A importância da digitalização no Comércio Exterior 

A digitalização no comércio exterior

A importância da digitalização no Comércio Exterior 

O que é digitalização no Comércio Exterior?

O Comércio Exterior é uma área considerada tradicional por muitos. No entanto, a cada ano podemos notar evolução em tecnologia e medidas que visam a desburocratização. Você já ouviu o termo “Indústria 4.0”? Trata-se do início de uma nova revolução industrial, em que a inteligência artificial e automatização serão o grande motor para as mudanças. A digitalização no comércio exterior já é praticamente uma realidade: o Comex será uma área fortemente influenciada pela nova revolução e muitos já até apelidaram esse novo tempo de “Comex 4.0”. 

O Comex 4.0 promete inúmeros benefícios para o Comércio Exterior, no entanto são aspectos que só poderão ser implementados caso seja dado o primeiro passo por parte de cada player que atua na área: a digitalização.

Com a pandemia foi possível notar a aceleração da digitalização no Comércio Exterior: mais vistorias sendo realizadas de forma remota, Certificados de Origem digitais para alguns países, documentos digitalizados sendo aceitos por alguns players, redução cada vez maior de pessoas nos locais de trabalho, sem mencionar todos os outros benefícios que o Novo Processo de Importação trará aos processos. 

Em todas as revoluções industriais o que se espera são mudanças drásticas que resultam na troca de profissionais por máquinas, ao mesmo tempo em que novas habilidades são demandadas criando novas profissões e funções. No Comércio Exterior estas são as que surgiram com o avanço tecnológico e se tornarão mais requisitadas nesta área: 

  • Cientista de dados;
  • Customer Success;
  • Business Intelligence; e
  • Gestão de processos digitais.

Além de outras habilidades que os profissionais de Comex teoricamente já devem possuir, mas que serão ainda mais necessárias: criatividade para a solução de problemas, atualização constante e multidisciplinaridade. 

Como saber se a minha empresa já é digitalizada?

As vantagens de inserir a digitalização no Comércio Exterior são inúmeras: 

  • Redução de erros; 
  • Sustentabilidade; 
  • Implementação de processos de automatização; 
  • Redução de custos; 
  • Segurança de dados; 
  • Economia de espaço; 
  • Melhor organização; 
  • Controle dos documentos; 
  • Aumento da produtividade.  

Se a sua empresa é digital ou está em processo de digitalização, com certeza já percebeu alguma das vantagens citadas acima. 

As mudanças são graduais e devem acontecer não apenas em um ambiente externo à empresa, como também dentro dela. Mas, como saber quando uma empresa é digitalizada?

Se a sua empresa cumpre com todos os requisitos da lista abaixo ela já pode se considerar digitalizada:

  1. Redução de 90% ou mais do uso de papel;
  2. Tracking e Follow-Up automatizado;
  3. Dados armazenados em nuvem;
  4. Domínio do Big Data;
  5. Foco em Customer Success (sucesso do cliente);
  6. Busca de Inovação;
  7. Mindset de melhoria constante;
  8. Uso de ferramentas para melhoria da execução de processos;
  9. Integração e democratização das informações; 
  10. Consultas automatizadas.

Como me transformar em uma empresa digital

Implementação e adaptação

Treinamento e boa comunicação

Na implantação de um processo digital dentro da empresa é comum enfrentar resistência de funcionários, líderes e clientes em se adaptarem. Por esse motivo, boa comunicação e treinamento devem existir sempre. 

Nova call to action

Suporte

Ao implementar algo digital na sua empresa, nunca deixe que os usuários descubram sozinhos como fazer. Comunique que a empresa está passando por um processo de transformação e que dará todo o suporte necessário ao longo da transição. 

Flexibilidade

No início, busque ser flexível com os usuários e dar um prazo de adaptação. Se a mudança ocorrer de forma bruta, isso pode até mesmo gerar prejuízos e desgastes comerciais. 

Design de experiência

Quanto mais intuitivo o novo sistema/módulo/ferramenta for, melhor será a adaptação do usuário. Esse é um dos motivos pelos quais o UX design é tão importante. 

Cultura da inovação

Muitas empresas do Comércio Exterior não possuem uma gestão participativa e são muito resistentes aos possíveis riscos que vêm com uma mudança — toda transição para o digital vai trazer alguns problemas, mas o benefício final é sempre mais impactante. 

Para possuir uma cultura organizacional que preza pela inovação, é necessário estimular a equipe a desenvolver soluções para os problemas que a empresa enfrenta. Para apresentar soluções, a equipe precisa estar informada e encorajada a perguntar, discutir e levantar ideias. 

Metodologias Ágeis

As metodologias ágeis são metodologias que auxiliam na implementação de um projeto e são muito utilizadas, em especial em projetos que envolvem tecnologia. Um exemplo de metodologia ágil é o SCRUM. 

Domínio Big Data

Não importa se você é CEO, analista ou estagiário, com a velocidade e quantidade de informações às quais temos acesso hoje, principalmente quando falamos em Comércio Exterior, você deve saber a importância que os dados têm.

Agora você deve estar afirmando “mas eu não sou de TI”! Tudo bem, existem pessoas de TI que já estão deixando os dados prontos para a sua análise, basta você entender o valor que eles possuem e interpretá-los.

Resultados

Por fim, todo projeto precisa trazer resultados positivos para a corporação. Portanto, após a implementação e adequação da digitalização na empresa é necessário levantar os dados e analisar resultados.

A LogComex transforma diariamente diversas empresas do Comércio Exterior com suas soluções de automação e Big Data. Saiba como podemos ajudar a sua empresa a fazer parte da revolução do Comex 4.0:

New call-to-action

Nova call to action