Confira as 5 tendências de empresas de comércio exterior

A transferência para novas tecnologias disruptivas altera consequentemente o mindset organizacional. Assim esse artigo vai apontar cinco principais tendências de mudanças nas empresas que devem ocorrer em 2020. 

VUCA é um conceito criado pelo U.S. Army War College que descreveu o mundo pós guerra fria, hoje o VUCA é utilizado para entender como será o novo mercado,  cada letra representa uma característica e no comércio exterior esse conceito fica ainda mais intenso:

Volatility: Volatilidade, ou seja, muitas mudanças em pouco espaço de tempo.
Tanto para empresas quanto para pessoas, não existe mais um caminho estruturado até atingir a estabilidade. 

Uncertainty:  Incerteza, não é mais possível utilizar velhas estratégias para novos negócios, e as soluções de hoje não poderão ser aplicadas no futuro, as informações estão em constante movimento e demandam novas maneiras de utilizá-las.

Complexity: Complexidade, o acesso a informação que nossa sociedade adquiriu é fantástico, porém gera maior complexidade na tomada de decisão, pois não é mais possível analisar apenas fatos isolados, deve-se conhecer a cadeia como um todo e entender a conectividade que cada dado possui com outro e suas consequências.

Ambiguity: Ambiguidade, mais de uma informação pode estar correta, não existe apenas um jeito de realizar determinada atividade, existem diversas interpretações diferentes e não existe uma só verdade.

Mas como as empresas vão se comportar mediante a todas essas mudanças?

1 – Empresas enxutas e muita tecnologia

Cada vez mais as empresas vão optar por equipes pequenas, porém com muita tecnologia. O pensamento é que é preferível ter poucas pessoas capacitadas e bem remuneradas do que muitas pessoas incapacitadas com baixos salários.

Ao contrário do que dizem, na quarta revolução industrial o trabalho não vai acabar, mas será substituido, por isso é importante que os profissionais busquem por especialização. 

Um exemplo no comércio exterior é que, antes um profissional deveria investir seu tempo no trabalho conciliando informações entre duas máquinas ou softwares, hoje é possível a comunicação de dados e apresentação de informações sem precisar uma pessoa intermediadora, que era responsável apenas por realizar follow up de embarques. 

Essa pessoa, perdeu uma função, porém pode se dedicar melhor em atendimento ao cliente, otimização de processos, busca por novos clientes.

2 – Setores integrados e menor hierarquia

Como o fluxo de informação cada vez cresce mais rápido no comércio exterior, é inviável a separação de diversos departamentos, a tomada de decisão deve ser rápida e assertiva, por isso cada vez mais haverá integração de todos os setores. 

A horizontalização será cada vez mais comum nas empresas, hierarquias deixarão de existir, com isso haverá tomadas de decisão mais assertivas, a qualidade do trabalho aumenta, e há maior foco no real propósito da empresa.

3 – Horário e local flexível

O comércio exterior é complexo e viver com prazos transforma o ambiente de trabalho em um lugar estressante e pesado, as empresas serão responsáveis por deixar o ambiente mais tranquilo, amenizando e trazendo propostas de integração para melhorar o clima tenso do comex. 

Além disso, o que importa para uma empresa é a qualidade de produção do colaborador, por isso cada vez mais horários flexíveis serão mais comuns, assim como a possibilidade de fazer home office ou trabalhar em um café apenas com seu computador.

4 – Criação de padrão + personalização

Mais uma vez a ambiguidade aparece por aqui, padronização e personalização ao mesmo tempo, como isso é possível? 

Cada vez mais operações serão padronizadas, isso é uma etapa para o sucesso da automação, pois sem criar padrões não é possível automatizar processos.Porém, cada cliente possui uma peculiaridade, um jeito que deseja as coisas e esse pode ser um fator essencial de decisão para o cliente se manter ou não utilizando os serviços de determinada empresa. 

Por isso, é importante que o setor de TI esteja atento para programar cada personalização que os clientes demandarem. 

5 – Aprendizado coletivo 

Para ter profissionais qualificados, é importante que a organização ofereça meios de entregar conhecimentos a seus colaboradores. Essa atitude, além de desenvolver os profissionais, traz interação entre a equipe e o mercado. Palestras, dinâmicas, treinamentos e tudo que capacite o profissional será importante para a empresa e para o profissional ter sucesso na quarta revolução industrial.

Quer saber as tendências do mercado de comércio exterior?

A Logcomex preparou um estudo rico mostrando quais serão as tendências para o comércio exterior nos próximos meses. Preencha o formulário abaixo e faça o download gratuito!