As soluções em tecnologia da informação têm ganhado cada vez mais espaço por conta dos benefícios que proporcionam. O próprio governo brasileiro está implementando um sistema mais tecnológico, o Portal Único Siscomex.
Para as empresas que atuam prestando serviços de despacho aduaneiro, a adoção de tecnologias de automação tem revolucionado os processos, tornando-os mais ágeis, eficientes e seguros.
Neste artigo, abordaremos como a automatização pode agregar no despacho aduaneiro. Boa leitura!
O papel do despachante aduaneiro
O despachante aduaneiro é um dos intervenientes mais importantes no comércio exterior. É o profissional responsável por conduzir o processo-chave que permite a entrada do bem importado no país, ou a saída do bem no caso de exportação, garantindo o cumprimento das complexas regulamentações e representando importadores e exportadores perante os órgãos públicos.
Além disso, por conta do seu amplo conhecimento na área aduaneira, o despachante aduaneiro tem expandido seu leque de serviços: muitos atuam na prestação de consultoria para empresas, orientando-as sobre o melhor caminho diante das burocracia e dos altos custos envolvidos no comércio exterior.
Acredita-se que a função de despachante aduaneiro teria começado por volta de 1550. Ao longo dos séculos, foram vários os nomes designados a esta profissão, e também suas atribuições alteravam, mas sempre relacionada às atividades de auxílio na comercialização de mercadorias.
Em 1932, o Decreto nº 22.104 foi o primeiro a mencionar diretamente a classe dos despachantes aduaneiros, estabelecendo que apenas esses profissionais poderiam lidar com os procedimentos relacionados a mercadorias estrangeiras. O reconhecimento da profissão como classe ocorreu apenas dez anos depois.
A incorporação de tecnologia no despacho aduaneiro
Antes de 1993, as tratativas administrativas do comércio exterior e o despacho aduaneiro no Brasil eram realizadas de forma manual, com documentos físicos como formulários e guias, já que antes disso a utilização de computadores era pouco comum.
Com a criação do sistema governamental Siscomex, em 1993, o processo de exportação foi modernizado e, a partir de 1997, o sistema passou a englobar também as importações. Este foi o primeiro passo tecnológico no comércio exterior a nível governamental.
Com a chegada da era digital e a utilização de computadores para quase todas as atividades, foram sendo adotados pelas empresas sistemas e ferramentas tecnológicas em suas rotinas.
Hoje é impensável atuar no comércio exterior, seja no despacho aduaneiro ou qualquer outro setor, sem um software que auxilie no gerenciamento dos processos, e uma das tendências que se consolida cada vez mais é o uso de ferramentas para automação das atividades.
Investimentos em automação por empresas brasileiras
Conforme a pesquisa internacional "OTRS Spotlight: IT Service Management 2023", 78% das empresas brasileiras já realizaram investimentos em automação. Dentre elas, 52% adquiriram ferramentas, enquanto 26% investiram em sistemas.
O estudo também aponta que os principais benefícios percebidos após a implementação da automação nas atividades foram a economia de tempo, o crescimento acelerado da empresa e a redução de custos.
Por que automatizar o despacho aduaneiro?
A automação coloca às empresas um passo à frente na competitividade, trazendo ganhos de produtividade e permitindo que a equipe foque em atividades que agregam mais valor ao cliente.
A automação pode ser implementada em diversas etapas do processo de despacho aduaneiro.
No Portal Único Siscomex, por exemplo, é possível integrar uma API (Interface de Programação de Aplicações), que conecta o Portal ao sistema interno da empresa, trazendo mais agilidade para tarefas como o preenchimento e registro de informações.
Leia também: A inteligência artificial presente na DUIMP
Principais vantagens na automação
Entre os principais benefícios que a automação traz no despacho aduaneiro, podemos citar:
- Reduz erros humanos de digitação;
- Maior controle sobre o fluxo de trabalho;
- Melhor visibilidade das informações;
- Maior agilidade nas operações;
- Redução de custos;
- Otimiza o trabalho nas etapas em que era feito de forma manual, possibilitando que a equipe foque em questões mais estratégicas.
A automação é uma tendência que continuará a se expandir no futuro.
Com a chegada da DUIMP, a Logcomex te ajuda a automatizar seus processos
Muito em breve, em outubro, começa a migração das operações de importação, que hoje são realizadas no sistema Siscomex LI/DI, e passarão a ser registradas por meio da Declaração Única de Importação (Duimp) no Portal Único Siscomex.
Esta transição de sistema é um marco para o comércio exterior brasileiro, pois integra muito mais eficiência e tecnologia ao processo de importação.
Para acompanhar essas mudanças e otimizar ainda mais suas operações, a Logcomex desenvolveu a ferramenta Catálogo de Produtos.
Entenda o que essa solução agrega em sua operação:
- Agilidade, pois auxilia na criação do Catálogo de Produtos da Duimp com inteligência artificial (IA) em menos de 60 segundos;
- Permite visualizar seus produtos organizados automaticamente por NCM e importador, facilitando o gerenciamento detalhado das informações;
- Redução de erros dos processos, por meio da classificação e validação de atributos de produtos utilizando IA;
- Possibilita ajustes rápidos e precisos, garantindo que todas as informações estejam corretas no Catálogo.
Clique aqui e conheça mais dessa ferramenta que transformará seu despacho aduaneiro. Na Logcomex, estamos em constante busca pela melhoria e transformação tecnológica do comércio internacional. Se você possui alguma dúvida ou deseja realizar uma demonstração das nossas soluções, entre em contato!