Empresa Laserflex reduz o tempo operacional e os custos para contornar a escassez de matéria-prima

A ferramenta NCM Intel da Logcomex possibilitou o aumento da eficiência e da competitividade

Sobre o cliente 

A Laserflex é uma empresa brasileira com mais de 20 anos de experiência no fornecimento de tecnologia avançada para impressão flexográfica e rotográfica, atendendo o mercado de conversão de embalagens. Além de oferecer uma ampla gama de produtos e serviços para o setor de embalagens flexíveis, a Laserflex também expandiu sua atuação para o mercado moveleiro.

Problema 

A empresa enfrentava desafios no mercado de impressão flexográfica no Brasil diante do cenário de escassez de matéria-prima e altas taxas de importação durante a pandemia.

Leonardo Amaral de Oliveira, que atua no setor de Gestão de Suprimentos, a 15 anos, afirmou: “Anteriormente, eu dependia do representante no Brasil ou de um distribuidor para importar os produtos para mim, o que tornava o processo mais demorado e honeroso.Com o aumento do volume de compra e crescimento da empresa, agora, com a minha abordagem direta, economizo mais de 80%  do tempo que costumava gastar. É realmente notável. Temos assim redução de custo e de tempo nos processos. Uma ferramenta estratégica muito importante para o bom desempenho do setor.

Antes de descobrir a plataforma Logcomex, suas pesquisas de mercado eram realizadas principalmente na internet e por meio de visitas a feiras comerciais. No entanto, esses métodos eram demorados e muitas vezes resultam em dificuldades na identificação de contatos e fontes comerciais confiáveis na China, um mercado-chave para a empresa.

Principais desafios

  • Dificuldade em encontrar fornecedores confiáveis na China.
  • Demora nas pesquisas de mercado e na qualificação de fornecedores.
  • Altos custos de horas de pesquisa e valores negociados.

Solução 

A Laserflex decidiu buscar uma solução mais eficaz para suas necessidades de aquisição de fornecedores. Foi quando descobriram a plataforma Logcomex, uma ferramenta de inteligência de mercado que oferece informações e insights valiosos sobre fornecedores, importações e exportações.

A plataforma proporcionou à Laserflex uma maneira eficiente de centralizar informações e acelerar suas pesquisas de mercado, resultando em maior agilidade no processamento de pesquisas.

Durante esse período, começaram a utilizar o NCM Intel, ferramenta da Logcomex que auxiliou na busca de fornecedores no exterior, eliminando intermediários e reduzindo custos.

Dessa forma, conquistaram maior competitividade no mercado de impressão flexográfica e agora contam com uma forma simples de encontrar fornecedores, otimizar custos e reduzir prazos.

“Atualmente, os prazos de entrega estão se tornando cada vez mais longos nas empresas do setor. Portanto, ao conseguir encurtar esses prazos, melhorei o relacionamento com os exportadores e a qualidade das entregas, o que tem sido benéfico para nossa empresa, com redução de custos e aumento na qualidade do processo”, complementou Leonardo.

Experiência de negociação 

Inicialmente, a Laserflex utilizou a plataforma Logcomex para pesquisar e entrar em contato com fornecedores Internacionais via e-mail. À medida que a comunicação e a confiança na negociação se fortaleceram, eles migraram para o WhatsApp, onde puderam compartilhar informações, fotos e documentos de forma eficaz.

Essa abordagem resultou em uma negociação bem-sucedida, incluindo a personalização de produtos para atender às necessidades específicas da empresa.

Resultados

  • Aumento na base de fornecedores: conseguiram expandir significativamente sua base de fornecedores, incorporando mais de dez novos parceiros.
  • Redução de custos: devido a eliminação de intermediários e a busca direta por fornecedores no exterior.
  • Agilidade nos processos: conseguiram reduzir pela metade o tempo necessário para realizar importações.