Relação com fornecedores: como a tecnologia pode ajudar

Com as mudanças tecnológicas dos últimos anos, a relação entre empresas e fornecedores tem se transformado, indo além da troca de serviços e oferta de produtos e/ou matérias-primas resultantes de um bom negócio. Cada vez mais a performance de novos projetos depende da confiança mútua entre as partes, na qual a tecnologia é uma excelente aliada para ajudar na relação com fornecedores

O processamento de dados e o acesso a uma fonte atualizada de informações possibilitado através do uso de ferramentas digitais tem empoderado os diferentes agentes logísticos, otimizando o processo operacional e oferecendo uma relação mais transparente com o fornecedores. Um exemplo disso é o monitoramento de cargas, que elimina a dependência externos no processo e da autonomia na prestação de serviços como controle de prazos e SLA dos fornecedores. Neste post mostramos como a tecnologia é aliada na gestão desse relacionamento: 

 

O que a gestão de fornecedores agrega para o seu negócio: 

 

A administração de serviços para com os fornecedores, além de ser uma atividade operacional, também pode ser uma estratégia interessante para a empresa. Isso permite realizar um planejamento a longo prazo, com metas e ações a serem cumpridas visando a confiança mútua. Veja outros benefícios da gestão: 

 

  • redução de falhas ao longo dos processos
  • cumprimento do prazo de entrega junto aos clientes 
  • diminuição de danos e problemas em produtos e serviços 
  • realização de um serviço de qualidade 
  • redução de custos operacionais 
  • definição de melhores preços e prazos 

 

Etapas necessárias para uma boa gestão de fornecedores: 

 

Além do uso de mecanismos de controle e gestão, a construção de uma boa relação entre empresa e fornecedor depende algumas práticas a serem realizadas a longo prazo para o alcance de bons resultados, confira: 

  • Contato mais próximo e boa comunicação 
  • Alinhamento de objetivos 
  • Metodologia para alinhamento de processos 
  • Estruturação de um plano de ação 
  • Avaliação periódica de fornecedores 

 

Manutenção da prestação de serviços com fornecedores: 

 

Entender a importância da troca entre empresa e fornecedores é essencial uma vez que a cadeia produtiva começa com o acesso a matéria prima ou serviço para executar um serviço. Além disso, os fornecedores têm um impacto direto na qualidade e na entrega dos trabalhos. Assim criar um ambiente de trabalho saudável envolve sensibilizar o fornecedor quanto a importância do seu trabalho, realizar visitas periódicas, acompanhar o nível de entregas e aplicar um plano de melhorias. 

 

Agora que você já sabe como a tecnologia pode ajudar com os fornecedores, que tal começar a trabalhar a sua hoje? Conheça as soluções que a LogComex tem a te oferecer com o Tracking Automatizado