Saiba como o Dragon Boat impacta o comex e como se preparar para o feriado chinês para evitar prejuízos

Como o feriado chinês do Dragon Boat impacta o comex?

Sem dúvida, os feriados são parte importante da rotina de quem trabalha no comércio exterior. É preciso ficar de olho nas datas, já que elas influenciam diretamente na logística para exportações e importações. Por isso, quem atua no segmento precisa se antecipar, programar o necessário e se adequar aos dias ‘off’. E olha que durante o ano são muitos! No artigo abaixo, vamos focar em um dia importante para a Gigante Asiática: China. O Dragon Boat impacta no comex e é justamente esse o nosso foco de hoje.

Qual a data do feriado chinês Dragon Boat?

A saber, o Dragon Boat Festival, Duānwǔ Jié (端午节), ou em português, o Festival do Barco do Dragão acontece, este ano, de 22 a 24 de junho — ou seja, tem a duração de três dias. Nesse meio tempo, os chineses ficam de folga, sem trabalhar, e costumam viajar.

Essa data é o quinto dia no quinto mês lunar (para nós, período entre os meses de maio e junho). O festival faz parte da tradição cultural da China e existe há mais de 2.000 anos, também conhecido por ser a celebração do antigo poeta chinês, Qu Yuan (340 a 278 a. C). 

A principal história para a criação da data aponta que, na época, o poeta e filósofo chinês foi exilado erroneamente pelo rei e teve um fim trágico: cometeu suicídio por afogamento no rio Miluo, na província de Hunan.

Em busca do corpo, a população remou pelo rio, mas não encontrou. A história narra ainda que procuraram para cima e para baixo, batendo tambores para assustar os espíritos da água. Ainda jogavam bolinhos de arroz na água para manter os peixes e as entidades longes do corpo.

A partir desses pontos principais da história, adotaram-se muitas tradições para o festival.

Ainda que seja uma data milenar, a festividade se consolidou como feriado apenas em 2008 e tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial Nacional em 2006. Já em 2009, conquistou mais um título: o de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. 

Leia mais: Confira dados da economia e comércio internacional da China

Onde acontece o Festival do Barco do Dragão?

O Festival do Barco do Dragão acontece na China e em boa parte da Ásia anualmente. A festividade geralmente realiza-se em Kolata, no rio Yangtze, onde se dá uma corrida de barcos com cabeças de dragão que cortam o rio em alta velocidade

Como é comemorado o Festival do Barco do Dragão?

Inspiradas na história milenar de Qu Yuan, as principais atividades praticadas durante os três dias de celebração na China são:

  • Beber o vinho conhecido como Xiónghuángjiǔ
  • Comer zongzi, uma forma de bolinho de arroz embrulhado em folhas de bambu e que pode ser recheado com vários ingredientes
  • Disputar a corrida de barcos em formato e com cabeça de dragão no rio e
  • Pendurar Xlang bao nas paredes, são sachês coloridos e perfumados, feitos à mão, com itens que a população crê serem capazes de afastar energias negativas (como artemísia chinesa e calamus).

Uma curiosidade é o destaque internacional do festival desde — que foi demonstrado como esporte nos Jogos Olímpicos em Tóquio, no ano de 2020.

Antes da abertura da corrida final de canoagem, fez-se uma demonstração para divulgar a tradição cultural e esportiva da China. 

Importante destacarmos aqui que, além do visual que chama atenção, esse feriado vem com o intuito de formar valores que devem ser compreendidos por todo o mundo, como honra, amor, virtude e lealdade. 

Leia mais: Como a Golden Week China afeta o comex? Como me preparar?

De que forma você deve se preparar para o feriado do Dragon Boat?

O Dragon Boat oferece três dias de feriado na China e boa parte da Ásia, grande potência econômica mundial. Justamente por isso, quem trabalha com comércio exterior precisa se preparar para não ficar em apuros nesse período.

Afinal de contas, a grande maioria dos chineses não vão estar disponíveis, o que vai dificultar o trabalho envolvendo importações e exportações do país

Nos tópicos abaixo, separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa para se preparar. Continue a leitura.

Desenvolva uma relação de confiança com seus fornecedores/fabricantes

Um bom e fortalecido relacionamento entre fornecedores e fabricantes pode mudar tudo durante uma transação no comércio exterior. Ainda mais se a distância entre as negociações for grande, como por exemplo, entre Brasil e China. A mudança de cultura pode ser um choque alinhado a esse fator, o que pode complicar tudo.

Justamente para evitar que isso aconteça, é preciso construir essa união entre as partes. Ainda mais durante períodos como feriados mais extensos. Afinal, é necessário estar mais próximo do fornecedor para que a folga estendida não seja uma dor de cabeça.

Com essa boa relação, com certeza haverão mais concessões e ajuda para que as negociações sejam um sucesso para ambas partes. 

Durante esses períodos de feriado, inclusive, a demanda dos fornecedores aumenta bastante. Portanto, se o seu negócio tiver uma melhor relação, é provável que tenha mais prioridade quando tiver o pedido feito.

De qualquer maneira, uma dica importante é também perguntar por medidas que ajudem os compradores a se planejarem durante os feriados chineses.

Por fim, é possível que exista um calendário diferenciado para os pedidos durante o período. Nesse sentido, contar com um parceiro de negociação pode ajudar a facilitar muito esse caminho também, já que o profissional/empresa pode ter anos de experiência e convivência, o que encurtará o caminho.

Leia mais: Como importar da China?

Faça uma previsão das suas necessidades

Dentro da sua empresa, é possível que se organize a ponto de conseguir prever as próximas demandas? Se sim, ótimo! Se não, é preciso começar a repensar a organização e logística para facilitar o trabalho e ter as necessidades atendidas nos prazos corretos

Isso vale, principalmente, para os feriados. Entretanto, o exercício é interessante para o ano todo. Uma vez que essa previsão nas mãos dos fornecedores ou parceiro de fabricação é vantajosa para todos os lados. Com antecipação, o pedido pode ser entregue antes

Por exemplo, se sua demanda é para junho, mês do Dragon Boat, antecipe e faça o pedido em março. As chances de um problema aparecer pelo caminho são bem menores e ainda haverá tempo para soluções. 

Entregue a carga no porto com antecedência

Essa dica é ainda mais válida para você se for responsável pela própria logística nesse processo da China até a própria empresa.

É fundamental entender e aplicar a reserva de remessas com os transportes com bastante antecedência, no máximo até dez dias antes da data do navio. Ainda mais quando falamos em períodos com longa duração de feriados chineses.

As linhas de navios a vapor, por exemplo, tiram vantagem dessa situação porque existem mais carregamentos do que o comum, já que os clientes esperam conseguir que os carregamentos deixem o porto antes do fechamento dos estabelecimentos. E, embarcar em um navio de carga é muito mais difícil com a demanda em alta. 

Esse cenário indica aumento relativamente altos nas taxas de fretes durante o período. Em outras palavras: custo mais alto pro bolso. 

Outro risco com a falta de entrega de carga no porto com antecedência é que, dependendo da frequência com que um contêiner é movido, é possível que dias ou semanas de atrasos aconteçam.

“Não coloque todos os ovos na mesma cesta”

Quem trabalha com o comex, muito provavelmente, já ouviu esse ditado!

A máxima é mais comumente usada nos ramos dos investimentos, mas vem bem a calhar quando pensamos em feriados chineses e os impactos que podem causar. 

Uma saída para não cair nessa armadilha é trabalhar com mais de um fornecedor/fabricante que opere com os produtos necessários de outros países.

Isso vai ajudar com que você possa ‘revezar’ e suprir as necessidades quando o chinês não estiver disponível durante os days off. Além de diversificar a cadeia de suprimentos e manter um substituto para esses momentos.

Invista no estoque gerenciado pelo fornecedor

É possível que o fornecedor garanta que o nível necessário de estoque seja mantido mesmo que durante os feriados chineses. Esse processo é o chamado ‘Vendor-Managed Inventory (VMI)’, modelo de negócios que permite ao fornecedor e comprador manter um nível de estoque acordado para determinados produtos.

Assim, o fornecedor garante as transações de forma mais eficiente e necessária, de acordo com as demandas sazonais e mudanças de mercado, efeito que vai ainda ajudar a diminuir o custo para o comprador.

Entretanto, para que isso funcione é preciso que o fornecedor saiba o histórico de vendas e a atual demanda para desenvolver com êxito a programação de pedidos. 

Inicie seu planejamento com antecedência

Nunca é cedo ou tarde demais para começar o planejamento. A dica é que a empresa use dos históricos passados para entender o fluxo, demanda e necessidade para projetar a longo prazo. 

Essa previsão com antecedência pode oferecer mais tranquilidade para lidar com possíveis problemas, principalmente com a demanda excessiva – e demorada – durante feriados chineses. Poupar recursos para esse investimento e custos de remessas também é necessário.

Leia mais: Importação da China: como o gigante asiático vai continuar a dominar o comércio exterior

Como a Logcomex te ajuda a se organizar para os feriados chineses?

Para se preparar para períodos de alta demanda sazonal, como o Dragon Boat e outros feriados internacionais que afetam o comércio global, é essencial reduzir os riscos de prejuízos, antecipar processos e reagir de forma proativa. Nesse contexto, ter acesso a informações avançadas e em tempo real faz toda a diferença.

Tenha total controle das suas cargas internacionais com LogManager
Tenha total controle das suas cargas internacionais com LogManager

Com o LogManager — a maior plataforma da América Latina de visibilidade avançada em tempo real de cargas — as empresas têm conhecimento das principais informações sobre suas operações de comércio internacional e o percurso dos contêineres. Desde a logística internacional até o desembaraço aduaneiro.

Com a solução, é possível gerenciar os embarques de forma eficiente e autônoma, agindo de forma proativa em caso de imprevistos, como atrasos, por exemplo.

Acompanhe seus embarques em andamento e saiba de atrasos com antecedência
Acompanhe seus embarques em andamento e saiba de atrasos com antecedência

A partir do cadastro de embarques usando as opções BL e contêiner, a plataforma permite analisar o histórico dos seus fornecedores, os maiores e menores tempo de entrega, além da performance dos armadores.

Use os insights do LogManager para se preparar para o Dragon Boat
Use os insights do LogManager para se preparar para o Dragon Boat

O que contribui para um planejamento eficiente em datas sazonais de alta demanda e com potencial de gerar atrasos, como é o caso do Dragon Boat.

Além disso, a solução permite planejar cada etapa dos processos da logística internacional com inteligência e visão 360º sobre a operação, como:

  • Devolução do contêiner
  • Alteração de ETA
  • Canais de parametrização
  • Atraso de transbordo.

Para saber mais sobre a plataforma e como ela pode ajudar sua empresa a ter maior previsibilidade na logística internacional e aduaneira, preencha o formulário abaixo e agende já uma demonstração gratuita.