Estrada com o número "2024" pintado sobre ela, representando as tendências para o futuro do comércio exterior

Tendências para o comex 2024

Para se preparar para um ano novo, é preciso analisar tudo o que se passou no ano anterior. Dessa forma, é possível verificarmos as oportunidades de melhoria nos mais variados cenários. E, no cenário global não é diferente, e assim conseguimos elencar as tendências para o comex para o próximo ano. 

O dinamismo do comércio exterior pode trazer muita insegurança aos importadores e exportadores. Por isso, é importante estar sempre atualizado com tudo o que ocorre no âmbito do mercado internacional. Assim, pode-se dar suporte para as tomadas de decisão estratégicas necessárias para as organizações.  

Cenário do comércio exterior em 2023 

No ano de 2023, o comércio global sem dúvida enfrentou vários desafios, surgindo assim as oportunidades e as tendências para o comex de 2024. Além disso, é inegável que os muitos desafios deste ano afetaram diversas áreas de seus negócios.  

Algumas dessas mudanças inclusive até já estavam previstas, como é o caso das legislações. Por outro lado, outras delas foram significativamente inesperadas, como, por exemplo, os conflitos armados entre Israel e a Palestina, além das condições climáticas adversas. 

Reforma tributária do comércio exterior 

A reforma tributária está sendo aguardada há muitos anos pelos brasileiros e, em 2023, foram dados importantes passos para que ela seja concretizada. Porém, é importante lembrar que ela também afetará as operações de comex feitas pelas empresas nacionais. 

O que já se sabe sobre o tema é que ela será implantada gradativamente. Um dos temas que mais impactam os negócios é a retirada do ICMS, uma vez que muitos estados concedem benefícios fiscais para as empresas para se instalarem em seu território. 

É importante se atentar aos desdobramentos que irão ocorrer nos próximos meses e, assim, verificar exatamente como ficará a situação do comércio exterior no país. Nesse texto aqui há mais detalhes sobre a reforma tributária e como ela irá funcionar. 

Mudanças climáticas extremas 

A relação entre as mudanças climáticas e a logística internacional não é um tema novo, como já vimos neste outro artigo. Como os anos passados também afetaram toda a cadeia do mercado global, neste ano podemos citar três eventos extremos que afetaram significativamente as operações internacionais ao redor do mundo.  

Seca no Panamá  

O Canal do Panamá é uma importante ligação entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Através dele, passam centenas de navios por ano que abastecem ambos os lados desse canal. Esta ligação entre esses dois oceanos funciona com águas dos lagos vizinhos, através de sistemas de eclusas, e é impactado diretamente pelo El Niño. 

Com o tempo mais seco, a incidência de chuva é também menor, o que resulta em um nível menor de água. Com níveis menores, as autoridades do Panamá restringiram a quantidade diária de navios e os seus pesos, gerando assim atrasos para o escoamento das produções e recebimento de mercadorias. 

Seca no Amazonas 

No Amazonas, a situação não é diferente. O estado brasileiro experimentou a seca de seus rios, prejudicando o principal caminho de entrada de insumos para a indústria e o comércio da região. E a situação se agravou com a fumaça das queimadas.  

O Polo Industrial do Amazonas foi impactado diretamente com este cenário climático desfavorável, uma vez que impediu a não apenas a entrada de materiais como também de insumos, além da saída dos diversos materiais produzidos nesta região. 

Enchente em Santa Catarina  

Enquanto algumas áreas sofreram com a seca, Santa Catarina sofreu com o excesso de chuvas que levaram a um aumento dos níveis da água, causando até mesmo transbordos. As enchentes provocadas pelas fortes chuvas afetaram sobretudo Itajaí e Navegantes, que abrigam dois de seus principais portos. 

Durante o período de enchentes, ambos portos permaneceram fechados por muitos dias, levando armadores a buscarem opções alternativas, causando o colapso de outros portos, devido ao aumento de navios atracados e contêineres desembarcados inesperadamente. 

Conflito Israel x Palestina 

O conflito entre Israel e Palestina é outro ponto de atenção para o mercado global. O Brasil é um exemplo de parceiro comercial da região, movimentando em 2023 cerca de US$ 1,9 milhão entre importações e exportações. Sendo seus principais produtos exportados as carnes bovinas, óleos brutos de petróleo, milho e soja.  

Ademais, neste mesmo ano, o Brasil contou com a importação de uma ampla gama de produtos dessa região. A saber, os principais foram insumos como adubos e fertilizantes, inseticidas e fungicidas, chapas de plástico, fios de tecido especiais e frutas. 

Todavia, à medida que este conflito se prolonga e aumenta o risco de envolvimento de outros países, a insegurança cresce também. Sendo assim, nota-se redução de investimentos para comercialização na região e a redução dos volumes de importação e exportação. 

Preços do petróleo 

Os principais vizinhos desse conflito também são um dos principais produtores de petróleo do mundo. Uma vez que há riscos iminentes da entrada de outros países no conflito, a insegurança abrange toda a região. Então, o que poderemos ver é uma instabilidade para os preços do petróleo e seus derivados ao redor do mundo. 

Disrupções na logística 

A insegurança e instabilidade da região também causaram o desvio e bloqueio de rotas marítimas, impactando assim o comex diretamente com atrasos que afetam toda a cadeia mundial. Por exemplo, devido à intervenção do grupo Houthis no Mar Vermelho, diversos armadores decidiram contornar à África, tais como:  

  • Maersk 
  • CMA CGM
  • Evergreen e 
  • Hapag-Lloyd. 

Riscos cambiais 

Os riscos cambiais também são significativamente maiores quando há conflitos internacionais em cena. Dessa forma, as taxas de câmbio certamente serão impactadas, causando problemas nas transações comerciais realizadas no mercado global. 

Contenção dos investimentos estrangeiros 

Com a instabilidade e insegurança devido aos conflitos, os investimentos também tendem a ser consideravelmente menores. Afinal, investidores ao redor do mundo esperam por um melhor momento para aplicar seus recursos, reduzindo o crescimento dos países. 

Mudanças nas relações diplomáticas 

Da mesma forma, conflitos armados igualmente mudam as relações diplomáticas entre as nações no mundo todo, podendo inclusive afetar acordos comerciais já existentes. E, dessa forma afetam diretamente  — e principalmente — o comércio internacional. 

Tendências para o comércio exterior em 2024 

Agora que entendemos o cenário que enfrentamos em 2023, podemos falar sobre as tendências para o comex em 2024. O mercado internacional contará com oportunidades, mas também haverá desafios. Afinal, algumas situações que seguirão para o ano seguinte, como é o caso dos conflitos armados. 

Outro desafio com que poderemos nos deparar é a necessidade de busca por novas soluções para evitar o colapso da cadeia global de suprimentos. Essa certamente é uma das tendências para o comex que deve obrigatoriamente estar presente ao longo do ano de 2024.

Recuperação do crescimento 

O mercado global possui perspectiva de crescimento para o novo ano, e essa previsão se dá devido ao ciclo de negócios que geralmente crescem quando o mercado se estabiliza. Itens como maquinários e bens duráveis tendem a ser os principais produtos comercializados.  

Digitalização 

Com a pandemia, a digitalização dos processos acelerou em todas as áreas do cenário global. Afinal, na busca por mais eficiência logística, a digitalização é fundamental, conforme o comércio eletrônico tende a continuar crescendo exponencialmente.  

Redução de barreiras comerciais e acordos regionais 

Outra tendência importante para 2024 é a redução de barreiras comerciais e acordos regionais. A previsão de novos acordos comerciais entre os países e blocos econômicos, bem como a expansão e renovação dos acordos já existentes, irá fortalecer ainda mais o comércio internacional.  

Automação 

A entrada da tecnologia nas operações das empresas refletirá também no comex. Através da implementação da automatização, teremos mais eficiência e agilidade nos processos, bem como a oportunidade de aumento de embarques internacionais, devido à compra de maquinários com novas tecnologias.  

Sustentabilidade 

A preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade irá continuar a crescer e, com isso, será ainda mais comum vermos a adoção de práticas e legislações sobre este tema ao longo de todo o ano de 2024. Portanto, convém começar a se aprofundar no tema, caso você ainda não o esteja considerando.

Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) 

A busca pela eficiência no comércio internacional entra também no tema da Internet das Coisas (IoT), que está sendo cada vez mais utilizada pelas companhias do setor. São produtos cada vez mais ligados à internet e processos produtivos otimizados com o auxílio da IoT. 

Blockchain 

Outro destaque entre as tendências para o comex em 2024 é a ampliação do uso da tecnologia blockchain. No cenário internacional, ele possui várias funções, entre elas, facilitar a comunicação segura entre países e também entre os Operadores Econômicos Autorizados (OEA). 

Enfrente desafios e explore oportunidades emergentes com a Logcomex 

Com tantas possibilidades para 2024, é importante contar com um parceiro que possa apoiar a sua empresa ao longo deste ano. Portanto, conheça as soluções da Logcomex e tenha todo o suporte para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o ano tem para te oferecer!