Big Data para agentes de carga: mais oportunidades de negócio

Geramos uma quantidade enorme de dados diariamente. A realidade está cada vez mais complexa e é por isso que essa explosão de informações deu origem ao conceito de “Big Data”, que significa um gigante conjunto de dados gerados em alta velocidade todos os dias.

Leia mais em: Dicionário de Big Data Analytics

Uma previsão realizada pela International Data Corporation (IDC) aponta que, em 2025, teremos 163 zettabytes de volume de dados. Isso significa 5 vezes mais que o volume atual. Bastante coisa, não é?

Mas, em qualquer setor, Big Data significa uma oportunidade de ouro para as empresas que desejam tomar decisões mais assertivas. Saber aproveitar essas oportunidades pode, com certeza, dar superpoderes para o seu negócio.

Afinal, a análise dos dados pode auxiliar empresas e profissionais a entenderem melhor seu mercado, preverem as melhores oportunidades de negócio e a estabelecerem uma prospecção de clientes muito mais assertiva.

Big Data no comércio exterior

No comex, a análise de dados tem o poder de auxiliar na definição de diversas estratégias para as  inúmeras personas envolvidas nos processos logísticos. 

Para os importadores, por exemplo, com a estruturação correta e a análise dos inúmeros dados gerados no processo é possível entender as reais necessidades dos clientes, encontrar fornecedores, analisar a concorrência e ainda descomplicar a operação logística.

Leia mais em: Importador, transforme dados em lucro com Big Data

Prospecção de clientes para agentes de carga

Os agentes de carga também se beneficiam, e muito, com a interpretação dos dados no dia a dia das suas atividades. Os embarques de cargas geram várias informações a todo o momento.

E, mais do que apenas contar com o “feeling” para prospectar novos clientes, com a análise de dados as possibilidades de prospectar novos clientes são muito maiores e assertivas.

Pensando em unir tecnologia, dados e logística, a Logcomex criou soluções que não apenas processam milhares de dados, mas que também compilam essas informações e as apresentam de maneira visual, com a utilização de dashboards práticos e intuitivos.

Nossas soluções de Big Data servem tanto para a importação marítima quanto para a importação aérea, permitindo que o agente de cargas analise quais são as rotas realizadas e ainda quais são os valores cobrados pelas empresas.

Dessa forma, é possível entender muito melhor seu mercado e também prospectar essas empresas oferecendo propostas mais vantajosas e competitivas.

Afinal, em uma realidade tão complexa e acirrada quanto a do comex, ter acesso a informações detalhadas para entender a fundo clientes e concorrentes pode ser essencial para crescer seu market share.

Conheça os benefícios de utilizar uma plataforma de comércio exterior como a Logcomex para potencializar suas estratégias. Converse com a nossa equipe.