Tecnologia da informação: como pode ser aplicada ao comércio exterior

A Tecnologia da Informação (TI) nada mais é do que um conjunto de soluções que tem como base nos recursos da computação para gerar armazenamento, acesso, segurança e uso de informações nas suas mais variadas aplicações.

Aqui na Logcomex, por exemplo, usamos este conhecimento para coletar, analisar e processar dados a fim de oferecer informações que gerem resultados eficazes e relevantes nas operações de nossos clientes.

A transformação gerada pela quarta revolução industrial alterou a relação do homem para com o trabalho, a exemplo do comércio exterior.

Uma nova era anunciada com o desenvolvimento da logística 4.0 traz recursos de inteligência e automação para as atividades rotineiras do mercado internacional.

Assim, ao apostar em inovação o objetivo é obter melhorias não apenas com um produto em si, mas sim em diversos processos e operações do comércio exterior.

Veja a seguir como estes serviços podem aparecer em sua rotina e de que forma eles podem contribuir para o resultado do seu trabalho. Confira:

Ferramentas da tecnologia da informação que podem ser aplicadas ao comex

Big Data

Adquirir uma mercadoria, acompanhar um embarque e entender as necessidades do mercado demanda um acesso a inúmeros dados disponibilizados em diferentes domínios.

Desta forma, filtrar e organizar essas informações para tomar uma decisão é um processo complexo e demorado que pode apresentar falhas humanas ou digitais.

Neste sentido, a experiência do usuário tem se tornado uma das principais preocupações das empresas, no qual o Big Data aparece como solução ao oferecer um banco de dados seguro, centralizado e de fácil acesso.

Inteligência Artificial

Com a queda nos custos de acesso a tecnologia, a inteligência artificial aparece como um recurso promissor para as corporações.

Isso permite que, ao investir neste método, seja possível adquirir uma vantagem competitiva frente a concorrência, conquistando novos clientes e fornecedores. Melhor ainda: identificando a melhor decisão a ser tomada e antecipando as necessidades do mercado.

No comércio exterior, esta solução pode ser visualizada em um módulo como a plataforma da Logcomex.

Software de alto desempenho

Toda a tecnologia disponível tem um impacto ainda maior nos negócios quando possibilita a gestão de processos e operações frente a grandes demandas, como acontece no comércio exterior.

Neste contexto, o mercado está cada vez mais propício ao surgimento de plataformas que automatizam e integram toda a operação de trabalho.

Afinal, como garantir que a melhor seja tomada? De que forma manter o controle sobre todas as etapas que envolvem a importação e a exportação? Como garantir os bons resultados e ao mesmo estar a frente da concorrência?

Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novos players no mercado, insistir no uso de planilhas de Excel e documentos compartilhados podem não ser uma estratégia tão eficiente como já foi um dia. 

A Logcomex criou um guia completo sobre Machine Learning (incluindo aplicações em comércio exterior). Para ter acesso, é só fazer preencher o formulário e conferir o material gratuitamente.