MSC Air Cargo recebe autorização para operar voos no Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluiu o processo de autorização da empresa MSC Air Cargo para a realização de operações aéreas não-regulares para e a partir do Brasil. A partir de agora, a companhia pode atuar nesse regime até 26 de junho de 2025.

A MSC Air Cargo, divisão do grupo suíço MSC especializado em transporte marítimo de contêineres, foi criada em 2022 para atender à crescente demanda dos clientes por um serviço complementar às suas soluções logísticas.

O transporte aéreo é oferecido pela companhia para cargas como produtos farmacêuticos, perecíveis e até mesmo automóveis que precisam chegar ao destino com prioridade.

Por enquanto, apesar de já estar autorizada, a empresa ainda não tornou públicas as rotas, origens e destinos que deseja operar no Brasil, o que deve ocorrer assim que for apresentado um pedido de voos à agência reguladora.

Globalmente, a MSC Air Cargo conta com uma frota composta de cinco aeronaves Boeing 777-200F e opera principalmente entre Estados Unidos, México, Europa e China.

O transporte aéreo de cargas cresceu no ano passado no Brasil. Segundo dados da Logcomex, as importações por via aérea somaram 240,2 mil toneladas nos 11 primeiros meses de 2024, o que representa uma alta de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

As exportações feitas por aeronaves, por sua vez, avançaram 20,3%, alcançando a marca de 2,3 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a novembro.

Em todo o mundo, o mercado de carga aérea apresenta desempenho crescente há 15 meses, segundo relatório da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Conforme os dados mais recentes, a demanda total (transporte doméstico e internacional), calculada em toneladas de carga vezes quilômetros (CTKs), subiu 9,8% em outubro de 2024, em comparação ao mesmo mês de 2023. Para as operações internacionais, o aumento foi ainda maior, de 10,3%.