Kalmar mostra a visão da “automação humanizada”

Os vice-presidente da Kalmar, Frank Kho Lasse Eriksson, descreveram recentemente uma visão em que o futuro automatizado do manuseio de contêineres ainda está profundamente interligado com os trabalhadores humanos.

Kho e Eriksson declararam: “Muitas vezes falamos sobre terminais de contêineres não tripulados, mas é importante perceber que, de fato, não existe tal coisa. Nossa indústria – manipulação de contêineres – é um campo tremendamente complexo que sempre exigirá um pensamento de alto nível que os sistemas automatizados simplesmente não podem fornecer.

A automação é sim o caminho certo para melhorar a segurança, a previsibilidade e o desempenho dos negócios nos terminais, mas ainda precisaremos de pessoas, pelos próximos anos. Porém, não importa o quão ‘inteligente’ uma máquina ou sistema seja hoje, o quão bem executa é sempre determinado pelas habilidades do operador ou do sistema de direção fora do próprio sistema.”

A pergunta lógica a seguir, nas observações de Kho e Eriksson, é como, se o homem e a máquina são interdependentes na futura cadeia de suprimentos, a máquina e a inteligência humana podem combinar melhor? Apesar de não ter as respostas ainda, Kho e Eriksson afirmam que é a hora de fazer as perguntas certas.

Tais questões se enquadram no modo como estruturamos as máquinas, softwares e operações agora, para torná-las responsivas no futuro das operações com humanos e outras máquinas. Essas questões são precisamente o motivo pelo qual a PTI (Port Technology International) concentrou seu próximo evento em inteligência artificial e automação, ao reunir as principais vozes em toda cadeia de suprimentos para discutir as melhores práticas, políticas e potenciais para o futuro.

Kho e Eriksson também estavam interessados em enfatizar que nós, como uma indústria, precisamos ver a cadeia de suprimentos como um corpo único e interdimensional, ao invés de uma linha de produção simples, ressaltando que, assim que acordarmos das interrupções, mais rápido nos moveremos como uma indústria. Assim, o espectro de ruptura torna o elemento humano indispensáveis para suavizar as práticas operacionais.

Nesse contexto, as interfaces homem-máquina têm um papel importante. As interfaces precisam, em primeiro lugar, fornecer uma maneira mais intuitiva de orientar o sistema e, em segundo lugar, tornar os processos mais complexos do sistema compreensíveis para o usuário. Em uma análise, a automação humanizada é sobre a criação do enquadramento certo para as questões que estamos perguntando, a compreensão do nosso mundo como é hoje. É sobre como podemos obter melhores resultados quando abordamos fatores humanos no projeto básico de nossos sistemas, em vez de nos perdermos em fantasias de ficção científica de terminais completamente não tripulados. Então vamos continuar no caminho certo e lembrar para quem estamos projetando nossos sistemas.
Nós estamos projetando para nós mesmos, os humanos.

Fonte: Port Technology