Tecnologia da informação aplicada ao comércio exterior

Tecnologia da informação aplicada ao comércio exterior

12 de junho de 2019 Off Por Thaynara Oliveira

A transformação gerada pela quarta revolução industrial alterou a relação do homem para com o trabalho, a exemplo do Comércio Exterior. Uma nova era anunciada com o desenvolvimento da logística 4.0 traz recursos de inteligência e automação para as atividades rotineiras do mercado internacional.

Tecnologia da Informação (TI) nada mais é do que um conjunto de soluções que tem como base nos recursos da computação para gerar armazenamento, acesso, segurança e uso de informações nas suas mais variadas aplicações. Aqui na LogComex, por exemplo, utilizamos este conhecimento para coletar, analisar e processar dados a fim de oferecer informações que gerem resultados eficazes e relevantes nas operações de nossos clientes.

Assim, ao apostar em inovação temos como objetivo oferecer melhorias não apenas com um produto em si, mas sim em diversos processos e operações do comércio exterior. Veja a seguir como estes serviços podem aparecer em sua rotina e de que forma eles podem contribuir para o resultado do seu trabalho. Confira:

 

 

  • Big Data

 

Adquirir uma mercadoria, acompanhar um embarque e entender as necessidades do mercado demanda um acesso a inúmeros dados disponibilizados em diferentes domínios. Desta forma, filtrar e organizar essas informações para tomar uma decisão é um processo complexo e demorado que pode apresentar falhas humanas ou digitais. Neste sentido, a experiência do usuário tem se tornado uma das principais preocupações das empresas, no qual o Big Data aparece como solução ao oferecer um banco de dados seguro, centralizado e de fácil acesso.

 

 

  • Inteligência Artificial

Com a queda nos custos de acesso a tecnologia, a inteligência artificial aparece como um recurso promissor para as corporações. Isso permite que ao investir neste método é possível adquirir uma vantagem competitiva frente a concorrência, conquistando novos clientes e fornecedores, identificando a melhor decisão a ser tomada, antecipando as necessidades do mercado. No Comércio Exterior, esta solução pode ser visualizada em um módulo como o Big Data Analytics da LogComex.

 

 

  • Tecnologia 5G

Até 2020, os usuários domésticos como empresas e consumidores deverão ter acesso a tecnologia 5G. Os principais resultados garantidos a partir desta novidade no uso de internet envolvem maior velocidade de conexão, nível de banda disponível, dispositivos conectados e menor consumo de energia necessário. Tudo isso deve concentrar e favorecer sistemas que ofereçam seus serviços uma plataforma 100% digital, permitindo o acesso seguro, facilitado e personalizado de acordo com a sua necessidade.

 

 

  • Software de alto desempenho

Toda a tecnologia disponível tem um impacto ainda maior nos negócios quando possibilita a gestão de processos e operações frente a grandes demandas, como acontece no comércio exterior. Frente a esta situação, o mercado está cada vez mais propício ao surgimento de plataformas que automatizam e integram toda a operação de trabalho. Afinal, como garantir que a melhor seja tomada? De que forma manter o controle sobre todas as etapas que envolvem a importação e a exportação? Como garantir os bons resultados e ao mesmo estar a frente da concorrência? Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novos players no mercado, insistir no uso de planilhas de excel e documentos compartilhados podem não ser tão eficientes como costumavam. 

 

Agora que você entende como a tecnologia pode agregar ao comércio exterior, que tal levar seu negócio ao um novo patamar? Conheça as soluções que a LogComex oferece e encontre a que mais tem a ver com a sua necessidade. Vem com a gente revolucionar o Comércio Exterior!