Saiba o que é Supply Chain, como ela se relaciona com o comex e porque a visibilidade é tão importante para a cadeia de suprimentos

O que é Supply Chain? Qual a importância de ter visibilidade?

No comércio exterior temos diversos termos em inglês, considerada a língua universal, que fazem parte do vocabulário do dia a dia dos importadores e exportadores. São palavras ou expressões comuns para se referir a algum tipo de serviço, produto ou processo logístico. Por exemplo, o que é Supply Chain? Qual a importância de ter visibilidade sobre esse assunto?

Com certeza, você que está lendo e teve algum contato com o comércio exterior, já leu sobre o tema do nosso artigo — mesmo que de forma superficial — pois faz parte desse universo do comex. Então, vamos entender mais sobre esse conteúdo e o que ele significa.

O que é Supply Chain?

Supply Chain é um termo em inglês, que em sua tradução literal significa “cadeia de suprimentos”. Ele faz referência ao processo que os produtos importados/exportados passam em toda sua trajetória. Desde que a matéria-prima é retirada até a entrega do produto pronto ao destino. 

No comércio exterior, podemos exemplificar toda essa relação falando da cadeia. Começando pela compra do insumo para produção do item, finalização dele, armazenamento, embalagem, logística, venda e distribuição ao consumidor. Todos os produtos importados e exportados passam por esse processo. 

Justamente por possuir tantas ligações, a Supply Chain é extremamente importante. É necessário que seja monitorado de perto todo o processo a fim de evitar imprevistos e problemas que possam chegar até quem comprou o produto. 

Essa cadeia impacta diretamente no comércio e na vida de quem compra e vende.

Apesar de trazer a ideia de um sinônimo, Supply Chain não é o mesmo que logística. Na verdade, são conceitos complementares um ao outro, mas não são o mesmo. 

Quando falamos de logística, nos referimos ao processo de transporte, documentos e armazenamento. 

Já a cadeia de suprimentos é uma ideia mais ampla do processo, envolvendo a mercadoria como um todo.

Resumidamente: Supply Chain é a organização de todo o fluxo de uma mercadoria.

Comércio exterior e a cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos está diretamente ligada ao comércio exterior, uma vez que temos produtos sendo destinados de um país para outro, o que demanda um processo criterioso. 

O papel da logística vem ganhando cada vez mais força, impacto e importância na estratégia de comercialização. 

Leia mais: O que é Logística 4.0?

Qual a importância do Supply Chain no comércio exterior?

Para entender a importância do Supply Chain no comércio exterior, precisamos entender o comex como um quebra cabeça: uma parte do processo vai ligando a outra para que o resultado seja alcançado de forma correta. 

Por isso, é extremamente importante que tudo saia como o esperado — ainda mais se tratando de importações e exportações, que fazem parte de um mercado extremamente competitivo. 

Além disso, é preciso ainda que as empresas envolvidas no processo do comex tenham Supply Chain Management (SCM), que na tradução literal significa Gestão da Cadeia de Suprimentos.

É através desse setor que toda a logística que a cadeia demanda será monitorada, para que não aconteçam erros ou problemas. E, caso aconteçam, possam ser solucionados da maneira melhor e mais rápida possível.

Essa é a importância do Supply Chain no comércio exterior: fazer com que tudo aconteça de forma correta e gerir com eficiência os recursos utilizados no processo de produção — além de acompanhar e distribuir os produtos ao destino sem intercorrências. 

Leia mais: ‘Departamento de comércio exterior: como integrar com o resto da empresa?’

Quais são as vantagens do Supply Chain?

A Supply Chain traz, se bem executada, inúmeras vantagens à empresa. 

Aliás, justamente por envolver muitos setores, é possível combinar fatores externos que agregam valor e obter essas vantagens. 

Abaixo, citamos alguns:

Menos custos operacionais 

Com a Supply Chain bem executada, a empresa pode se organizar mais, garantindo maior eficiência durante todo o processo envolvendo o comex. 

Sendo assim, a empresa pode gastar menos com produção e estoque (já que vai conseguir ter mais giro de produtos, evitando novos gastos, e pela organização) devido a logística interna funcionando de forma otimizada.

Mais eficiência 

Estando com a gestão de Supply Chain bem aplicada, é possível que a empresa alcance seu potencial de funcionamento, sempre atualizada em meio ao que está acontecendo no mercado. 

Afinal, uma boa Supply Chain faz com que a empresa esteja em constante evolução, buscando por melhora e fatores que agregam ao negócio. Não fica presa no passado. Está sempre vivendo o novo.

Essa otimização, inclusive, ajuda a lidar com as demandas. Assim é possível cumprir prazos, manter e até mesmo melhorar a qualidade do serviço e, com isso, sair na frente da concorrência. 

Maior integração entre os setores 

Quando falamos em Supply Chain, automaticamente, entendemos que existem várias etapas em diferentes setores, que precisam funcionar corretamente para alcançar o resultado esperado. 

Por isso, é inegável que há integração entre esses setores. Afinal, é uma necessidade da cadeia. 

Produção, marketing, vendas, recursos humanos, estoque, armazenamento e logística — principalmente — são exemplos de setores envolvidos nessa rotina produtiva. 

Assim, com um bom gerenciamento do Supply Chain, esses pontos são unificados, criando uma estratégia forte e eficaz.

Maior competitividade 

Com uma maior e melhor fluidez na empresa devido à Supply Chain, é possível construir estratégias de mercado para sair na frente das demais. 

Por exemplo, com uma boa estruturação, é possível prever demandas, evitar problemas sazonais e garantir estoque de produtos que faltam nos concorrentes. 

Logo, é possível obter maior competitividade e até vantagem — o que gera ainda fortalecimento de ações, preparando a empresa para lidar com diferentes cenários e ‘adversários’.

Lucros maiores  

As “engrenagens funcionando” indicam mais lucros. Assim, aplicar a Supply Chain pode proporcionar mais equilíbrio financeiro para as empresas, evitando prejuízos e otimizando vendas. 

Sendo assim, a margem de lucro aumenta, o fluxo de caixa se torna mais saudável — e é possível até mesmo fazer uma repaginação financeira.

Quais áreas se integram com Supply Chain?

Como vimos até agora, Supply Chain é uma cadeia que integra diversos setores necessários para a conclusão do trabalho. 

No caso do comércio exterior, por exemplo, é todo o processo envolvido desde a matéria prima do produto até a entrega deste ao importador. 

Algumas das principais áreas que se integram com a cadeia de suprimentos são:

Compras 

As compras de insumos que servem como a matéria-prima dos produtos produzidos por uma empresa devem ser a base da Supply Chain. 

Neste departamento, é necessário que os envolvidos estejam atentos aos valores de mercado para compra e, posteriormente, venda, condições e qualidade. 

É onde todo o processo em cadeia começa, por isso demanda atenção e estratégia.

Transporte 

Mais do que apenas produtos, as transportadoras que atuam com dentro da Supply Chain de uma empresa precisam entregar qualidade e eficiência. Elas são a “ponte” entre a origem do produto e seu destino. 

Portanto, é preciso um prestador de serviço de confiança e responsabilidade para execução do transporte dos itens.

Financeiro 

É através de uma Supply Chain bem executada que a empresa pode identificar possíveis prejuízos a serem sanados, maneiras de otimizar estoque para ter um maior giro de produtos e menos gasto com compra/produção.

Além de ajudar na precificação dos produtos e analisar o valor proposto em cada segmento que compõe a cadeia.

Práticas para otimizar a gestão da Supply Chain

Com a aplicação da Supply Chain na empresa é preciso ainda que seja feita uma gestão, para monitorar a execução. Além de acompanhar o andamento de todo o processo. 

Aí vemos, novamente, a importância e necessidade da Supply Chain Management.

Use a tecnologia a seu favor  

A tecnologia está muito presente em todos os processos que envolvem o comércio exterior. 

Por isso, é necessário que a empresa invista em tecnologia de ponta para obter um overview completo de cada fase da Supply Chain.

Envolva toda a sua equipe nos processos 

Todo o processo é uma máquina, sendo que cada pessoa em um setor (e que faz parte desse processo) representa uma engrenagem. 

Portanto, para um funcionamento efetivo e sem problemas é preciso harmonia e o bom funcionamento das “peças”. 

Essa analogia serve para entendermos como é necessário o alinhamento entre pessoas envolvidas no Supply Chain: o processo todo depende de cada um dos setores onde elas trabalham.

Monitore os indicadores 

Após tudo isso, é necessário medir resultados. O monitoramento deve ser feito tanto nos indicadores internos, quanto nos externos. 

Para se ter um panorama geral, de preferência desde o início da produção do item até a entrega dele ao cliente. 

Apenas assim os resultados podem ser analisados, falhas corrigidas e mudanças adotadas — sempre pensando no desempenho da empresa frente ao mercado do comércio exterior. 

Por que a visibilidade é importante para a Supply Chain?

As operações de importação e exportação possuem vários parceiros envolvidos, não apenas os funcionários da empresa importadora e/ou exportadora. 

Armadores, Agentes de Carga, Despachantes Aduaneiros, entre outros players fazem parte do processo e cada personagem atuante gera muitos dados em diferentes locais.

Por isso, contar com a tecnologia para ter visibilidade disso tudo, acessando e acompanhando as informações sobre o embarque de ponta a ponta, traz diversos benefícios à empresa.

Entre elas, a otimização dos processos internos, a redução de custos e o ganho de vantagem competitiva, já que os esforços para buscar informações sobre onde a carga está, previsão de chegada e demais dados sobre o desembaraço aduaneiro estarão disponíveis no sistema e em tempo real.

Com a nossa plataforma de visibilidade, por exemplo, você gerencia a sua logística internacional com simplicidade, eficiência e agilidade de ponta a ponta, além de obter:

  • Visibilidade em tempo real dos seus embarques até o processo aduaneiro
  • Alertas sobre atualizações automáticas para cada etapa da operação
  • Gerenciamento de riscos de forma eficiente
  • Redução de custos
  • Ganho de vantagem competitiva
  • Otimização das atividades cotidianas
  • Planejamento estratégico
  • Gestão do risco de ruptura de estoque — e muito mais.

Desenvolvida com tecnologias inovadoras, a solução permite que você monitore as principais informações da sua operação a qualquer momento e em qualquer dispositivo, de forma 100% online e em tempo real, desde o embarque da carga, até o desembaraço aduaneiro e a entrega.

Transforme a gestão da sua operação de comex e ganhe destaque no comércio global. Clique aqui para saber mais.