Indicadores KPI para o comércio exterior

Uma das etapas mais importantes na logística internacional é referente ao monitoramento dos embarques, devido a cadeia logística envolver muitas empresas a troca de informações entre as partes é muito complexa numa importação. Para facilitar essa tarefa e ainda melhorar o relacionamento com os fornecedores, existem alguns indicadores chave de desempenho (KPIs) que podem ser aplicados para mensurar a qualidade dos serviços prestados no Comércio Exterior. 

Indicadores chave de desempenho ou (KPIs) são métricas de gestão desenvolvidas para analisar a execução de atividades relevantes para uma empresa e uma determinada área, a exemplo do mercado internacional. Utilizando os KPIs é possível estabelecer um padrão de avaliação, a fim de que se possa colher resultados e estruturar parâmetros para atingir um determinado objetivo. 

Quais são os KPIs disponíveis para Comércio Exterior? 

Atualmente existe uma série de indicadores chave de performance disponíveis para a área de comércio exterior os mais utilizados pelas empresas são: 

Análise de market share de produto: Utilizado por grandes importadores para avaliar em qual posição comparado com o mercado o seu produto se posiciona.

Lead Time dos processos de importação:  Utilizado para avaliar o tempo médio em que o embarque fica parado em cada etapa na operação, é a comparação entre 2 datas/eventos importantes, exemplo: lead time entre a chegada no porto e o tempo de registro na alfândega, este indicador serve para avaliar o tempo em que um fornecedor leva para efetuar o registro

Canais de Parametrização: Este indicador serve para avaliar o percentual dos embarques que caem em canal verde, amarelo, vermelho e cinza, é um indicador importante pois com base nele que vai definir o tempo que a carga ficará armazenada

Transit-Time: Este é um indicador importante e serve para avaliar o tempo que o seu embarque fica em trânsito, é importante comparar a o transit-time previsto, aquele que o provedor logístico vendeu e o realizado para ver se ele está entregando o embarque no tempo combinado

SLA: É um acordo de níveis de serviço entre o importador e seus fornecedores/provedores logístico, estabelece o tempo para resolução/entrega de demanda.

Como escolher um bom KPI? 

Ao selecionar um indicador de performance é preciso ter em mente que esta métrica deve estar alinhada com o objetivo a ser obtido ou resultado final esperado. A exemplo do Comércio Exterior, se o foco é analisar o cumprimento de prazos dos fornecedores, o indicado é analisar o tempo e as etapas de entrega ao longo do processo de importação

Novamente, a ideia em torno do KPI é ser relevante para o resultado. É medir a qualidade de entrega dos agentes da ação, por isso escolher o KPI certo é importante, pois um indicador errado entrega métricas erradas. E isso é extremamente prejudicial para a estratégia de negócio, e também para a sua operação.  

Ferramentas de KPIs disponíveis no mercado

Existem muitas ferramentas no mercado onde é possível utilizar para ter um bom resultado, algumas delas inclusive são gratuitas 

  • Google Sheets
    • Serve para gerar e compartilhar planilhas online
  • Data Studio
    • Indicado para empresas que já tenham as informações estruturadas 
  • LogComex
    • Gera indicadores e faz o monitoramento dos embarques automaticamente 

Na prática: entenda como aplicar o KPI no Comércio Exterior com a LogComex 

Com a competitividade e troca de informações ainda mais ágeis com os processos digitalizados, os KPIs são excelentes aliados para desenvolver e entregar serviços de qualidade.  

A melhor forma de entender a aplicação dos KPIs é ver os resultados na prática. No comércio exterior, é possível analisar a importação, pelo monitoramento de cargas. Com acesso a uma ferramenta com workflow e follow up, a exemplo do Tracking Automatizado da LogComex, você analisa tempo de entrega, etapas, agente responsável. Desta forma é possível entender o rendimento do fornecedor e a efetividade dos seus embarques em um só lugar. 

Use a planilha de custos de importação gratuita da Logcomex

A Logcomex desenvolveu e oferece gratuitamente a planilha de custos de importação para você conseguir planejar melhor suas ações na importação. Com a planilha de custos de informação, você consegue colocar os valores pagos no processo e calcular quanto você terá que pagar ao todo.

Abaixo, separamos ainda um passo a passo para você entender como ela funciona.

1. Acesse a planilha. Na aba 2, preencha o nome do produto.

Facilite o calculo de custos de importação com a nossa planilha

2. Depois, preencha as informações de “Quantidade”, “Unidade de Medida”, “Peso”, “NCM”, “Descrição da NCM”.

Facilite o calculo de custos de importação com a nossa planilha

3. Depois, preencha os valores estimados e a moeda utilizada no pagamento. 

Facilite o calculo de custos de importação com a nossa planilha

Automaticamente, o valor aduaneiro será atualizado

Automaticamente, o valor aduaneiro será atualizado

5. Na próxima tabela, preencha os valores dos impostos.

Facilite o calculo de custos de importação com a nossa planilha

Os valores e a base de cálculo serão atualizados.

Facilite o calculo de custos de importação com a nossa planilha

Por fim, temos o custo total da mercadoria, tanto em dólar, quanto em libra e euro.

Facilite o calculo de custos de importação com a nossa planilha