O mercado de comércio exterior tem grandes oportunidades para pessoas físicas e jurídicas. E aprender como importar dos Estados Unidos é fundamental para quem quer entrar neste mercado.
Os EUA, além de ser uma superpotência econômica, é o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China. Tanto que, em 2021, foi registrado o recorde na corrente comercial entre os países (importações mais exportações) de US$ 70,5 bilhões – 43% a mais do que em 2020 e 9,3% do que em 2019, o ano do último recorde.
E as projeções para 2022 continuam otimistas, esperando um aumento de 8,1% em todas as importações em comparação com 2021.
Neste artigo, explicaremos o que deve ser feito por quem deseja importar dos Estados Unidos. Elencaremos as etapas, as formas de importar legalmente, as diferentes modalidades de frete e transportes e, finalmente, uma lista dos produtos mais importados dos EUA.
Boa leitura!
Os EUA é o país sede de diversas grandes empresas criadores de produtos desejados pelo mundo todo, especialmente pelos brasileiros. Ainda, o país é um dos maiores polos de inovação e tecnologia, tornando o processo de importação vantajoso para quem quer trazer mercadorias inéditas para o país.
Existe uma série de vantagens para pessoas e empresas que trazem cargas de lá, como:
O tempo de entrega, por sinal, é um fator super relevante inclusive, principalmente para uma operação que precisa de agilidade para trazer encomendas ou repor estoque. Um frete saindo da Flórida a Santos, por exemplo, pode levar até metade do tempo em relação a um frete vindo de Shangai para o mesmo destino.
Leia também: Importações dos Estados Unidos: cenário atual
Antes de iniciar a sua operação é fundamental conhecer o fluxo e os processos envolvidos nas atividades. Confira abaixo as 7 etapas que devem ser seguidas para começar a importar dos Estados Unidos.
Discorremos cada uma dessas etapas com mais detalhes no nosso guia sobre como começar a importar dos Estados Unidos. Vá ao fim do artigo e clique no banner para baixá-lo!
Leia também: Radar Siscomex: quais as modalidades e como obter a habilitação?
Sabendo cada etapa, você precisará entender quais são os diferentes tipos de importação – o que influenciará diretamente na escolha do fornecedor, nos custos da operação e na procura pelo melhor preço de transporte.
Estes são os diferentes tipos de fretes que podem ser usados por uma pessoa ou empresa que deseja importar:
Leia também: Importação via Remessa Expressa: o que pode e o que não pode?
Por falar em frete, além do tipo de importação que será feito – que diz mais sobre quem será responsável pelo processo –, é preciso escolher o tipo de frete usado. E essa abordagem deve estratégica, escolhendo a modalidade que mais se enquadra com o perfil da operação e tipo de produto transacionado.
Os três tipos de fretes possíveis e suas vantagens e indicações são:
Pelo lado estratégico, é sempre importante ter uma visão macro e micro do mercado, incluindo os rankings de produtos mais importados. Dessa forma, você poderá ter insights e até começar a atuar em uma frente mais lucrativa.
De acordo com os dados extraídos da plataforma Logcomex, estes foram os produtos mais importados dos EUA em 2021:
Para ver mais detalhes, como os produtos que podem e não podem ser importados, baixe o guia de como importar dos EUA. É só clicar na imagem ao fim deste artigo!
Confira também nossos estudos gratuitos de fretes, importações, exportações etc.
Encontrar e escolher bons fornecedores não é uma tarefa fácil. Existem muitas barreiras no meio do caminho: moeda, economia, cultura e sociedades bem diferentes.
Por isso, é fundamental fazer uma avaliação detalhada de bons parceiros de negócios, com estrutura para que a gestão de logística ocorra sem qualquer tipo de problema. Veja abaixo algumas das formas de encontrar fornecedores na importação.
A Logcomex preparou um guia completo explicando o passo a passo de como importar dos Estados Unidos. Ficou interessado? Preenche o formulário abaixo e faça um download gratuito.