Porto de Santos inaugura novo posto de eletrificação para rebocadores

O Porto de Santos (SP) inaugurou na semana passada um sistema onshore power supply (OPS) no cais da curva do armazém 23. A nova infraestrutura permite que até três rebocadores possam ser abastecidos simultaneamente com energia limpa diretamente no atracadouro, desligando os geradores a diesel enquanto estiverem no local.

A eletricidade fornecida aos rebocadores é 100% renovável e provém da Usina Hidrelétrica de Itatinga, no município vizinho de Bertioga,  contribuindo para a redução na emissão de dióxido de carbono, além de outros gases poluentes e material particulado.

A iniciativa é fruto de parceria da Autoridade Portuária de Santos (APS), do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação de Apoio Portuário (Sindiporto) e de cinco empresas que operam rebocadores no complexo. O objetivo é mitigar o impacto ambiental das operações portuárias.

Além do novo ponto de eletrificação no armazém 23, o Porto de Santos conta com outra infraestrutura de OPS no cais destinado ao atendimento de embarcações da Marinha do Brasil.

O Porto de Santos é o principal do Brasil em valor de cargas movimentadas, tanto em importação quanto em exportação. Segundo dados da Logcomex, entre janeiro e outubro deste ano, o complexo respondeu por 34% de todas as cargas brasileiras destinadas a outros países por via marítima.

Em relação ao mesmo período de 2023, houve aumento de 9,9% na quantidade, alcançando 110,4 milhões de toneladas este ano, e de 6,4% no valor total das exportações pelo porto paulista, atingindo US$ 86 bilhões (FOB).

No sentido inverso, de todas as cargas estrangeiras que entraram no Brasil via portos entre janeiro e outubro de 2024, 37% o fizeram pelo terminal santista.

Na comparação com os dez primeiros meses do ano anterior, as importações cresceram 15,1% em peso líquido, que chegou a 26,3 milhões de toneladas, e 7% no valor total, que alcançou US$ 61,2 bilhões (FOB).