Maior terminal aéreo do Brasil em movimentação de cargas, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) vem enfrentando desde o ano passado problemas crônicos de atrasos na liberação de cargas, o que repercute em todo o setor logístico e gera prejuízos para empresas e consumidores.
O acúmulo de carregamentos no terminal tem se intensificado em outubro, segundo relatos de operadores logísticos, em decorrência do aumento da demanda e da falta de previsibilidade na liberação das cargas, agravada por paralisações promovidas por auditores fiscais da Receita Federal nos dias 23, 29 e 30.
Desde o ano passado, a movimentação de cargas que desembarcam em Guarulhos vem crescendo. Ao longo de 2023 o terminal recebeu, em média, 11,3 mil toneladas de mercadorias importadas por mês, sendo o maior movimento ocorrido em outubro (12,8 mil toneladas).
Em 2024, o volume de desembarques mensais superou as 14 mil toneladas em três meses (maio, julho e agosto), tendo alcançado 15,6 mil toneladas de cargas recebidas no mês de agosto.
Naquele mês, a concessionária GRU Airport chegou a enviar um comunicado aos transportadores e importadores avisando que o tempo de recebimento e de entrega poderia sofrer atrasos em razão do aumento nas importações.
Os problemas têm sido acompanhados por órgãos como a Receita Federal e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e podem resultar em multas e medidas de controle de capacidade para a concessionária responsável.
Em agosto, a Receita informou ter realizado reunião com a empresa e o Ministério Público, na qual a administração do aeroporto teria se comprometido a apresentar e implementar medidas concretas para normalizar a situação até uma solução definitiva, que passaria pelo aumento de funcionários e áreas para o tratamento das cargas movimentadas no aeroporto.
O gargalo logístico, que dá sinais de cronicidade, tende a resultar em deslocamentos de rotas de importação por via aérea e em aumento de custos de frete.
O Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), segundo maior do país em movimentação de cargas, é considerado a principal alternativa, por estar localizado a pouco mais de 100 km de distância de Guarulhos.