Site Loader
Reading Time: 3 minutes

Por um acaso você precisa verificar o status da carga junto a diferentes intervenientes logísticos no processo de conferência aduaneira? Alguma vez uma falha neste processo de comunicação já gerou deadlines atrasados ao seu negócio? Se você respondeu sim para alguma destas perguntas, sua rotina de trabalho está inserida na realidade de quem atua hoje com Comércio Exterior. 

 

Não adianta negar, quando se trata de mercado tempo é dinheiro. E falando do processo de nacionalização de mercadoria parada no armazém significa perda de dinheiro. E isso que o despachante trabalha para evitar o tempo todo, certo? O que muita gente ainda não sabe é que a tecnologia aparece como uma excelente aliada neste processo, principalmente pela agilidade que garante no acesso à informação. 

 

O trackeamento de dados, ou neste caso, o tracking aduaneiro quando bem realizado possibilita a tão desejada redução de custos. Como? Através do rastreio da carga, ao visualizar a data em que a carga chegou ao país de destino até mesmo o canal de parametrização. Munido com essas informações é possível agilizar o processo de desembaraço e com isso reduzir o tempo de armazenagem e o preço a ser pago por ela. 

 

Melhorar os resultados no Comércio Exterior está diretamente relacionado à integração no acesso a informações. E a tecnologia é o primeiro passo a ser tomado na otimização do processo do time para um despacho aduaneiro ainda mais eficiente. 

 

Descubra como o Tracking pode ajudar sua equipe no trabalho com prazos e liberação de carga 

No processo de desembaraço aduaneiro, a conferência das etapas acontece hoje pelo registo realizado junto ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (SisComex). 

Para o profissional atuante de Comércio Exterior, esta ferramenta integra as atividades de registro e acompanhamento de informações sobre as operações realizadas. Então qual o diferencial junto a um tracking aduaneiro? 

Geralmente executado a partir de um software de tecnologia, a exemplo do Tracking da LogComex, este recurso tem como principal vantagem otimizar o tempo e o esforço  de trabalho no processo de desembaraço. 

Na medida em que cresce a quantidade de embarques, é cada vez mais desafiador obter dados atualizados de cada status e com isso diminuir o tempo de espera da carga no armazém durante a nacionalização, que gera a tão desejada redução de custos.  

Com o acesso a um sistema de monitoramento integrado é possível analisar embarque a embarque em uma só plataforma, a partir de um sistema de workflow e follow ups integrados que possibilitam acompanhar o status a cada nova atualização por meio de notificações. Assim, a automação vem para evitar que aconteçam empecilhos e normalizar os trâmites dentro do prazo programado. 

 

As principais mudanças de quem adere a um Tracking Aduaneiro: 

 

 

  • Agilidade no desembaraço 

Munido de informações atualizadas pelo rastreamento de embarques fica muito mais fácil antecipar a nacionalização da mercadoria na chegada ao Brasil. Isso inclui cumprimento dos prazos junto a Receita Federal, diminuição do tempo de armazenagem e intervenção para a solução de eventuais problemas. 

 

 

  • Aumento da segurança 

Com o monitoramento do embarque, é possível diminuir o número de roubos, furtos e extravios que podem acontecer ao longo do processo. Isso também está atrelado a diminuição de tempo de armazenagem e entrega mais agilizada ao fornecedor, fundamental principalmente junto a itens de alto valor agregado. 

 

 

  • Sucesso na operação 

Estar munido das principais informações referentes ao embarque pelo qual o seu negócio é responsável diminui a necessidade de dados oriundos de terceiros, a ansiedade de fornecedor/cliente junto a sua mercadoria, o cumprimento de prazos e exigências para com a Receita Federal e claro, a esperada redução de custos. 

 

Vantagens do Tracking da LogComex: 

Os benefícios mencionados referentes a um tracking automação também são realidade para os usuários da LogComex. Confira os diferenciais que nossa plataforma oferece: 

 

  • Monitoramento de prazos e datas 
  • Agilidade nos processos de importação 
  • Dashboards online
  • Acesso ao passo a passo da carga 
  • Eliminação na dependência de terceiros
  • Otimização do processo aduaneiro 

Agora que você já sabe como o tracking aduaneiro pode ajudar a reduzir custos, que tal começar a aplicar isso na realidade do seu negócio? A LogComex pode te ajudar! Conheça mais sobre o Tracking, rastreio de carga e monitore 10 embarques de forma gratuita. 

 

Post Author: Thaynara Rezende de Oliveira

Produtora de conteúdo da LogComex, jornalista e especialista em Comportamentos de Consumo.