Saiba tudo sobre a edição da Intermodal deste ano

Saiba tudo sobre a Intermodal — o maior evento de logística e comex

Em sua 27ª edição, a Intermodal é sem dúvida um dos maiores e mais completos eventos para o segmento de transporte de cargas, logística, intralogística, transporte de cargas, armazenagem e comex.

Este ano, a feira ocorreu entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março, das 13h às 21, no São Paulo Expo — localizado na Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km — Vila Água Funda, São Paulo — SP, 04329-900.

A feira promete trazer primordialmente soluções para todos os modais: rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo.

Este ano, a Logcomex não só patrocinou o evento como também a Arena TI Innovations. Por isso, fizemos este artigo para falar um pouquinho sobre como foi a Intermodal 2023.

Maior edição da Intermodal South America

Esta edição da Intermodal bateu vários recordes em comparação com as edições anteriores. Como, por exemplo, maior área de exposição, número de marcas, setores representados e países participantes.

Só para ilustrar, serão 500 marcas expositoras, 40.000 visitantes qualificados e 40 mil metros quadrados de área de exposição ao longo dos três dias do evento. 

Além disso, a edição deste ano foi híbrida, combinando a edição física com transmissões em tempo real.

Palestras

A saber, na 27ª edição da Intermodal, as únicas de conteúdo gratuita foram a Arena TI Innovations — patrocinada pela Logcomex — e a Arena Intermodal.

Para este espaço, preparamos duas palestras imperdíveis de inegável relevância para o setor:

Cadeia de suprimentos integrada: entendendo o papel da tecnologia no setor 

Apresentada no primeiro dia da Intermodal — 28 de fevereiro, às 14h — a palestra foi ministrada pelo Danilo Camarini, Group Product Manager e pelo Rafael Castelli, CTO aqui da Logcomex.

Nesta palestra, nossos especialistas abordaram a realidade em constante movimento do comércio global atual e a necessidade de adaptação de informações e fluxos de trabalho de tecnologia para acompanhar essas constantes mudanças.

Assim como a agilidade operacional — cada vez mais necessária para as empresas do setor reagirem e se adaptarem mais rapidamente.

Neste contexto, exploraram o papel da tecnologia em reduzir o gerenciamento e controle manual das informações necessárias para o setor. 

Apontaram, ainda, outro desafio superado pela tecnologia na cadeia de suprimentos: a falta de visibilidade operacional e insights estratégicos.

Também demonstraram a importância da comunicação bilateral e unificada para aproximar os players envolvidos na cadeia de suprimentos. Bem como a premência da visibilidade avançada e em 360º sobre as operações de supply chain

Além disso, a dupla também destacou os benefícios de uma cadeia de suprimentos integrada. Entre elas, as respostas mais ágeis, as entregas mais eficientes e o aumento do ganho de vantagem competitiva no mercado.

Os palestrantes trouxeram, ainda, os principais elementos para uma gestão eficiente do supply chain: o alinhamento entre todas as áreas da empresa sobre processos em andamento de forma organizada e centralizada. Bem como operações estratégicas e eficientes.

Eles destacaram, por fim, a importância de contar com fornecedores de confiança, que cumpram os prazos e tenham melhores preços. Afinal, isso é fundamental para que as operações ocorram dentro do esperado.

Como implementar uma cultura de inovação no supply chain 

Apresentada 01 de março, às 15h20, esta palestra foi ministrada pelo Helmuth Hofstatter, CEO aqui da Logcomex.

Nela, ele explicou que inovação não é um diferencial para as empresas, mas uma necessidade para se manterem competitivas. 

Não só devido à influência de fatores externos, mas para se adequar a cenários que exigem resiliência.

Helmuth explicou, ainda, que inovação no supply chain vai além do produto/serviço, envolvendo processos e a organização.

Incluindo algumas vertentes, como marketing e vendas, inteligência competitiva, visibilidade da cadeia, tracking e alertas. Além da gestão de risco e compliance, comunicação, atendimento e sucesso do cliente.

Segundo ele, os elementos para definir uma cultura de inovação no supply chain são:

  • Entender o propósito/missão da empresa
  • Compreender princípios e valores da empresa/pessoas 
  • Incentivar a colaboração e diversidade de ideias 
  • Encorajar a experimentação 
  • Estimular o aprendizado contínuo 
  • Fomentar um ambiente seguro
  • Reconhecer e recompensar a inovação
  • Ter apoio de empresas e parcerias
  • Estabelecer uma comunicação clara e eficiente. 

Sendo que seus casos de uso podem ser torre de controle com big data, acompanhamento de market share e precificação dinâmica (commodities)

Assim como background e check suppliers, averbação e faturamento automatizado dos embarques

Nosso CEO também elencou os benefícios da cultura de inovação no setor: atração e retenção dos melhores talentos, mais eficiência e produtividade (custos, agilidade, burocracia). 

Além do aumento na satisfação do cliente, maior competitividade, antecipação das mudanças do mercado, fortalecimento da marca e maior agilidade na resolução de problemas.

Ele destacou ainda que, apesar de benéfica, a cultura de inovação no supply chain é desafiadora, esbarrando em dificuldades como:

  • Falta de recursos
  • Resistência à mudanças
  • Estruturas organizacionais rígidas 
  • Processos complexos
  • Regulamentação e conformidade
  • Comprovação do ROI.

Enfrentando, ainda, um mercado analógico e pouco digitalizado, com muitos players, cadeias menos resilientes e assimetria de informações.

Big numbers da cadeia de suprimentos

Além disso, Helmuth também apresentou alguns big numbers para ilustrar o tamanho do mercado de logística e cadeia de suprimentos: praticamente US$ 10 tri (representando 12% do PIB global atual). 

O segmento apresenta ainda um crescimento de US$ 500 bi em valor de mercado a cada ano e +5% de CAGR.

Para finalizar, nosso CEO trouxe as previsões de mercado da Gartner até 2025 — de que 25% das decisões da cadeia de suprimentos serão tomadas em ecossistemas de ponta inteligentes. 

Além disso, destacou que a mesma pesquisa apontou que até 2026 75% das empresas terão adotado alguma forma de robô inteligente intralogístico e que 80% das empresas sofrerão perdas significativas de valor.

Interlog Summit

Certamente uma ótima oportunidade para ficar por dentro das novidades do setor e fazer networking de qualidade, a Intermodal está lançou este ano o Interlog Summit.

A saber, o evento de conteúdo exclusivo teve duas programações simultâneas: a XXVI Conferência Nacional de Logística e a primeira edição do Congresso Intermodal South America.

Congresso Intermodal South America

Em sua estreia, o congresso reuniu os players chave do setor — isto é, representantes de toda a cadeia de produção, suprimentos e distribuição — para um debate sobre o segmento no contexto da América Latina.

Foram, então, abordados temas relacionados aos principais desafios do ramo de transportes multimodais, comércio internacional e cadeia de suprimentos. Bem como o futuro do setor e as soluções disruptivas e tecnológicas que irão apoiar este movimento, trazendo inovação para os modelos de operação e gerando impactos positivos em todos os aspectos.

Painéis 28 de fevereiro

Entre os painéis selecionados para abrir o Congresso Intermodal South America no dia 28 de fevereiro estiveram:

PainelTópicos a serem abordadosPainelistas
Perspectivas e tendências na Infraestrutura e Logística do Transporte NacionalNão informadosTranslog e Confederação Nacional do Transporte (CNT)
Agronegócio: As Novas Fronteiras para o Escoamento dos Granéis Agrícolas Potencial de negócios no Arco Norte 
Gargalos na infraestrutura logística  
Potencial hidroviário como alternativa para o escoamento da produção agrícola
Potencial da cabotagem no agronegócio
Movimento Pró Logística de Mato Grosso e Embrapa Territorial
A Infraestrutura Portuária e o Cenário Atual Não informadosNão informados

Leia também: Guia da Automação para Terminais Portuários

Painéis 01 de março

Enquanto isso, para o segundo dia do evento, 01 de março, os seguintes painéis foram apresentados no Congresso Intermodal South America:

PainelTópicos a serem abordadosPainelistas
Tecnologia e Sustentabilidade: O Papel da Tecnologia no Desenvolvimento da Indústria Marítima e Portuária NacionalRelevância do setor no Brasil e seus desafios operacionais
Raio-X dos ecossistemas de startups marítimas e portuárias no Brasil e no mundo
Principais tendências tecnológicas do setor (crowdsourcing, descarbonização, gêmeos digitais, etc) e suas aplicações no Brasil
Wilson Sons
Multimodalidade: Oportunidades de Integração entre os Setores Portuário & FerroviárioDebate fundamental para o crescimento e desenvolvimento da capacidade logística e exportação Não informado
O papel dos portos na transição energética e as oportunidades de negócios Negócios no desenvolvimento de projetos de eólica offshore
Produção de hidrogênio verde nos portos para exportação
Possíveis plantas de produção e montagem de grandes componentes nos portos
Logística e monitoramento marítimo
Movimentação de componentes e insumos
Abeeólica
Painéis 02 de março

Por fim, o último dia do evento — 02 de março — foi marcado por palestras abrangendo temas como:

  • Como melhorar a visibilidade de ponta a ponta da cadeia de suprimentos para a tomada de decisões
  • Multimodalidade: comércio internacional na pós-pandemia — as percepções dos operadores logísticos em relação às mudanças nas cadeias de produção
  • Inovação no transporte internacional de cargas: avanços e desafios de portos e aeroportos pela busca de maior eficiência, segurança e redução do impacto ambiental.

Leia também: Visibilidade: a chave para uma gestão da cadeia de suprimentos eficiente

XXVI CNL — Conferência Nacional de Logística

Promovida pela Abralog, a Conferência Nacional de Logística inegavelmente é referência no que se refere às necessidades, tendências e soluções que movem o segmento. 

Nesta edição da Intermodal, o CNL trouxe discussões inegavelmente relevantes sobre os aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (Environmental, Social and GovernanceESG). Bem como transportes, multimodalidade, intralogística, infraestrutura, tecnologia, inovação, e-commerce, real estate e pessoas.

Para abordar estes tópicos de indiscutível importância para o setor, a Conferência Nacional de Logística se debruçou sobre os grandes marcos mais recentes que impactaram e ainda estão influenciando o cenário, contemplando, ao mesmo tempo, a iminência de soluções ágeis para acompanhar as oscilações do mercado. 

Como, por exemplo, a frequente mudança no comportamento dos consumidores, políticas globais desafiadoras, sustentabilidade e as constantes inovações tecnológicas que surgem.

Painéis 28 de fevereiro

As palestras, painéis e cases apresentados no primeiro dia da Intermodal 2023 (28 de fevereiro) foram:

  • Perspectivas e Tendências na Infraestrutura e Logística do Transporte Nacional — Frenlogi e CNT (palestra) 
  • Panorama do Setor de Transportes no Brasil. Quais os Desafios e Oportunidades? (painel)
  • Tecnologias e Fontes Alternativas de Energia para o Transporte: Estágio Atual e Onde Podemos Chegar? (painel)
  • Eletrificação da Logística (case AMBEV)
  • Multimodalidade – 1º Terminal de Contêineres Dentro da Cidade de São Paulo — (case Maersk)
  • Colaboração na Integração de Fluxos Logísticos (case G2L-Minalba)
  • Aceleração da digitalização do Comércio Exterior Brasileiro com o Novo Processo de Importação (case Thomson Reuters).
Painéis 01 de março

Enquanto isso, no segundo dia, 01 de março, os seguintes painéis e cases foram apresentados:

  • Internacional – Encontro Brasil França: Compartilhando as Tendências e Práticas no Setor da Logística (painel)
  • ESG na Logística: Mobilização Setorial, Execução e Entrega de Resultados (painel)    
  • Urban Logistics and Last Mile (case Internacional — França)
  • Jornada Ominicanalidade no Segmento de Materiais de Construção (case Leroy Merlin)
  • Um Novo Olhar para o Desafio de Reduzir Emissões de Gases Estufas (case Carrefour)
  • Programa Mulheres na Operação (case Log-In).
Painéis 02 de março

Por fim, para o último dia do evento (02 de março), os seguintes temas de palestras, painéis e cases foram abordados na Conferência Nacional de Logística:

  • Como Melhorar a Visibilidade de Ponta a Ponta da Cadeia de Suprimentos para a Tomada de Decisões (palestra)
  • Omnicanalidade, e-commerce e Estratégias Logísticas — O que Vem Por Aí? (painel)
  • Reestruturação da Malha Logística e Abastecimento de Lojas (case GPA)
  • Cadeia do Frio: Operação de Cross Docking com 3 Temperaturas (case)
  • Logística 4.0: Intralogística e Eficiência Operacional (case)
  • Como Especificar Soluções em Inteligência Artificial para Projetos Logísticos.

Tecnologia: um meio, não um fim

Em todas as palestras exibidas na Intermodal, apesar de suas diferentes abordagens, o foco foi um só: a tecnologia.

Porém, ela foi apresentada não como um fim, mas como um meio para alcançar os resultados desejados. Isto é, ela, por si só, não traz todos os resultados. Seu sucesso depende da forma como é usada, sua implementação e os insights que ela traz.

Por outro lado, é indiscutível a importância de usar a tecnologia a seu favor. E, nesse sentido, a Logcomex pode te ajudar!

Afinal, nossas soluções em tecnologia ajudam empresas do mundo todo a planejar, monitorar e automatizar seu supply chain global, permitindo:

  • Planejar estratégias de importação/exportação com soluções avançadas de inteligência 
  • Ter visibilidade estratégica avançada para monitorar suas operações em tempo real
  • Automatizar e organizar todos os workflows, reduzindo custos e riscos em suas operações.

Clique aqui para conhecer melhor nossas soluções e descobrir qual delas atende melhor aos objetivos da sua empresa.

Logcomex na Intermodal 2023

Assim como nos anos anteriores, a Logcomex caprichou na Intermodal 2023. Por exemplo, trazendo palestras gratuitas sobre temas relevantes para o segmento, preparando lançamentos imperdíveis e oferecendo brindes exclusivos.

Foi um evento marcante, onde pudemos mostrar um pouquinho do que fazemos pelas empresas do comércio exterior todos os dias.

Já estamos ansiosos pela próxima edição do evento! E você?