Saiba como o tracking aduaneiro ajuda a reduzir custos no despacho aduaneiro

Como o tracking aduaneiro ajuda a reduzir custos?

Por acaso você precisa verificar o status da carga junto a diferentes intervenientes logísticos no processo de conferência aduaneira? Alguma vez uma falha neste processo de comunicação já gerou deadlines atrasados ao seu negócio? Se você respondeu sim para alguma destas perguntas, o tracking aduaneiro automatizado é a solução ideal para os seus problemas.

Inegavelmente, quando, se trata de mercado tempo é dinheiro. E, sobretudo falando do processo de nacionalização, mercadoria parada no armazém significa perda de dinheiro.

É isso que o profissional de despacho trabalha para evitar o tempo todo, certo?

O que muita gente ainda não sabe é que a tecnologia aparece como uma excelente aliada neste processo, principalmente pela agilidade que garante durante o acesso à informação.

Com efeito, melhorar os resultados no comércio exterior está diretamente relacionado à integração no acesso a informações.

E a tecnologia é o primeiro passo a ser tomado na otimização do processo do time para um despacho aduaneiro ainda mais eficiente.

Nesse sentido, o trackeamento de dados, ou nesse caso, o tracking  aduaneiro — quando bem realizado — resolve esse problema. Além de possibilitar a tão desejada redução de custos.

Como?

Não só através do rastreio da carga, ao visualizar a data em que esta chegou ao país de destino, como também o canal de parametrização.

A partir dessas informações, é possível agilizar o processo de desembaraço e, dessa forma, reduzir o tempo de armazenagem e o preço a ser pago por ela.

Descubra como o tracking  pode ajudar sua equipe no trabalho com prazos e liberação de carga 

No processo de desembaraço aduaneiro, a conferência das etapas acontece hoje pelo registo realizado junto ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

Para o profissional atuante no comércio exterior, esta ferramenta integra as atividades de registro e acompanhamento de informações sobre as operações realizadas.

Mas então, qual o diferencial junto a um tracking aduaneiro?

Geralmente executado a partir de um software de tecnologia, a exemplo do LogTracking — solução da Logcomex — este recurso tem como principal vantagem otimizar o tempo e o esforço de trabalho no processo de desembaraço.

Na medida em que cresce a quantidade de embarques, é cada vez mais desafiador obter dados atualizados de cada status e com isso diminuir o tempo de espera da carga no armazém durante a nacionalização — o que gera a tão desejada redução de custos.

Com o acesso a um sistema de monitoramento integrado é possível analisar embarque a embarque em uma só plataforma, a partir de um sistema de workflow e follow-ups integrados que possibilitam acompanhar o status a cada nova atualização por meio de notificações.

Assim, a automação do tracking aduaneiro vem para evitar que aconteçam empecilhos e normalizar os trâmites dentro do prazo programado.

Principais mudanças de quem adere a um tracking  aduaneiro

Como vimos, contar com a tecnologia na realização de um tracking aduaneiro eficiente é fundamental não só para melhorar o gerenciamento da operação, como também para reduzir custos operacionais.

Sendo assim, confira a seguir as principais vantagens que a solução proporciona:

Agilidade no desembaraço 

A partir de informações atualizadas pelo rastreamento de embarques, fica inegavelmente mais fácil antecipar a nacionalização da mercadoria na chegada ao Brasil.

Isso inclui cumprimento dos prazos junto a Receita Federal, bem como a diminuição do tempo de armazenagem e intervenção para a solução de eventuais problemas. 

Aumento da segurança 

Com o tracking aduaneiro do embarque, é possível diminuir o número de roubos, furtos e extravios que podem acontecer ao longo do processo.

Isso também está atrelado a diminuição de tempo de armazenagem e entrega mais agilizada ao fornecedor, fundamental principalmente junto a itens de alto valor agregado.

Sucesso na operação 

Ter acesso às principais informações referentes ao embarque pelo qual o seu negócio é responsável diminui a necessidade de dados oriundos de terceiros, assim como a ansiedade de fornecedor/cliente junto a sua mercadoria, o cumprimento de prazos e exigências para com a Receita Federal e claro, a esperada redução de custos. 

Vantagens do LogTracking  

O LogTracking é uma das soluções da Logcomex, voltada às comissárias de despacho e profissionais do despacho aduaneiro.

Com ele, é possível não só monitorar seus embarques, como também acompanhar o status das operações em tempo real e otimizar a sua operação.

Confira os diferenciais que nossa plataforma oferece:

  • Monitoramento de prazos e datas
  • Agilidade nos processos de importação
  • Dashboards online
  • Acesso ao passo a passo da carga
  • Eliminação na dependência de terceiros
  • Otimização do processo aduaneiro.

Agora que você já sabe como o tracking aduaneiro pode ajudar a reduzir custos, que tal começar a aplicar isso na realidade do seu negócio?

Agende uma demonstração do LogTracking

Com o LogTracking, você consegue monitorar todos os seus embarques em um só lugar, com atualizações em tempo real. Solicite já uma demonstração gratuita!