Saiba como a Logcomex ajudou a Embelleze a ampliar seus resultados no comex a ampliar seus resultados no comex

Embelleze e Logcomex: alta performance no mercado internacional

Com mais de 50 anos de história, a Embelleze é referência nacional no setor de beleza, oferecendo mais de 500 produtos que variam desde shampoos, a tintas de cabelo e kits de tratamentos. No entanto, o sucesso da empresa vai além da alta qualidade e variedade do seu catálogo de produtos.

Desde o início da operação, sua estratégia se manteve direcionada para a ampla distribuição das suas marcas, fortalecendo assim sua presença pelos quatro cantos do país.

“Hoje a gente tem produtos em cada esquina. Cada farmácia, mercado, estabelecimento comercial… Temos produtos da Embelleze chegando do Oiapoque ao Chuí” – comenta Fabrício Macedo, coordenador de compras da empresa.

Tal estratégia vem ganhando ainda mais força com a atuação no ambiente online, por meio da loja virtual, e também com a expansão para o mercado internacional, com filiais já estabelecidas na África, Europa e Estados Unidos, além da exportação para mais de 50 países em todo o mundo.

Para alcançar novos mercados e consolidar cada vez mais sua operação, a empresa é parceira da Logcomex, utilizando o módulo de análise para a importação na definição de planejamentos e processos voltados à ampliação de seus resultados no comércio global. E nós falamos com seu coordenador de compras, Fabrício Macedo, para entender um pouco mais sobre essa parceria de sucesso.

Confira os destaques a seguir!

Transformação no modelo de negócios

Nos últimos anos, a expansão dos negócios vem ganhando ainda mais importância para a Embelleze, impulsionada em grande parte pelas mudanças ocasionadas com a pandemia.

Fabrício conta que a empresa passou por uma expressiva transição em seu modelo de negócio, inclusive por compreenderem que existe muita oportunidade ainda a ser explorada no mercado internacional. 

Nós entendemos que não era mais possível fazer negócios como fazíamos antes da pandemia. As coisas mudaram radicalmente e nós precisávamos de algo a mais.” 

Com isso, a empresa decidiu contratar uma solução que oferecesse todo o apoio necessário para desenvolver uma melhor percepção do mercado externo e mais visibilidade sobre informações que são cruciais para o sucesso das suas negociações, garantindo ainda mais agilidade e segurança na sua tomada de decisão. E foi assim que a marca conheceu a solução de análise para a importação desenvolvida pela Logcomex.

“Antes da Logcomex, era tudo via Google. Google e às vezes um contato ou outro, indicações de fornecedores… Mas era muito difícil evoluir. Agora, nós conseguimos rastrear a origem exata de cada produto, entendendo inclusive os custos e suas margens, o que nos garante uma grande vantagem na negociação. Então, o poder para desenvolvimento de mercado agora é absurdo. Dá muita visibilidade e foi uma mudança bastante disruptiva na maneira como a gente prospectava fornecedores e desenvolvia novos mercados.”

Fabrício conta ainda que a velocidade com que a empresa obtém a informação por meio da Logcomex também se tornou um diferencial competitivo para suas operações de importação, especialmente para entender as movimentações e tendências do mercado, com dados que ajudam a Embelleze a se manter sempre à frente do que está por vir.

“Nós entendemos o que está acontecendo no mercado, o que está acontecendo em relação aos custos, a atuação dos fornecedores, distribuidores e parceiros comerciais… E tudo isso nos dá mais embasamento para as negociações. Então, é realmente uma ferramenta poderosa.”

Visão estratégica que faz a diferença

Diversificar a atuação de uma empresa e fazê-la alcançar a maturidade comercial no mercado internacional não é um processo simples e fácil.

Para isso, é preciso ter uma ampla visão e entendimento de todo o setor, que é altamente complexo, volátil e sofre influências variadas de todo o planeta, da economia à crises climáticas.

Nesse cenário, a Embelleze se garante, alicerçada pela tradição de uma empresa já muito bem consolidada no mercado nacional, com olhar para a inovação e expansão dos negócios mundo afora, tendo como um de seus eixos a tomada de decisão com base em informações estratégicas obtidas por meio da plataforma de análise para importação Logcomex.

Fabrício explica que antes, mesmo com a informação pública, seu acesso não era fácil ou claro para todos. Agora, a informação está a um clique de toda a empresa, ajudando a realizar negócios cada vez melhores.

“A Logcomex realmente abriu a nossa visão. Nós temos um case em que, por muito tempo, uma das nossas principais matérias-primas estava concentrada na compra do mercado interno. E recentemente, passamos por uma mudança significativa e começamos a importar este insumo. Uma decisão que traz uma nova estratégia para o nosso negócio, influencia diretamente nos nossos custos e que foi apoiada pelas informações que acompanhamos na ferramenta. A visibilidade que a Logcomex nos deu foi um grande diferencial para tomar essa decisão.”

Foco nos resultados e ampliação de mercado

A trajetória da Embelleze revela que visibilidade de mercado e foco na inovação são palavras-chave quando o assunto é expansão internacional. Dessa forma, a empresa tem colhido bons resultados com uma visão holística, precisa e estratégica para aprimorar seus processos.

“Nós definimos a meta de ampliar nossa operação de importação para o próximo ano, em volume e em valores. E a Logcomex é fundamental para conquistar esse objetivo, tendo em vista a velocidade que esperamos alcançar essa meta e a facilidade que passamos a ter com a ferramenta.” 

Se, assim como a Embelleze, a sua empresa busca garantir mais assertividade e eficiência nos processos de importação, a parceria com a Logcomex pode ser a chave que faltava para transformar a maneira de fazer negócios e impulsionar seu crescimento no comércio internacional.

Para conhecer melhor nossas soluções e entender como atendemos às necessidades da sua marca, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e aproveite para realizar uma demonstração gratuita da plataforma