Entenda o papel da visibilidade na gestão da cadeia de suprimentos eficaz

A visibilidade e a gestão da cadeia de suprimentos eficiente

A visibilidade é crucial para uma gestão da cadeia de suprimentos eficiente, englobando obtenção, produção, distribuição e entrega de bens e serviços aos consumidores. 

Assim, o supply chain management demanda colaboração, eficiência e gestão precisa para integração satisfatória. 

Explore nosso artigo para conferir insights sobre o tema, sua relação com a logística, otimização e desafios na exportação e importação.

O que é cadeia de suprimentos?

O conceito de cadeia de suprimentos representa um complexo sistema que envolve todas as etapas, processos e atividades necessários para transformar matérias-primas em produtos finais e entregá-los aos consumidores. Ou seja, ela abrange desde a aquisição de matéria-prima até a distribuição e entrega do produto acabado. 

Assim, essa rede interligada de fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e consumidores desenha o caminho que os produtos percorrem. 

Esta cadeia começa com a obtenção de matéria-prima, passando pela produção, armazenamento, distribuição e chegando ao consumidor final. Enfim, ela também envolve o gerenciamento de informações e fluxo financeiro

O que é logística de suprimentos?

Uma parte essencial do supply chain é a logística de suprimentos. Ela envolve o planejamento, execução e controle de atividades relacionadas à aquisição, transporte, armazenamento e distribuição de matérias-primas e componentes necessários para a produção de bens ou serviços. 

cadeia de suprimentos logística abrange a seleção de fornecedores, negociações de contratos, monitoramento de estoques, transporte eficiente e armazenamento adequado. 

Em um mercado globalizado e competitivo, a logística de suprimentos se torna um diferencial estratégico para as empresas. Inclusive influenciando diretamente sua eficiência operacional e capacidade de adaptação às mudanças nas demandas do mercado.

Como funciona a cadeia de suprimentos?

O processo da cadeia de suprimentos começa com a aquisição de matérias-primas por fornecedores, que seguem para fabricantes. 

Estes transformam as matérias-primas em produtos finais, distribuídos a centros de distribuição ou varejistas, ponto de encontro da logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento

Uma gestão eficaz exige estoque equilibrado e colaboração entre participantes, enfrentando desafios comuns, como flutuações na demanda e interrupções. 

Em um cenário global, fatores como distância e regulamentações também impactam a cadeia de suprimentos.

Qual é o papel da visibilidade na gestão da cadeia de suprimentos?

Supply Chain Visibility (SCV) é a visibilidade da cadeia de suprimentos no comércio exterior. É o rastreamento de pedidos e remessas físicas desde a origem até o destino, abrangendo logística, transporte e atividades durante esse processo. 

Essa macrovisão ajuda na prevenção de obstáculos e danos às cargas, permitindo a resolução antecipada de problemas. 

O SCV capacita a cadeia de suprimentos, fornecendo informações precisas para otimizar o processo. 

Nessa área, a integração de ferramentas e sistemas possibilita o monitoramento em tempo real de estoques, pedidos e entregas, agilizando a organização. 

Além disso, a integração das informações permite respostas rápidas a demandas e problemas inesperados, melhorando a logística e evitando gargalos na produção.

Leia mais: O que é supply chain? Qual a importância de ter visibilidade?

Como a visibilidade apoia uma gestão de cadeia de suprimentos eficiente?

O Supply Chain Visibility (SCV) auxilia na gestão abrangente da cadeia de suprimentos no comex, prevenindo problemas como visibilidade de mercadorias, abastecimento e transporte, além de baixa visibilidade em transações. 

Além disso, em um mundo interconectado, as informações são cruciais para evitar falhas e até falência. 

Nesse sentido, a visibilidade possibilita previsões de mercado, decisões informadas e estratégias eficazes, baseadas em dados. 

Isso aprimora o desempenho da cadeia, identifica melhorias, custos e problemas de qualidade. 

O feedback resultante otimiza o sistema e gera insights para futuras tendências de demanda.

Benefícios da visibilidade na gestão da cadeia de suprimentos

Os pontos envolvidos na cadeia de suprimentos são todos parte de um. Por isso, a visibilidade é tão importante e traz tantos benefícios. 

Separamos alguns deles, veja só:

Respostas mais rápidas aos problemas

A visibilidade na cadeia de suprimentos permite, por exemplo, prever/remediar atrasos logísticos e evitar prejuízos. Como o atraso de uma grande entrega de produtos destinado a uma data sazonal. 

Padrões consistentes e melhoria contínua

A visibilidade também aponta possíveis falhas logísticas, de transporte ou ainda no atendimento, proporcionando a autoavaliação. 

Assim, a empresa pode criar um padrão de qualidade para manter os serviços em um determinado patamar, sanar as demandas que aparecem e continuar oferecendo melhorias. 

Custos mais baixos

Com a otimização na visibilidade da cadeia e integração dos sistemas e informações, é possível reduzir custos sem prejudicar a satisfação do cliente. Melhor ainda: agregando ainda mais ao produto e serviço. 

Leia mais: Como obter redução de custos na cadeia de suprimentos?

Como obter maior visibilidade na gestão da cadeia de suprimentos?

Para obter visibilidade na SCM, é crucial focar em logística eficiente, integração de dados e adotar práticas da logística 4.0. 

Isso envolve conectividade, sistemas de gerenciamento, otimização de transporte e automação de processos. 

A satisfação do cliente também é vital e requer inovação contínua e qualidade na entrega. 

Nesse sentido, um planejamento colaborativo é recomendado para equilibrar a visão comercial com outras áreas, garantindo eficácia operacional. 

Outro ponto importante é a digitalização de processos físicos e a busca por agilidade e rastreabilidade. Afinal, isso também eleva a posição no mercado.

3 passos para implementar a visibilidade na SCM

O foco é sempre obter êxito dentro da proposta. Por isso, é extremamente importante implementar a visibilidade na SCM. Pelo que vimos até agora, esse será o grande macete para alcançar a principal proposta. Abaixo listamos três passos que podem ser bastante úteis para você: 

Escolha e implemente uma solução de visibilidade em tempo real

A solução para visibilidade em tempo real é determinante para o sucesso, pois fornece informações em tempo real. 

Através de notificações no celular ou e-mail, em tempo real, a empresa e todos os demais envolvidos recebem notificações de atualizações e situações envolvendo a cadeia. 

Foque na melhoria dos processos

Atualizar sistemas e melhorar procedimentos exige investimentos como análise de dados e coleta de informações, fortalecendo estratégias de negócios eficazes. 

Isso contribui para aumentar a visibilidade na cadeia de suprimentos e na digitalização dos processos, sendo aprimoramentos cruciais.

Impulsione a eficiência

É preciso oferecer um serviço melhor a cada dia. Nesse sentido, a otimização e investimento em eficiência também são chaves para maior visibilidade. 

Isso é tão real que foi comprovado por uma pesquisa da Capgemini Consulting. O estudo apontou que entre 94% dos quase 400 executivos entrevistados, a visibilidade da cadeia de suprimentos é considerada fundamental para a eficiência dos processos. 

Torne sua gestão da cadeia de suprimentos mais eficiente com o LogManager

O LogManager da Logcomex oferece visibilidade em tempo real para a gestão eficiente da cadeia de suprimentos. 

Com ele, você monitora diversos eventos durante a jornada da carga, logística internacional e processo aduaneiro, com alertas de risco. 

Também proporciona antecipação de decisões, gerenciamento de riscos, redução de custos aduaneiros e decisões assertivas. 

A solução permite ainda compartilhar informações atualizadas com sua equipe. 

Clique aqui, conheça o LogManager e agende uma demonstração gratuita para entender como ele pode otimizar sua SCM.