Machine Learning: O Futuro é Agora!

Machine Learning, ou aprendizado de máquina, se trata de uma vertente da computação da qual tem chamado à atenção de muitos profissionais. Basicamente o aprendizado de máquina é entendido como uma tecnologia que possibilita que computadores e robôs aprendam a realizar tarefas cotidianas sem necessidade de programação para tal. Ou seja, máquinas identificam padrões e qual reação tomar com algumas variáveis. Esta tecnologia é um recurso que automatiza processos de maneira autônoma, assim os colaboradores podem se focar em estratégias.

À adoção de alta tecnologia tem se tornado cada vez mais comum nas empresas nos mais diversos setores. Segundo a pesquisa “From Noveltx to Necessity”, 55% dos entrevistados assumem que o aprendizado de máquina permite tomar decisões mais assertivas. Ainda, 53% acreditam que possibilita a entrega exclusiva de conteúdo em alta escala e 48% aguardam à automação de tarefas para focar em estratégias.

Com o Machine Learning, profissionais têm acesso à dados detalhados sobre processos internos, pode-se mapear com maior eficiência as possibilidades do mercado, aumentar suas vendas e até mesmo monitorar o comportamento do consumidor.

Existem vários tipos de Machine Learning, e são divididas em grupos conforme os tipos de aprendizado:

 

 

  • Aprendizado Supervisionado:

 

Nesta categoria, o algoritmo aprende a partir de uma base de treinamento já classificada com as respostas, e procura generalizar para situações ainda não vistas, de acordo com os padrões aprendidos.

 

  • Aprendizado Não Supervisionado:

 

Neste tipo de aprendizado, não há intervenção humana, o algoritmo procura padrões comuns dentro da base de dados e cria segregações ou conjuntos de dados semelhantes que podem ser posteriormente classificados.

 

  • Aprendizado Por Reforço:

 

Tal algoritmo faz com que a partir das decisões tomadas pelos robôs, eles recebam um feedback de recompensa ou penalização de quando acertam ou erram, e esse aprendizado influencia na tomada de melhores decisões posteriores.

 

Desenvolvedores prosseguem aperfeiçoando os algoritmos para que se tornem mais precisos. Porém, sem dúvidas o futuro chegou e à inteligência artificial está cada vez mais presente em nosso cotidiano.

No comércio exterior não é diferente, estar munido de alta tecnologia facilita os processos neste ramo. Por conta disso à LogComex fornece o melhor dos dados para logística internacional, com robôs providos de machine learning para entregar informações de qualidade e em tempo real. Tudo isso em uma plataforma 100% online.

Entre em contato conosco e revolucione o Comex!