Entenda como implementar uma cadeia de suprimentos responsiva

O que é cadeia de suprimentos responsiva? Como implementar?

A cadeia de suprimentos responsiva é a conexão dos produtos ou serviços com o mercado. Ela consegue atender a demanda do cliente conforme lhe é requisitada. De forma geral, essa conexão e suas variantes formam uma cadeia de suprimentos.

Leia também: Quais são os principais desafios logísticos que o Brasil enfrenta?

Isso ocorre em pequenos e grandes acontecimentos, desde um produtor de hortaliças que vende seu produto para o dono do mercadinho, que por sua vez vende-o fracionado (ou não) para a dona de casa, até altos volumes transacionados por grandes empresas e operacionalizados por enormes companhias de transporte.

Falaremos na sequência sobre o que é e como funciona, afinal, a cadeia de suprimentos responsiva.

Venha conhecer mais sobre esse assunto!

O que é uma cadeia de suprimentos responsiva

É o conjunto de operações devidamente orquestradas que, quando executadas, possuem total capacidade de atender a grandes projetos que demandam enormes quantidades.

A cadeia de suprimentos responsiva operacionaliza uma ampla variedade de itens ao mesmo tempo. Além disso, elabora produtos intensamente inovadores, é habilitada e preparada para atender a um nível de serviço muito rigoroso. Tudo isso operando no lead time mais curto possível.

Ela é a que responde com firmeza e dentro do tempo exigido pela demanda que lhe é solicitada frente às dinâmicas do mercado. Isso com o intuito de atingir ou se manter em vantagem competitiva.

Contudo, uma iniciativa de resposta rápida e assertiva envolve alterações e ajustes logísticos, métodos assertivos de planejamento e de acordos de parceria. O que faz com que, decorrente dessas ações, custos altos sejam assumidos.

Gestão da cadeia de suprimentos responsiva x eficiente

Cadeia de suprimentos é o conjunto de operações que mantêm a “roda girando”, e a roda da economia é um exemplo.

Ser responsiva, portanto, nesse contexto, é ser capaz de responder de forma ágil e assertiva com segurança e controle.

Assim, quando falamos em eficiência queremos dizer que uma ação será realizada com competência.

A diferença entre cadeia de suprimentos responsiva e cadeia de suprimentos eficiente é que a primeira atende com soluções sólidas, porém a qualquer custo. Enquanto que a segunda atende com a melhor solução possível dentro do orçamento ou considerando os recursos financeiros disponíveis.

Leia também: A visibilidade como chave para uma gestão da cadeia de suprimentos eficiente

Como tornar a cadeia de suprimentos responsiva?

Na sequência, veremos alguns passos para tornar uma cadeia de suprimentos em uma cadeia de suprimentos responsiva:

Planeje-se

O planejamento sempre é a raiz ou a solução do problema.

O ponto crítico – principalmente na nossa cultura – é que, normalmente, não temos o hábito de planejar. Simplesmente executamos ações e as corrigimos, com os recursos que temos disponíveis no momento, na medida em que problemas acontecem.

Contudo, é preciso atentar para o planejamento do produto. Desde a matéria-prima até a entrega ao consumidor final — incluindo a produção, suprimentos, vendas e operações.

Planejar não é uma habilidade intrínseca a um perfil apenas, ou seja, pode ser aprendido e todos podem planejar tudo.

Projeto

O projeto é inerente ao planejamento, ou seja, trata-se de uma descrição normalmente escrita de um empreendimento que se quer executar.

O planejamento é grande parte de um projeto e procura antever cada detalhe e etapa. Isso para poder prevenir quaisquer tipos de ações que levem ao descontrole da operação como um todo.

Tática

Tática é o conjunto de ações de ataque e de prevenção definidas para alcançar sucesso em um empreendimento ou projeto.

Para ter assertividade no momento de montar uma tática é preciso ter conhecimento e um bom nível de sensibilidade do mercado. Bem como das dinâmicas em que se pretende atuar.

Além disso, é essencial ter informações sólidas e corretas à disposição.

Operações

Teoricamente, operar deveria ser a parte mais simples. Isso considerando que o projeto, planejamento e a tática foram corretamente construídos.

Contudo, na maioria das vezes isso não acontece e operar vira, literalmente, uma guerra quando se trata de cadeia de suprimentos responsiva.

Se todas as etapas não forem bem organizadas no planejamento e na ordem correta, a operação sofrerá. Por isso, atenção às premissas do projeto e ao planejamento e táticas construídas para evitar dissabores na operação.

Tenha uma visão cíclica

O supply chain é feito de ciclos. Sabendo disso, é incoerente não impor ao trabalho uma visão igualmente cíclica. Testar hipóteses aqui pode ser muito esclarecedor.

Entretanto, para realizar tal atividade é preciso ter sobriedade e frieza sobre o mercado e principalmente sobre o projeto em que se está atuando.

Se for possível implementar isso, se terá em mãos um preparo robusto. O que permitirá, com isso, tomar decisões ou se prevenir de problemas cujas análises feitas sinalizam grande possibilidade de acontecer.

Do cliente

Assumir que o cliente sabe o que quer e que o contrato não será questionado, nem quebrado, é bastante temerário e amador, inclusive.

Embora não seja tão simples, mais uma vez: sabendo que o supply chain é feito de ciclos, é necessário considerar planos alternativos de soluções para problemas que os clientes ainda não tiveram ou que sequer consideraram que teriam.

De reabastecimento

Firmar parcerias sem acordos registrados, ignorando a possibilidade de fracasso, é o mesmo que atravessar a pé uma rodovia de alta velocidade sem antes olhar para os lados.

A possibilidade de dar errado é enorme.

Do ciclo de produção

A variação da produção é um acontecimento normal. Nesse sentido, firmar contratos com variações previamente definidas e com indicador de nível de serviço estabelecido é preocupar-se com o desempenho futuro das operações. Portanto, atenção neste ponto.

Do suprimento

Seja com fornecedores ou com clientes, ter relações claras e objetivas demonstram profissionalismo e esclarecimento. Alinhar expectativas traz segurança para ambas as partes e fazem das reuniões de alinhamento um ambiente menos agressivo e mais cooperativo.

Isso será essencial para ajustar o projeto caso alguma coisa saia do planejado, quer seja no aspecto operacional, quer seja no financeiro.

Push

A ferramenta de “push” pode ser utilizada para administrar lotes dentro de uma cadeia de suprimentos responsiva. Contudo, é preciso ter cautela no momento de utilizá-la, porque alguns clientes podem entendê-la de forma não muito amigável e como oportunismo.

Pull

A ferramenta de “pull” é conceitualmente similar à de “push”, assim sendo, seu uso também demanda cuidado.

O diferencial é que, os momentos propícios para utilizá-la, normalmente, ocorrem em picos de queda nos mercados. Dessa forma, os clientes tendem não considerá-la agressiva e oportunista.

Fronteira push/pull

Esse é um ponto fundamental. Como mencionado nos dois parágrafos anteriores, ter a sensibilidade e o domínio de entender onde é a fronteira entre a ferramenta “push” e a “pull” é o que determina um dos elementos de regulação da cadeia de suprimentos responsiva.

Ter segurança sobre essa fronteira exige, além de conhecimento e sensibilidade, experiência no mercado em que se atua. Bem como uma forte visão de futuro.

Defina estratégias

Ter estratégia é fundamental para diferenciar quem deseja ir longe ou realizar apenas ações que resultem em lucro rápido.

De liderança em custos

Defina exatamente o quanto deve gastar, ou seja, tenha total controle de até onde pode ir em caso de problemas ou de oportunidades.

De diferenciação

Encontre formas de agregar valor à produção com serviços diferenciados que realmente ajudem o cliente e não sejam apenas mais do mesmo.

De foco

Uma estratégia de foco sólida é a clareza que se tem sobre onde está e aonde quer chegar. Quanto mais sólido isso estiver definido, mais efetiva será essa estratégia.

Estabeleça etapas para o alinhamento

Momentos previamente definidos para alinhar a operação ou a estratégia devem ser considerados no planejamento. Um bom gestor faz esse tipo de pausa assim que entende a necessidade de corrigir ou fomentar alguma ação.

Entenda o cliente

Conversar bastante com seu cliente é a melhor forma de entender o que ele está pedindo.

No entanto, não se limite a conversar sobre o projeto em análise, pois pode não ser suficiente e ainda desgastar a relação ao ponto de tornar inviável o relacionamento.

Por isso, é preciso ter muita moderação nessa iniciativa.

Entenda a cadeia de suprimentos

Entender como funciona a cadeia de suprimentos é o mínimo se quiser operar oferecendo uma solução responsiva.

Se você não tiver experiência suficiente no mercado específico no qual se pretende atuar, contrate pessoas competentes que tenham e as gerencie de forma assertiva.

Faça o alinhamento

Aqui é essencialmente a etapa onde se estabelecem as reuniões e os planos de alinhamento e ajustes discutidos acima.

Ela permite, portanto, deixar todos os envolvidos na mesma página e facilita sobremaneira cada etapa do processo.

Considere os obstáculos

Um bom planejamento tentará, inegavelmente, antever obstáculos. Contudo, como os ciclos existem, podem haver problemas que não existiam e eram até inconcebíveis no momento do planejamento, mas que podem, simplesmente, acontecer.

Para evitar ou, pelo menos, mitigar isso é necessário estar sempre de olho no mercado, nos fornecedores e clientes. Além de pausar as operações para correção ou fomento assim que perceber algo que pode sair do controle.

Crie o escopo

Esse passo é fundamental. Ele deve ser considerado antes da concepção do projeto e o planejamento deve atender 100% do que está registrado no escopo.

Flexibilidade interfuncional entre empresas

Esse pode ser um diferencial muito relevante, principalmente em mercados muito dinâmicos ou em projetos com vários parceiros ao mesmo tempo.

Nesse sentido, ter interfuncionalidade é algo espetacular e pode ajudar muito com alcance das metas. No entanto, isso também requer bons administradores para manter sempre a boa ordem das ações e operações.

Implícita

Esse é um ponto importante. Afinal, coisas que não estão claras, mas podem teoricamente ser entendidas em senso comum, também causam ambiguidade e atrapalham muito mais do que ajudam.

Portanto, deixar os pontos esclarecidos é essencial.

De demanda

Conhecer a demanda e deixar todos os envolvidos também cientes garantirá possibilidades de acerto muito maiores do que a ignorar ou conhecê-la parcialmente.

Assim, isso deve determinar todas as ações e operações futuras — programadas ou não — da cadeia de suprimentos responsiva.

Como o LogManager impulsiona sua cadeia de suprimentos?

O LogManager, solução de real time visibility da Logcomex, garante alta visibilidade no controle de ponta a ponta da sua cadeia de suprimentos.

Graças ao monitoramento em tempo real da jornada das matérias-primas importadas, a plataforma garante previsibilidade em sua operação. O que promove uma redução dos prejuízos causados por atrasos imprevistos. Como, por exemplo, rupturas de estoque e quebras na linha de produção.

Favorecendo, assim, a atuação efetiva de uma cadeia de suprimentos responsiva.

O uso da ferramenta também projeta uma redução de até 20% nas operações, um tempo de desembaraço aduaneiro até 40% mais rápido. 

Além de tornar seus processos mais integrados, robustos e ágeis, apoiando várias iniciativas para ajudar na obtenção da certificação OEA (Operador Econômico Autorizado).

Visite nosso site, entenda a dinâmica e conheça os benefícios. Estamos prontos para ajudá-lo com soluções de ponta para a gestão e controle do seu negócio.