Site Loader
Reading Time: 2 minutes

Com a digitalização dos processos em Comércio Exterior as trocas de informações estão acontecendo de forma cada vez mais rápida, e a tecnologia aparece cada mais presente nas operações do dia a dia. 

Para alcançar os resultados esperados, além da ferramenta adequada, é preciso também evoluir a forma de trabalhar. Para isso a metodologia ágil é uma excelente aliada para otimizar etapas, melhorar o relacionamento com parceiros e também conquistar entregas de qualidade. 

Mas como isso funciona na prática? Estamos falando de um conjunto de técnicas e ferramentas para realizar atividades de forma mais rápida aliando os objetivos da empresa com as expectativas e necessidades dos clientes. Veja alguns dos benefícios: 

 

De que forma a metodologia pode agregar no Comércio Exterior: 

  • Ajudando a repensar o negócio
  • Promovendo a mudança cultural
  • Desenvolvendo novas habilidades
  • Estabelecendo formas de avaliar os processos
  • Criando fluxos que aliam tecnologia e a experiência do usuário

 

Como aplicar a metodologia ágil a partir da tecnologia? 

Historicamente as áreas que envolvem tecnologia e engenharia fazem uso de métodos ágeis para potencializar o gerenciamento de projetos. Seja com técnicas de Scrum ou Design Thinking, é preciso se atentar a alguns pontos como planejamento, equipe, tempo, qualidade, cliente e comunicação. 

 

Por que a metodologia ágil é importante? 

Esta técnica é uma forma de somar às suas atividades o ponto de vista operacional. Uma gestão ágil, embasada em dados obtidos por Big Data por exemplo, pode aprimorar o posicionamento do seu negócio perante ao mercado, antecipando gargalos a serem atendidos pelo seu negócio, além de se adiantar perante as ações da concorrência, com melhores valores de mercado e qualidade para com os fornecedores.

 

Agora que você sabe que pode utilizar a metodologia ágil como uma aliada da ferramenta, que tal contar com informações de qualidade sobre seus processos. Clique aqui, conheça o Big Data e saiba como a LogComex pode te ajudar.    

Post Author: Thaynara Rezende de Oliveira

Produtora de conteúdo da LogComex, jornalista e especialista em Comportamentos de Consumo.