Saiba o que é e para que serve o dumping

Dumping: o que é e como combater no comércio exterior?

As relações comerciais e as dinâmicas do mercado por vezes acontecem nos mínimos detalhes e demandam normas e convenções de boas práticas. Cada decisão, escolha e caminho seguido tem consequências que afetam toda a cadeia produtiva até o consumidor. Em uma economia global cada vez mais complexa, algumas práticas são consideradas “antimercado” e nada saudáveis para todos os envolvidos nos processos comerciais. Dentre essas práticas, o dumping chama a atenção por ser uma ação considerada “predatória”. 

No entanto, como qualquer conceito ou prática de mercado, o dumping é mais diverso do que parece, sendo caracterizado e compreendido de forma distinta, o que torna, por vezes, difícil sua identificação. Para entender tudo sobre a prática e seus “tipos”, preparamos esse artigo. Você irá conferir:

O que é dumping?

Mas afinal, o que é dumping? Dumping vem do verbo inglês “dump”, cuja tradução é esvaziar. Dumping significa esvaziando. No caso, esvaziando o preço de um produto ou mercadoria com intenções antimercado.

Trata-se, portanto, da comercialização de produtos, bens ou serviços abaixo dos preços do mercado e/ou custos de produção, geralmente por vendedores externos (ou estrangeiros) com a finalidade de eliminar concorrentes. Normalmente, após o concorrente não conseguir manter as operações em funcionamento, o preço é novamente elevado. 

A estratégia é antiga, foi aprimorada ao longo do tempo e é veementemente repudiada pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Atualmente, existem alguns tipos diferentes de dumping, que caracterizam estratégias não menos predatórias do ponto de vista do mercado. 

Leia mais: “Conheça as principais práticas ilegítimas no comércio exterior

Tipos de dumping

O dumping persistente é caracterizado pela ação de manter os preços abaixo do mercado por um tempo longo. Essa modalidade acontece quando a empresa possui subsídios do governo, que realiza a prática para incentivar a exportação dos produtos nacionais.

O temporário se caracteriza por ações rápidas e pontuais de eliminação da concorrência e quando há excedente na produção das mercadorias no mercado interno. O preço é abaixado para minimizar os prejuízos sem afetar o mercado e o consumo local. 

O dumping predatório ocorre quando, para abaixar o preço dos produtos no mercado exterior, eleva-se o preço no mercado interno para garantir a receita sem prejuízos. A ideia é aqui é prejudicar a concorrência sem perder por isso. 

Por fim, há também o chamado dumping social que ocorre quando o país de origem barateia e explora a mão de obra para baratear os custos de produção e, assim, praticar preços menores do que os de mercado e conquistar novos consumidores.

Como identificar uma ação de dumping?

O primeiro ponto de atenção é se o produto concorrente estrangeiro é de fato igual ou muito parecido com o produto já existente na indústria nacional. Em segundo lugar, é importante verificar o preço pelo qual o produto é comercializado em seu próprio país, além dos preços de produção aplicados. Se o preço estiver abaixo da margem de produção e dos preços normalmente comercializados pelo mercado, a ação pode ser caracterizada como dumping.

Como funcionam as margens do dumping?

A margem de dumping é a diferença monetária entre o valor normal de mercado e o valor de exportação entre transações e produtos comparáveis e similares. Há, inclusive, um simulador de preços de exportação disponibilizado pelo Governo Federal para este fim, como medida antidumping. 

Como valor normal são consideradas características como os preços sem os impostos e por um valor à vista do produto. Caso não haja padrão, é preciso verificar o preço dos produtos em outros países e no próprio país de origem da mercadoria. O preço de exportação diz respeito a todos os custos necessários para a realização da exportação como os custos de produção, comercialização e tributos internos e externos. 

A esta diferença, há a margem de dumping e é a partir dela que se sabe se há ou não a prática.

Leia mais: Exportação: quais são os produtos mais exportados por UF?

Medidas antidumping

As medidas antidumping são ações tomadas pelos governos para coibir a prática de preços desleais. As medidas estão previstas no Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) e desincentivam a prática, que atenta contra outras economias. A principal delas é a taxação da importação para que os produtos nacionais e estrangeiros sejam comercializados com valores semelhantes. 

A lógica das medidas é impedir que determinadas empresas estrangeiras maiores e com mais recursos sejam privilegiadas em detrimento das economias nacionais. 

Tais medidas são consideradas protecionistas e não raro se tornam alvo de críticas por países que consideram as medidas como ruins às suas economias. O argumento é que se uma empresa estrangeira é capaz de reduzir os custos ela deve ter o direito de aplicá-lo, sem que haja a intenção de prejudicar os concorrentes nacionais. Do mesmo modo, caso haja excedente na produção, defendem o direito de vendê-lo a preços menores.

Um outro argumento contrário às medidas antidumping diz respeito ao mercado consumidor. Se existe um produto mais barato e mais acessível à população, é direito do consumidor ter acesso a ele. As medidas antidumping podem levar ao encarecimento de produtos e prejudicar a própria população, defendem. Como se pode ver, a questão é controversa e deve sempre ser analisada com cautela. 

Lei antidumping

Em 1979 o Brasil oficializou os acordos antidumping, sendo incorporados na legislação brasileira em 1987, por meio dos decretos nº 93.941 e nº 93.962, ambos aprovados pelo Congresso Nacional. Há também a criação do Departamento de Defesa Comercial (Decom), órgão responsável pela fiscalização de práticas que atentam contra a economia. 

Atualmente, o decreto em vigor é o nº 1.602/95, que segue as diretrizes da OMC. Dentre as medidas está a possibilidade de denúncia e investigação de empresas que estejam praticando o dumping, em um processo que pode durar de 12 a 18 meses. Além do Decom, estão envolvidos a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e o Comitê Consultivo de Defesa Comercial (CCDC).

Caso a prática seja confirmada, pode haver a sanção de penas, multas e tarifas extras sobre os produtos importados no país pela empresa que praticou o ato. 

Um exemplo de aplicação da lei antidumping no Brasil é o caso dos pneus chineses, que viram seus produtos serem taxados em 2019 por um período de 5 anos. Em contrapartida, o frango brasileiro está com tarifas extras que aumentam de 17,8% a 32,4% durante 5 anos após sofrer sanções antidumping do gigante asiático. 

Produtos com antidumping no Brasil

Você sabia que existe uma lista com todos os produtos que atualmente estão com incidência de antidumping? Abaixo, a lista retirada do site oficial do Ministério da Economia.

PRODUTOMEDIDAORIGEMPRAZO DE VIGÊNCIA
Ácido adípicoDireito Antidumping DefinitivoAlemanha, China, Estados Unidos da América, França e Itália31/03/2026
Ácido cítricoDireito Antidumping Definitivo e Compromisso de PreçoChina18/10/2022
Acrilato de butilaDireito Antidumping DefinitivoEstados Unidos08/04/2026
Acrilato de butilaDireito Antidumping DefinitivoÁfrica do Sul e Taipé Chinês24/09/2026 (Cobrança suspensa para importações originárias de Taipé Chinês)
AlhosDireito Antidumping DefinitivoChina03/10/2024
Alto-falantesDireito Antidumping DefinitivoChina29/11/2024
Anidrito ftálicoDireito Antidumping DefinitivoIsrael e Rússia22/12/2026
Barras chatas de aço ligadoDireito Antidumping DefinitivoChina28/11/2021
Batatas CongeladasDireito Antidumping Definitivo e Compromisso de PreçoAlemanha, Bélgica, França e Holanda17/02/2022
Borracha nitrílica (NBR)Direito Antidumping DefinitivoCoreia do Sul e França13/08/2023
CadeadosDireito Antidumping DefinitivoChina13/11/2024
CalçadosDireito Antidumping ProvisórioChina25/02/2027*
Canetas esferográficasDireito Antidumping DefinitivoChina19/02/2021*
Cartão semirrígidoDireito Antidumping DefinitivoChile12/07/2024
Chapas de gessoDireito Antidumping DefinitivoMéxico26/09/2023
Chapas off-setDireito Antidumping DefinitivoChina, Estados Unidos da América, Taipé Chinês e União Europeia05/05/2026
Cilindros para GNVDireito Antidumping DefinitivoChina27/07/2026
Cordoalhas de açoDireito Antidumping DefinitivoChina07/07/2022
Corpos moedores para moinhoDireito Antidumping DefinitivoÍndia19/06/2023
Corpos moedores para moinho (subsídios)Medida Compensatória DefinitivaÍndia01/04/2024
EBMEGDireito Antidumping DefinitivoEstados Unidos28/09/2021*
EBMEGDireito Antidumping DefinitivoAlemanha22/04/2021*
EBMEGDireito Antidumping ProvisórioFrança25/02/2027
Escovas para cabeloDireito Antidumping DefinitivoChina22/11/2024
EspelhosDireito Antidumping DefinitivoChina e México17/02/2027* (Cobrança suspensa para importações originárias do México)
Ésteres acéticosDireito Antidumping DefinitivoEstados Unidos e México22/08/2022
EtanolaminasDireito Antidumping DefinitivoEstados Unidos e Alemanha01/11/2024 (Cobrança suspensa para importações originárias da Alemanha)
FenolDireito Antidumping DefinitivoEstados Unidos e União Europeia17/09/2025 (Cobrança suspensa)
Filme PETDireito Antidumping DefinitivoBareine e Peru01/07/2024
Filmes PETDireito Antidumping DefinitivoEmirados Árabes, México e Turquia23/02/2023
Filmes PETDireito Antidumping DefinitivoChina, Egito e Índia21/05/2026 (Cobrança suspensa para importações originárias de China e Egito)
Filmes PETMedida Compensatória DefinitivaÍndia30/08/2026
Filtros cerâmicos refratários   
Direito Antidumping DefinitivoChina25/06/2025 
Fios de açoDireito Antidumping DefinitivoChina07/07/2022
Fios de náilonDireito Antidumping DefinitivoChina, Taipé Chinês e Coréia do Sul23/12/2024
Garrafas térmicasDireito Antidumping DefinitivoChina07/07/2022 (Cobrança suspensa)
Ímãs de ferrite em forma de anelDireito Antidumping DefinitivoChina01/03/2021*
Laminados a frioDireito Antidumping DefinitivoChina e Taipé Chinês02/10/2024
Laminados a quenteMedida Compensatória DefinitivaChina21/05/2023 (cobrança suspensa)
Laminados planos de aço ao silício (Aço GNO)Direito Antidumping DefinitivoChina, Coréia do Sul e Taipé Chinês15/07/2024
Laminados planos de aço ao silício (Aço GNO)Direito Antidumping DefinitivoAlemanha15/07/2024
Laminados planos de baixo carbono e baixa liga (Chapas Grossas)Direito Antidumping DefinitivoÁfrica do Sul, China, Coréia do Sul e Ucrânia02/10/2024 (Cobrança suspensa para importações originárias da África do Sul)
LápisDireito Antidumping DefinitivoChina21/01/2026
Magnésio em póDireito Antidumping DefinitivoChina21/07/2021*
Magnésio metálicoDireito Antidumping DefinitivoChina24/09/2026
Magnésio metálicoDireito Antidumping DefinitivoRússia28/03/2023
Malhas de viscoseDireito Antidumping DefinitivoChina17/02/2022
n-ButanolDireito Antidumping DefinitivoEstados Unidos01/09/2022
n-ButanolDireito Antidumping DefinitivoÁfrica do Sul e Rússia23/12/2021
Objetos de louça para mesaDireito Antidumping DefinitivoChina17/01/2025
Objetos de vidro para mesaDireito Antidumping DefinitivoChina, Indonésia e Argentina23/12/2021
Papel cuchêDireito Antidumping DefinitivoAlemanha, Bélgica, Finlândia e Suécia09/04/2023
Pirofosfato ácido de sódio (SAPP)Direito Antidumping DefinitivoCanadá, China e Estados Unidos da América15/06/2025
Pneus agrícolasDireito Antidumping DefinitivoChina17/02/2022
Pneus de automóveisDireito Antidumping DefinitivoCoreia do Sul, Tailândia e Taipé Chinês16/01/2025 (Cobrança suspensa para importações originárias da Coreia do Sul)
Pneus de automóveisDireito Antidumping DefinitivoChina25/07/2024
Pneus de bicicletaDireito Antidumping DefinitivoChina, Índia e Vietnã19/02/2025
Pneus de cargaDireito Antidumping DefinitivoChina04/05/2026
Pneus de cargaDireito Antidumping DefinitivoCoreia do Sul, Japão, Rússia e Tailândia22/03/2026 (Cobrança suspensa para as importações originárias do Japão)
Pneus de motocicletasDireito Antidumping DefinitivoChina, Tailândia e Vietnã19/12/2024
Porcelanato técnicoDireito Antidumping DefinitivoChina05/02/2026
PVC-SDireito Antidumping DefinitivoEstados Unidos e México28/09/2021*
PVC-SDireito Antidumping DefinitivoChina14/08/2025
Resina de polipropilenoDireito Antidumping DefinitivoÁfrica do Sul e Índia28/12/2025
Resina de polipropilenoDireito Antidumping DefinitivoEstados Unidos01/11/2021*
Resina PETDireito Antidumping DefinitivoChina, Índia, Indonésia e Taipé Chinês28/11/2021
Sacos de jutaDireito Antidumping DefinitivoÍndia e Bangladesh30/09/2021*
Seringas descartáveisDireito Antidumping DefinitivoChina22/06/2026 (cobrança suspensa por interesse público)
Tubos de aço carbonoDireito Antidumping DefinitivoUcrânia22/09/2025
Tubos de aço carbono não ligadoDireito Antidumping DefinitivoChina21/07/2021*
Tubos de aço carbono sem costuraDireito Antidumping DefinitivoRomênia22/08/2022
Tubos de aço carbono sem costuraDireito Antidumping DefinitivoChina22/08/2022
Tubos de aço inoxidávelDireito Antidumping DefinitivoChina25/07/2024
Tubos de aço inoxidável austeníticoDireito Antidumping DefinitivoMalásia, Tailândia e Vietnã14/06/2023
Tubos de aço carbono sem costura (tubos de condução)Direito Antidumping DefinitivoChina30/08/2024
Tubos de borracha elastoméricaDireito Antidumping DefinitivoAlemanha, Emirados Árabes Unidos, Itália22/06/2026
Tubos de coleta de sangueDireito Antidumping DefinitivoAlemanha, China, Estados Unidos e Reino Unido29/04/2026
Ventiladores de mesaDireito Antidumping DefinitivoChina01/07/2024
Vidros automotivosDireito Antidumping DefinitivoChina17/02/2022*
Vidros para eletrodomésticos da linha friaDireito Antidumping DefinitivoChina25/06/2025
Vidros planos flotados incoloresDireito Antidumping DefinitivoChina, Egito, Emirados Árabes Unidos e México19/02/2026 (Cobrança suspensa para importações originárias do México)

* Medida em vigor por força de revisão de final de período em curso, nos termos do art. 105, § 2º do Decreto 8.058, de 2013.

Quer saber tudo sobre compliance aduaneiro?

O compliance envolve estar em conformidade com as orientações normativas internas (código de conduta da empresa) e externas (relacionadas aos órgãos reguladores). A Logcomex preparou um material exclusivo abordando todos os pontos sobre o tema. Preencha o formulário abaixo e baixe gratuitamente!