Novo acesso ao Porto de Santos: SP autoriza estudos de viaduto

O governo de São Paulo autorizou a concessionária Ecovias, responsável pelo sistema de rodovias Anchieta-Imigrantes, a iniciar os estudos para a construção de um novo acesso à Alemoa, na zona portuária de Santos. A ideia é melhorar a infraestrutura viária da região, reduzindo os congestionamento de veículos pesados que trafegam na região do porto.

A autorização foi formalizada por meio de um ofício enviado pela Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) à Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), permitindo à Ecovias desenvolver os projetos necessários para a obra.

A proposta prevê a construção de um viaduto que conectará o bairro Alemoa diretamente à Via Anchieta, principal ligação viária entre a capital paulista e a Baixada Santista, além de uma alça de acesso na região.

A nova estrutura tem como objetivo melhorar o fluxo de tráfego, especialmente o de caminhões, que enfrentam longos períodos de espera nas vias do entorno do Porto de Santos.

Com isso, pretende-se aliviar a pressão sobre a Margem Direita do Porto, que compreende a área insular da cidade, contribuindo para uma logística mais eficiente na área portuária.

A Ecovias deve apresentar um cronograma com os estudos necessários para o desenvolvimento do projeto, que inclui as fases de projeto funcional, básico e executivo. Os documentos serão analisados pela Artesp antes da inclusão das obras no pacote de concessões do estado.

O prazo para a conclusão dos estudos é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais seis meses, conforme as necessidades do projeto.

O Porto de Santos é hoje o principal do Brasil em valor de cargas movimentadas, tanto em importação quanto em exportação. Segundo dados da Logcomex, o complexo respondeu por 34% de todas as cargas brasileiras destinadas a outros países por via marítima entre janeiro e setembro de 2024.

Em relação ao mesmo período de 2023, houve aumento de 8,5% no volume e de 5,4% no valor total (FOB) das exportações pelo porto paulista.

No sentido inverso, de todas as cargas estrangeiras que entraram no Brasil via portos entre janeiro e setembro de 2024, 37% o fizeram pelo terminal santista.

Na comparação com os nove primeiros meses do ano anterior, as exportações cresceram 14,2% em peso líquido e 4,9% no valor total (FOB).