desafios-logmex-logmanager

Como a Logmex transformou desafios em eficiência com a Logcomex

Ao enfrentar desafios e notar uma dificuldade das empresas na oferta do mais alto nível de serviços, disponibilização de sistemas e relatórios de performance atrelados a um atendimento diferenciado e personalizado, os sócios Fernando da Fonseca Júnior  e Rogerio Soares Netto, ambos com vasta experiência em comércio exterior,  firmaram uma parceria estratégica em busca de um novo desafio, que deu início à Logmex Logística Integrada.

A empresa nasceu no desembaraço aduaneiro e está presente no mercado há 10 anos, sendo atuante nos segmentos de Comércio Exterior e Logística, Despachos Aduaneiros, Agenciamento de Cargas e Transporte Rodoviário.

Com sede em Santos, e representantes em todos os portos e aeroportos a nível nacional, a Logmex opera e gerencia cargas em todos os modais desde sua origem até o destino final através de um serviço door-to-door.

Como otimizar o processo de desembaraço aduaneiro?

Desafios

Antes de conhecer a Logcomex, a empresa enfrentava alguns desafios em seu cotidiano já que as operações logísticas são intensas, burocráticas e demandam alto volume de informações.

Devido a este cenário dinâmico, a Logmex logística integrada enfrentava alguns obstáculos como dinamismo das informações, atividades manuais como a realização de follow-up, falta de pontualidade operacional.

“Antigamente nós fazíamos tudo de forma manual, armador por armador, agente de carga por agente de carga, tinha que ligar, mandar e-mail, esperar resposta, acompanhar o fuso-horário”, explica Fernando da Fonseca Júnior, Diretor da Logmex.

Parceria com a Logcomex

Para equilibrar os processos internos da companhia, otimizar as operações na logística e continuar firmando o compromisso com seus clientes , a Logmex procurou uma solução para auxiliar seus desafios na gestão e identificação de novos fornecedores. Assim nasceu a parceria com a Logcomex.

Fernando explica que o LogManager – solução da Logcomex  — ajuda muito no acompanhamento dos embarques, visualização avançada sobre os pontos principais de chegada do navio, manifesto do mercante, entre outros.

“Antes do LogManager, levávamos cerca de meio período para fazer o follow-up de  forma manual. Após implementar a solução, reduzimos o tempo para 15 minutos, alocando o operacional para outras frentes mais estratégicas do negócio”, comenta.

Implementação da plataforma LogManager

Sobre a implementação do LogManager, ele explica a facilidade que a Logmex teve para iniciar suas operações com a Logcomex.

“Sempre foi muito fácil, rápido, não tivemos dificuldades para fazer essa parte de implementar um sistema novo, que normalmente é uma dor de cabeça para as empresas. Foi tudo muito tranquilo desde o ínicio e a gente sempre conta com bom suporte da Logcomex. Tem sido uma grande parceria para nós, com muita produtividade”, comemora.

Aumento de produtividade e desafios

Além do aumento da produtividade, o LogManager também proporciona mais qualidade de vida para os gestores e colaboradores.

“Durante a noite estamos dormindo e o sistema está trabalhando, os clientes estão sendo avisados. De manhã é só chegar na empresa, dar uma olhada no sistema e suas atualizações e seus clientes já estão todos cientes. Atividades que seriam feitas em meio período ou até mais, agora são feitas em 15 minutinhos. Bem mais tranquilo, ajudou em nossos desafios da operação. Explica Fernando.

De acordo com Thomas Oliveira, Assistente de Importação da Logmex, a implementação do LogManager otimizou a atividade operacional em 100%.  “Se eu tivesse, por exemplo, 10 processos para checar, eu teria que entrar no site de cada armador, abrir várias abas, etc, e isso demoraria a manhã toda. Após a Logcomex, isso melhorou 100%”, celebra.

Big Numbers

  • 900 desembaraços por ano
  • 360 processos de agenciamento de cargas.  
  • Aumento da eficiência operacional em 90%
  • Follow-ups em 15 minutos

De acordo com Fernando Fonseca, Diretor da Logmex, a equipe não consegue ficar sem utilizar o LogManager. “Virou uma dependência, já acostumamos e não queremos voltar aos velhos tempos”, comenta.

Falha no desembaraço aduaneiro: como evitar?

Conheça o LogManager

O LogManager é a maior plataforma de visibilidade avançada da América Latina voltada à gestão do supply chain de ponta a ponta, tanto na importação, quanto na exportação.

A solução traz visibilidade avançada sobre o trânsito internacional com status atualizados em tempo real, controle sobre a demurrage e detention, redução de custos logísticos e aduaneiros, maior controle sobre a operação e engajamento dos players envolvidos.

[Conheça o LogManager] 

Fale com nossos especialistas e transforme a maneira que a sua empresa faz negócios internacionais!