DP World obtém certificação da IATA para serviço de frete aéreo no Brasil

A multinacional de logística e cadeia de suprimentos DP World obteve certificação da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla em inglês) para oferecer serviços de frete aéreo doméstico e internacional no Brasil.

Com a habilitação, a empresa agora pode negociar diretamente com companhias aéreas, reforçando a atuação no transporte de cargas também por meio de aeronaves.

No Brasil, a DP World opera um dos maiores terminais de carga do Porto de Santos (SP), que, segundo números da a companhia, movimenta 1,4 milhão de TEUs anualmente.

Com a Rumo, a empresa anunciou planos de construir um novo terminal de grãos e fertilizantes no mesmo porto, o que deve aumentar a capacidade do local para 12,5 milhões de toneladas ao ano.

No ano passado, o armazém de celulose do terminal foi ampliado em mais de 15 mil metros quadrados, elevando o espaço de armazenamento em quase 40%. A multinacional também investiu na inauguração de um novo escritório de gerenciamento de carga em Itajaí (SC).

O comércio exterior por via aérea cresceu de forma expressiva no ano passado no Brasil. Segundo dados da Logcomex, as importações pelo modal somaram 262,1 mil toneladas em 2024, o que representa uma alta de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

As exportações feitas por aeronaves, por sua vez, avançaram 19,6%, alcançando a marca de 2,6 milhões de toneladas no ano passado.

Em todo o mundo, o mercado de carga aérea apresenta desempenho crescente há 16 meses, segundo relatório da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Conforme os dados mais recentes, a demanda total (transporte doméstico e internacional), calculada em toneladas de carga vezes quilômetros (CTKs), subiu 8,2% em novembro de 2024, em comparação ao mesmo mês de 2023. Para as operações internacionais, o aumento foi ainda maior, de 9,5%.

Recentemente, o grupo suíço Mediterranean Shipping Company (MSC), por meio de sua divisão MSC Air Cargo, recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a realização de operações aéreas não-regulares para e a partir do Brasil.