TCP bate recorde de movimentação mensal pela 4ª vez em 2024

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) atingiu em outubro um novo recorde de movimentação em um único mês. Foram 137.370 TEUs movimentados ao longo de 31 dias, superando em 10% o volume registrado no mesmo mês de 2023 e marcando, somente neste ano, a quarta quebra da máxima histórica de movimentação para um mês.

Os sucessivos recordes ocorrem após a conclusão de um recente pacote de investimentos de R$ 370 milhões, que contemplou a expansão do parque de máquinas para 40 guindastes pórticos sobre pneus (RTGs) e 69 caminhões de transporte (TTs), além da finalização de importantes projetos de infraestrutura, como a obra de modernização de gates (vias de acesso rodoviário ao terminal).

“Com esses investimentos, o mercado passa a importar e exportar mais contêineres por Paranaguá, pois sabe que pode contar com nossa capacidade operacional para seguir ampliando seus negócios com o mundo”, diz Felipe de França, gerente de planejamento de operações da TCP.

Em outubro, as exportações movimentaram 45.119 TEUs, com destaque para os embarques do segmento de carnes e congelados, que chegaram a 22.285 TEUs, volume equivalente a 305 mil toneladas de mercadorias. Em segundo e terceiro lugar, ficaram os segmentos do agronegócio, papel e madeira (16.883 TEUs) e de bens de consumo e eletrônicos (2.118 TEUs).

Já as importações atingiram a marca de 34.873 TEUs, tracionadas pelo desembarque de bens de consumo e eletrônicos (10.141 TEUs). Os segmentos automotivo e de veículos (9.928 TEUs) e de químicos e petroquímicos (6.077 TEUs) ocuparam o segundo e terceiro lugar.

Os números acompanham a movimentação geral de todo o Porto de Paranaguá. Em outubro, segundo dados da Logcomex, houve recorde para um mês na importação de cargas pelo complexo portuário. Ao todo, desembarcaram 2,2 milhões de toneladas em mercadorias importadas.

Já as exportações tiveram queda de 10% em relação ao mesmo mês de 2023, somando 2,8 milhões de toneladas.