capacidade analítica
  • Inteligência emocional
  • Liderança ou autoliderança
  • Negociação
  • Criatividade 
  • Pensamento crítico
  • Boa comunicação.

Aliás, quando falamos em novas habilidades também devemos ressaltar que as formas de comunicação mudaram. 

Segundo uma pesquisa da ONU, há 5.3 bilhões de pessoas conectadas à internet ao redor do mundo, ou seja, 67% de toda população mundial está se comunicando online

Despachantes aduaneiros possuem uma expertise inigualável na área. Por isso, é de se imaginar que conteúdo e grandes histórias são o que não faltam na bagagem desse profissional. 

Nesse sentido, as redes sociais como LinkedIn, Instagram, Youtube são o ambiente ideal para o despachante aduaneiro 4.0 compartilhar seus conhecimentos, histórias, fazer networking, criar novos negócios, oportunidades e parcerias.  

Ou se você preferir, para os mais clássicos, outra forma de melhorar a comunicação e o networking ainda é participar de eventos e comunidades da área, portanto não deixe de fazê-lo!

Aliás, a Logcomex é participante da maior comunidade de comex do Brasil: a LogNetwork — e gostaríamos de te convidar a fazer parte você também. Para isso, clique neste link.

Explore oportunidades e prepare-se para mudanças

Dados empregados da maneira correta podem facilmente se transformar em lucro. Portanto, use técnicas analíticas com clientes que você já possui. 

Dessa forma, é possível identificar possíveis gargalos de mercado e até as dores de seus clientes, além de oportunidades ou novos negócios que podem ser explorados. 

Porém, tenha cuidado com essa armadilha: mesmo com uma grande experiência na área, é necessário ter muita atenção às mudanças ao planejar estratégias. 

Com a grande competitividade no nicho, destaca-se a importância da adaptação às transformações digitais para usar a tecnologia a seu favor na hora de analisar históricos e tendências. 

Use a tecnologia a seu favor 

Falando nisso, a tecnologia pode atuar de diferentes formas a favor do despachante aduaneiro.

Desde facilitar a prospecção do seu cliente com ferramentas de business intelligence, otimizar o rastreio da chegada das cargas e até mesmo a integração automatizada com os sistemas do governo e das companhias de transporte. 

Os benefícios de o despachante aduaneiro utilizar tecnologia são diversos:

  • Maior organização dos processos
  • Melhor análise de dados para tomada de decisões assertivas
  • Redução de gargalos logísticos
  • Mais conhecimento para evitar possíveis problemas
  • Mais agilidade nas operações
  • Precisão nas informações repassadas para o cliente.

As inovações do mercado do comex ajudam, ainda, a facilitar e agilizar os trâmites de importação e exportação

Razão pela qual o despachante aduaneiro deve estar sempre atento sobre quais são elas e avaliá-las para uso próprio ou para indicar aos seus clientes. 

O despachante aduaneiro, ainda que sendo um dos players mais importantes do comércio exterior, está diante de alguns desafios no mercado atual. 

Porém, com seus conhecimentos e experiências já adquiridos, somados à tecnologia e digitalização, o profissional tem tudo o que precisa para se tornar um despachante aduaneiro 4.0. 

Essas foram nossas dicas para você que quer se tornar um despachante aduaneiro alinhado ao comércio exterior 4.0 e impulsionar seus resultados.

Não esqueça: a Logcomex possui uma plataforma dedicada a te ajudar nesse sentido. Conheça melhor abaixo.

Feliz Dia do despachante aduaneiro!

Logcomex para despachantes aduaneiros

A Logcomex valoriza muito o trabalho dos despachantes aduaneiros. Por isso, desenvolveu uma solução para levá-los ainda mais longe: o LogTracking.

Esta plataforma proporciona o rastreio de cargas em tempo real, mostrando de forma automatizada toda a movimentação da carga e permitindo a anexação automática de documentos referentes ao processo. 

Além disso, com ela, você também poderá:

Monitorar os embarques

Bem como a jornada da carga em tempo real sabendo a localização do navio com o seu contêiner, contendo os status:

  • Liberado para carregamento
  • DI desembaraçada
  • Registro DI
  • Registro DTA
  • Registro presença de carga
  • Carga carregada/descarregada
  • Manifestada
  • Cadastro de embarque
Monitoramento de embarques LogTracking
Monitoramento de embarques LogTracking

Reunir as informações sobre os seus embarques em um único lugar

Isso é possível por meio de uma lista customizável que traz os dados de todos os consignatários que você selecionar. Também é possível escolher e configurar de forma simples e intuitiva as colunas que contém as principais informações sobre a sua operação 

Lista de consignatários LogTracking
Lista de consignatários LogTracking

Acompanhar todas as etapas dos embarques nos modais marítimo e aéreo

Isso tudo com agilidade e segurança graças aos recursos da ferramenta que permitem acessar os status dos embarques, BL, ETA, Declaração de Importação (DI), data de desembaraço, canais, consignatários e +70 informações sobre a sua operação — garantindo à sua equipe autonomia para monitorar cada etapa do processo de embarque, tanto no modal marítimo como no aéreo. Além de viabilizar a construção de relatórios personalizados por cliente 

Acompanhamento dos status dos embarques com o LogTracking
Acompanhamento dos status dos embarques com o LogTracking

Visualizar cada etapa dos seus embarques

Com uma visão 360º com todas as informações sobre porto de origem e o destino final da carga

Visualização das etapas dos embarques com o LogTracking
Visualização das etapas dos embarques com o LogTracking

Acessar informações detalhadas sobre o status da carga

Além de informações sobre o BL, consignatário, fluxo, viagem, identificador, situação, embarque, tipo de embarque, tipo da carga, navio, IMO e ETA

Detalhes do status da carga no LogTracking
Detalhes do status da carga no LogTracking

Obter informações sobre a aduana

Com o CE e o número de manifesto, dados a nível de mercadoria, todos os envolvidos na operação e datas como:

  • Data de cadastro de embarque
  • Data de emissão de BL
  • Data de embarque
  • ETA
  • Data da última atualização
  • Data Emissão CE
  • Data Manifesto. 
Informações de CE, nº de manifesto, dados da mercadorias, envolvidos na operação e datas
Informações de CE, nº de manifesto, dados da mercadorias, envolvidos na operação e datas

Configurar alertas preventivos personalizados

Para gerenciar seus embarques com inteligência

Alertas que podem ser configurados com o LogTracking

Otimizar a gestão da documentação dos seus embarques

De forma centralizada e segura, podendo extrair o PDF da Declaração de Importação e do Comprovante de Importação (CI), além do XML da DI.

Além disso, você reúne os documentos dos seus embarques na plataforma, podendo fazer o upload a qualquer momento.

Centralização de documentos LogTracking
Centralização de documentos LogTracking

Acessar dashboards

Por consignatário, período e tipo de resultado para uma visão detalhada dos indicadores, que envolvem:

  • Distribuição por país de origem
  • Estados de destino
  • Consignatários
  • Agentes de cargas e armadores
  • Rankings de portos de origem e destino
  • Tempo médio no porto e muito mais!
Dashboards do LogTracking
Dashboards do LogTracking

Preencha o formulário abaixo e saiba mais sobre como a Logcomex pode ajudar profissionais de despacho aduaneiro como você a chegarem ainda mais longe.

Agende uma demonstração do LogTracking

Com o LogTracking, você consegue monitorar todos os seus embarques em um só lugar, com atualizações em tempo real. Solicite já uma demonstração gratuita!