Entenda porque usar uma plataforma online para fazer o controle de importação

Controle de importação: por que investir em uma plataforma online?

Se você atua com comércio exterior com certeza você vai se identificar com a situação a seguir: utilizar várias planilhas e documentos diferentes para analisar as informações referentes a importação. Hoje, com a variedade de operações e informações, um dos principais desafios do mercado é ter o controle da importação online em um só lugar.

Estar a par do que acontece ao longo do processo na cadeia logística, além de necessário, pode trazer diversas vantagens competitivas para o negócio. Listamos alguns dos benefícios a seguir, confira:

Como funciona o controle de importação?

Toda transação comercial requer muita cautela e atenção aos detalhes. Somente assim o pedido pode ser executado e entregue dentro do previsto e com menos dor de cabeça possível — e, claro, sem prejuízos. Quando entramos no ramo do comércio exterior, esses cuidados precisam ser redobrados. 

Trazer um produto de outro país não é tão simples quanto parece. Diversas etapas fazem parte do processo — desde que a mercadoria sai de sua origem e chega até o destino. 

Por isso a importância de acompanhar cada uma dessas fases e isso é feito através do controle de importação. 

Um sistema de visibilidade em tempo real é útil para o controle da importação, ajudando a planejar cada detalhe com cuidado, otimizar e agilizar a logística e os processos. Além de prever e possivelmente evitar/adiantar a resolução de problemas durante o processo. 

É importante ainda lembrar da atenção ao controle de importação Sefaz, que são as regras definidas pela Secretaria de Fazenda de cada estado para esse tipo de operação. 

Hoje, a tecnologia de negócios se faz presente na cadeia do processo do comércio exterior com a configuração e implementação de softwares adequados para o controle da importação, otimização do sistema para logística e até mesmo automatização de um relatório.

Por exemplo, um sistema de visibilidade para os processos de importação proporciona maior controle referente a nacionalização dos produtos, apuração das despesas e até mesmo em fechamento de processos.

Por que é importante manter o controle de importação?

Devido às exigências e Instruções Normativas de cada país pela Receita Federal, é importante manter o controle de importação. Afinal, com ela é possível ter os processos do comex seguindo todas as legislações atualmente vigentes. Evitando, assim, problemas, prejuízos e até mesmo perda dos produtos.

Esse controle é necessário ainda para as empresas conseguirem manter os devidos processos na antecipação de cenários pela visualização de uma média histórica.

Bem como para a melhora no relacionamento entre as áreas, atendimento aos prazos e para o aumento da confiabilidade, por exemplo. 

Benefícios do controle de importação

Até aqui entendemos a importância do controle de importação, além da necessidade de mantê-lo durante o processo de importação. 

Para reafirmar isso, separamos alguns dos benefícios em possuí-lo e de tudo estar devidamente atualizado. Veja:

Maior controle sobre os prazos

Durante a importação são muitas etapas, consequentemente, diferentes prazos. Cada um deles precisa ser seguido — já que um depende do outro. 

Através do controle é possível monitorar essas datas, acompanhar o que está acontecendo e manter os prazos em dia. 

É possível ainda acompanhar se alguma das etapas está demorando mais que o normal. Sem falar que, em casos de atraso, o importador pode se adiantar para verificar algum possível problema e antecipar a resolução.

Processos mais idôneos

O processo de importação requer diversos trâmites, burocracias, documentos e impostos a pagar. Por isso, o controle de importação oferece uma gestão mais assertiva sobre tudo, o que garante mais idoneidade no processo. 

É através dele que pode ser possibilitada maior transparência — o que traz mais credibilidade para a empresa frente ao mercado. 

Redução de imprevistos

A carga tributária brasileira é bem alta. E, a fim de evitar multas — além de impostos ou correções — é necessário ter controle total dos processos envolvidos na importação. 

Além de problemas logísticos que podem aparecer durante o processo e evitados com a antecipação dos mesmos.

Planejamentos mais eficazes

Ao investir em uma plataforma online para o controle de importação você consegue dimensionar prazos e planejar o andamento das demais etapas e finalização da logística. Tudo com apenas alguns cliques. 

Portanto, para um planejamento financeiro e estratégico mais assertivo, o controle pode ser uma mão na roda para a empresa ou importador. 

Leia mais: Por que automatizar o processo de importação?

Agilidade no acesso a informações

O controle de todo o processo requer o acesso a diferentes informações. Com o uso da tecnologia, é possível automatizar o serviço, diminuindo a burocracia e o tempo necessário para o acesso.

Segurança e prevenção de falhas

Tão importante quanto o acesso aos dados são as fontes e a confiabilidade que eles oferecem. A segurança das informações, a partir da comparação e do rastreio de origem permite a tomada de decisões cada vez mais assertiva. 

O que é preciso para um controle de importação eficiente?

Quanto mais informações, mais controle. Consequentemente, menos danos e prejuízos e um serviço otimizado. 

Por isso, separamos aqui algumas dicas sobre o que é preciso para um controle de importação eficiente. Acompanhe:

Informações centralizadas

Para ter um controle de importação assertivo é necessário unificar as informações, centralizando todas as necessárias em um canal de simples acesso.

Assim, empresas e importadores já sabem onde buscar e o canal vai servir como essa porta de entrada.

Leia mais: Qual a importância da visibilidade no processo de importação?

Análise dos dados de importação

Para mensurar o desempenho de um processo, evitar falhar, otimizar o serviço oferecido e seu alcance, por exemplo, é necessária uma análise de dados.

Esse processo pode ser feito através dos Indicadores-Chave de Desempenho ou Key Performance Indicator (KPI).

Alguns indicadores que podem ser aplicados no comércio exterior são:

  • Lead time
  • Resultado da análise de custos preditivos e reais
  • Transit time, entre outros.

Visibilidade e integração

Uma plataforma que reúna informações e traga visibilidade para a empresa é o caminho ideal para quem busca oferecer serviços de qualidade. 

Ao integrar os recursos em um só lugar, você evita problemas, disponibiliza mais detalhes e ainda pode otimizar o que é levado ao cliente. 

Ainda mais quando pensamos em comércio exterior e todas as etapas de cada serviço. É uma estratégia necessária para o dia a dia.

Como melhorar o controle de importação

Além de um software que otimize a disponibilidade de informações com atualizações constantes, fornecendo o acompanhamento da demanda, ao entrarmos nesse segmento, especificamente, é preciso ainda ter profissionais capacitados e multidisciplinares. 

Uma equipe que entenda dos prós, contras, necessidades especiais e que consiga até mesmo prever possíveis problemas com os embarques de cargas importadas. 

Leia mais: Comércio Internacional: Como a visibilidade impulsiona seus resultados?

Benefícios de usar a tecnologia para o controle de importação 

A tecnologia tem feito cada vez mais parte da nossa rotina otimizando serviços e facilitando caminhos. 

No comércio exterior e com o controle de importação não seria diferente, né? É um facilitador agregado. Por isso, aqui separamos alguns benefícios:

Maior agilidade no fluxo de informações

Nada mais ágil que integrar serviços em um único lugar. Usando da tecnologia é possível otimizar informações em um único espaço, evitando um monte de papel que vai acabar se perdendo. 

Como, por exemplo, várias fichas, formulários — que ainda extrapolam a capacidade física de armazenamento. 

A tecnologia vem como uma forte aliada também nesse sentido, podendo unificar tudo isso, gerando conforto e fidelização do cliente. Além de segurança para a empresa com o armazenamento mais seguro de dados. 

Monitoramento da carga internacional em tempo real

A carga envolvida no processo de importação passa por várias e várias etapas até que alcance o destino. Por conta disso, muitas pessoas estão envolvidas na logística. 

Ao passar por cada um desses setores é possível disponibilizar uma atualização, quase que em tempo real, para o rastreamento dos produtos ser feito. 

O monitoramento facilita que os prazos sejam cumpridos, o que permite que o produto chegue no tempo previsto. 

Além disso, o monitoramento da carga em tempo real também colabora para o diagnóstico de possíveis problemas antecipadamente.

Controle do estoque

É preciso controlar tudo que se possui. No comércio exterior é necessário que um bom gerenciamento logístico seja executado para que sejam controlados onde estão os produtos.

Bem como o que falta, o que sobra, a produção de itens e os prazos para entregas das cargas solicitadas. 

Afinal, ter demais um tipo de item pode representar prejuízo e falta de giro do mercado. Enquanto isso, você pode estar deixando de comprar um outro produto que tem muito mais procura. É preciso manter atenção diária no estoque para evitar prejuízos.

Alimentação de indicadores

Com dados apurados e disponibilizados em um sistema, a empresa pode fazer o levantamento dos indicadores. 

Assim pode entender o que precisa ser melhorado, onde continuar investindo e o que não vale a pena insistir, por exemplo. Com isso, o aprimoramento pode ser constante.

Essa é, inclusive, a importância de manter os indicadores alimentados e atualizados constantemente. Podem ser usados como ferramenta de alcance e suporte.

Como uma plataforma online contribui para a redução dos custos no controle de importação?

Quando pensamos em exportação e importação, logo vem na nossa cabeça as várias etapas que compõem o processo, a logística, burocracia e trâmites necessários. Correto? 

É muito para resolver e o processo é sequencial, repetitivo e todos somos humanos, passíveis de erros e falhas. 

Porém, qualquer deslize pode comprometer a carga ou trazer problemas — visto que, no comércio exterior, tudo é complexo. 

É importante ainda lembrarmos que as falhas geram custos! Por exemplo, em um processo de importação em desacordo com a lei, a Receita Federal do Brasil pode aplicar multas, que vão de 10% do Imposto de Importação (II) até mesmo ao perdimento da carga. 

Justamente por esse contexto uma plataforma de visibilidade em tempo real entra justamente para otimizar o serviço e impedir que falhas comuns possam acontecer. 

Neste sentido, a tecnologia adequada para a gestão dos processos de importação pode fazer toda a diferença, proporcionando mais êxito e assertividade. 

Como o LogManager otimiza seu controle de importação?

O LogManager é a ferramenta de visibilidade em tempo real da Logcomex que otimiza seu controle de importação.

Com ele, você obtém:

  • Visibilidade para toda a empresa: podendo acessar e compartilhar informações em tempo real sobre seus embarques, antecipando decisões estratégicas
  • Gerenciamento eficaz de riscos: tendo previsibilidade e podendo proteger suas mercadorias enquanto ainda dá tempo de tomar uma ação
  • Redução de custos aduaneiros: evitando custos extras de armazenagem e demurrage

Tomada de decisão baseada em dados: com as informações em tempo real que garantem maior controle das suas importações.

Quer saber mais sobre a ferramenta e como ela beneficia seu controle de importação? Clique aqui e preencha o formulário na página para agendar uma demonstração gratuita.