Mudanças no Porto de Santos: impactos na importação e exportação

O Porto de Santos, o maior do Brasil, se prepara para mudanças logísticas e comerciais. A VLI, responsável pelo transporte ferroviário, adquiriu 12 novas locomotivas para aumentar a capacidade da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). 

A ferrovia desempenha um papel essencial ao conectar sete estados e o Distrito Federal, integrando as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Em 2023, a FCA e a Ferrovia Norte-Sul (FNS) transportaram juntas 43,8 bilhões de toneladas por quilômetro útil. 

Deste volume, 13 milhões de toneladas passaram pelo Porto de Santos, responsável por cerca de 30% do total de cargas ferroviárias. Confira os dados mais recentes, da Logcomex, sobre o setor de importação e exportação, que atualmente depende do Porto de Santos.

Comparativo entre o 1º semestre de 2023 e de 2024

Exportação

O volume exportado pelo Porto de Santos aumentou 17% em comparação a 2023, passando de 55,6 MT para 65,1 MT. O valor FOB das exportações também cresceu 9%, passando de $47,1 bilhões para $51,1 bilhões. Os principais produtos exportados foram soja, açúcar, petróleo bruto, café e carne bovina congelada.

Importação

O volume importado cresceu 11%, de 12,8 bilhões para 14,2 bilhões de kg. Os principais produtos importados foram células fotovoltaicas, diesel, cloretos de potássio, caixas de marchas e compostos heterocíclicos.

Em 2024, o Brasil reduziu em 28% o valor FOB das importações de células fotovoltaicas, mas aumentou 29% o volume. As importações de diesel cresceram 66% em valor e 67% em volume. São Paulo lidera as importações e exportações, com a China como principal parceiro comercial.