Saiba como a Logcomex ajuda a Suape a ter uma operação estratégica

Logcomex e Suape: uma parceria que impulsiona negócios

mais de 15 anos no mercado, a Suape Aditivos é uma empresa de distribuição que importa e distribui no mercado que compreende desde a Bahia até o Amapá. 

A empresa desenvolve qualquer formulação para as mais diversas aplicações, como:

  • Argamassas colantes
  • Argamassas de revestimento (reboco)
  • Argamassas de gesso
  • Rejuntes
  • Argamassas de assentamento de alvenaria
  • Grouts
  • Argamassa poliméricas impermeabilizantes
  • Reparo para pisos industriais.

Além disso, a Suape possui laboratório próprio, totalmente equipado para controle de matérias-primas e desenvolvimento de novos produtos.

Importando de diversos fornecedores, de vários continentes diferentes, a empresa possui um volume de importações que gira entre 10 a 15 contêineres por mês. Porém, uma das dificuldades da Suape era ter uma visão clara do mercado

“A gente estava comprando da China, quando poderia estar comprando na Europa, quando poderia estar comprando no Oriente Médio… e por não ter um relacionamento diário comercial, a gente perdia essas oportunidades.”

Foi buscando solucionar essa dor que a empresa se tornou parceira da Logcomex, usando nossa plataforma de análise de importações para melhorar sua visibilidade de mercado, analisar novas possibilidades e ter informações estratégicas para basear suas negociações com fornecedores.

Para entender um pouco mais sobre essa parceria de sucesso, nós falamos com o Flávio Paes Bezerra Benozatti, diretor da Suape. Confira! 

Como a Suape ampliou sua visão de mercado com a Logcomex

Como a grande maioria das empresas do comex, a Suape sofreu muito nesses últimos 4 anos turbulentos de pandemia, demanda estourada de contêineres, conflito Rússia-Ucrânia, além das várias mudanças de consumo na China e na Europa.

Contudo, a empresa encontrou na Logcomex uma parceria de confiança para superar esses desafios ampliando sua visão do mercado.

Afinal, de acordo com o diretor da Suape, antes de conhecer a Logcomex, a visão de mercado da empresa não era clara. 

Mesmo usando outras plataformas que prometiam fornecer inteligência de mercado, o diretor afirma que ainda existiam muitas áreas nebulosas:

“A gente já tentou trabalhar com outras fontes de inteligência e o problema é que víamos sempre muitos buracos, muitos volumes faltando, muitos fornecedores ausentes. Sabíamos que a informação não estava vindo completa.” 

Por outro lado, segundo Flávio, ao usar a plataforma de análise do mercado de importação da Logcomex, o cenário mudou totalmente:

 “Usar a Logcomex serviu para entendermos como o mercado estava importando, como nossos competidores estavam importando e a que níveis.”

O papel da Logcomex no poder de negociação da Suape

De acordo com o diretor da Suape, as informações obtidas a partir da plataforma da Logcomex também permitem maior confiança ao negociar uma redução de custos com fornecedores

Ao identificar uma queda no mercado, por exemplo, ele consegue apontar esse fato com segurança para o fornecedor e cobrar uma redução sem medo.

“Afinal, não é um sentimento de mercado, não é uma fofoca, não é um número que você está imaginando que seja. Então, quando você chega para o outro lado trazendo a informação completa e correta, fica muito mais fácil de se entender e seguir em frente”

Sendo que, para ele, essa economia, mesmo que seja de apenas 1%, já traz um retorno sobre o investimento na plataforma:

“Com mais informação, cada 1% de redução de custo que eu tenho com fornecedor praticamente já cobre os custos que a gente tem hoje com a Logcomex. Dependendo do fornecedor, um pouco mais.” 

Como a Suape usa a Logcomex como ferramenta para identificação de novos mercados

A parceria entre Suape e Logcomex também produz resultados positivos na identificação de novos mercados para explorar, como afirma Flávio:

“A Logcomex também ajuda a gente a prospectar mercados que a gente ainda não participa, trazendo informações básicas para montar um plano estratégico.” 

Outro ponto importante para qualquer empresa que trabalhe com matéria química é entender se determinada matéria-prima é importada para o Brasil ou é produzida aqui no país, por exemplo — e essa é uma informação que a plataforma da Logcomex disponibiliza. 

A partir dessas informações, a equipe da Suape consegue identificar se já existe um benefício fiscal de importação que possa ser aproveitado, obtendo economia em sua operação. 

Além disso, outro dado importante que a empresa consegue extrair da plataforma é o volume importado pelo Brasil e quem são os exportadores — informações que, segundo Flávio, são de grande valor:

“É importante a gente saber quem são os exportadores — isso é extraordinário, principalmente para quem está fora do mercado. Nesse sentido, a visão que a Logcomex nos oferece é importante, porque mapeia quem são os fornecedores, quais são os volumes de cada um deles, quem são os parceiros comerciais, por quais portos estão entrando no Brasil…”

Suape amplia sua vantagem competitiva usando a Logcomex

Flávio nos conta ainda que, estando em uma localização estratégica, a Suape usa as informações disponibilizadas pela Logcomex para aumentar sua vantagem competitiva:

“Como ficamos entre Salvador e o Ceará, estamos a 800km de cada região. Assim, se a gente sabe que uma matéria prima é majoritariamente importada dos portos de Santos ou de Paranaguá, já partimos com a vantagem logística e financeira frente aos outros competidores. Então, é sensacional. A gente adora a ferramenta, ajuda a gente nesse dia a dia, nessas prospecções.”

Com a Logcomex, a Suape tem mais confiança no lançamento de novos produtos

O lançamento de novos produtos no mercado é um processo que requer um estudo mais completo e detalhado do setor, envolvendo pesquisas de mercado, tendências, análises da concorrência, preço médio e abertura de novos fornecedores.

Neste contexto, a Suape também tem usado as informações disponibilizadas pela Logcomex para fazer este estudo.

De acordo com Flávio, a empresa está trazendo um novo produto, o dióxido de titânio, usando como base os dados da nossa plataforma de análise do mercado de importação.

Esse produto, segundo o diretor da Suape, sofreu uma grande escassez durante o auge da pandemia. Por isso, a empresa adiou a entrada neste mercado em crise, deixando-o para os distribuidores tradicionais.

Contudo, analisando a plataforma da Logcomex, a Suape conseguiu perceber quando este mercado voltou aos patamares normais e decidiu aproveitar a oportunidade para iniciar o projeto no melhor momento

“Sem a Logcomex, o resultado seria mais demorado, porque não teríamos a segurança para fazer um investimento desse nível sem o respaldo dos números da Logcomex. Então, ao invés de eu já fazer uma programação de importação, como temos hoje, eu faria uma compra, mediria o mercado, para fazer uma nova compra e pedir de novo… e seguir adiante.”

Além disso, as informações da Logcomex também ajudaram a empresa a estabelecer um fornecedor para esta empreitada:

A gente conseguiu estabelecer um fornecedor excelente que identificamos na Logcomex. Ele tinha um bom parceiro comercial que deixou de trazer volume com ele há 8 meses. Então, foi uma força que tivemos na hora de negociar com esse novo parceiro, que sabíamos estar precisando de uma solução que ele já não tinha mais. É muito bom, deu mais certeza.”

Logcomex e Suape: uma parceria que promete

Essa parceria entre as duas empresas deu tão certo que a Suape sente que perderia em poder de negociação sem as informações estratégicas disponibilizadas pela Logcomex, como Flávio comenta:

“Sem a Logcomex a gente voltaria a depender daqueles dados mais cinzas. O principal impacto seria a falta de segurança na informação. Aí o poder de argumentação na hora da negociação vai caindo. Toda vez que você sente que não tem tanta segurança, você vai perdendo seu poder de negociar.”

O próximo passo da parceria entre Logcomex e Suape, de acordo com Flávio, é expandir a inteligência não somente em relação ao fornecimento, mas no consumo interno de insumos químicos no Brasil. 

O diretor da Suape afirma que pretende pesquisar também fornecedores para reunir informações sólidas de consumo de materiais químicos no Brasil, de clientes novos que estão ativos, de previsão de consumo, entre outros.

Seja nosso próximo case de sucesso

Como o Flávio comenta muito sabiamente, a informação faz toda a diferença na hora de reagir às oscilações do mercado de comex:

“Com o caos que foram esses últimos anos, quanto menos informação de confiança você tiver, menor seu preparo para trabalhar as mudanças que precisam ser feitas, os ajustes.”

Por isso, é importante monitorar o mercado e analisar tendências para manter a competitividade — justamente o que a plataforma da Logcomex proporciona às empresas.

Descubra você também o poder de usar os dados a seu favor na operação da sua empresa! Preencha o formulário abaixo e agende já sua demonstração gratuita:

Saiba como podemos ajudar a sua empresa!