A pandemia do Coronavírus impactou diversos setores da economia — a logística internacional não escapou desse cenário. Nos primeiros meses de pico da contaminação, a paralisação do comércio fez com que a importação diminuísse seu ritmo expressivamente. Por isso, o primeiro semestre do ano de 2020 trouxe um baque para muitas empresas que atuam no comércio exterior.
Já a segunda metade do ano chegou com um pouco mais de esperança e foi possível ver uma melhora nas previsões — houve a reabertura do comércio e, em conjunto, a notícia do início do mês de outubro de que o Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2020.
De uma queda de 9,1%, a previsão passou a apresentar uma retração de 5,8%. Já para 2021, a previsão era de que houvesse um crescimento de 2,8%. Mesmo assim, o panorama ainda pede cautela e muito planejamento estratégico em 2021.
Números levantados na plataforma de data analytics da Logcomex mostraram que, em comparação ao mesmo período do ano anterior, a importação movimentou 140 bilhões de dólares em valor FOB — esse valor representa 18% a menos que nos 10 primeiros meses de 2019.
A importação é, praticamente, um reflexo da produção interna do país. Portanto, com o impacto negativo da pandemia nas atividades produtivas, a queda nas importações é inevitável.
Também em levantamento realizado usando dados compilados pela plataforma de data analytics da Logcomex, foram analisados os números de importação de cinco setores:
Dos cinco setores estudados, os que apresentaram maior queda no valor FOB acumulado de 2019 para 2020 foram o automotivo, com queda de 33% e o têxtil, com queda de 23%.
Para a indústria automobilística, os números negativos se devem à grande paralisação da atividade produtiva no Brasil nos primeiros meses de propagação da Covid-19.
O cenário para a indústria automotiva é repleto de desafios. O volume de produção aumentou nos últimos meses, mas os impactos econômicos foram muito acentuados. Por isso, o ritmo de crescimento está lento e deve se manter assim por um tempo.
Na indústria têxtil, que também sentiu a crise com mais força, mais de 70 mil vagas de emprego foram fechadas segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Esse panorama também se explica pela paralisação das linhas produtivas no início da pandemia. O número exemplifica de maneira triste e clara a crise enfrentada pelas indústrias.
Prever o futuro com 100% de assertividade, infelizmente, não é uma realidade possível quando se trata de negócios. Porém, é possível ter mais segurança ao se tomar decisões estratégicas por meio dos dados.
Rever e repensar os planos não é uma tarefa que deve deixar de existir, mas a diminuição de riscos diante de crises como a que se enfrenta atualmente é possível com a análise de mercado.
A pandemia do Coronavírus chegou deixando explícita essa necessidade de maneira cruel para muitas empresas, que atualmente enfrentam as consequências de não terem se preocupado com o estudo de informações valiosas para o negócio.
A Logcomex é uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas de estudo e análise de mercado, permitindo que empresas atuantes no comércio exterior estejam preparadas mesmo em realidades caóticas como foi a de 2020.
Leia mais: Coronavírus: como está a Importação de vacinas no Brasil?
Regularmente, a Logcomex produz um infográfico com os dados mais relevantes da importação, exemplificando o poder da ferramenta e as possibilidades de análises disponíveis aos importadores.
Neste material, além dos valores totais de importação, é possível observar um panorama sobre:
Quer saber mais sobre as estatísticas mais recentes da importação? Clique aqui e acesse já o infográfico gratuito!